Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar pêssego em sua horta

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar pêssego

Reconhecido pelo seu sabor doce, o pêssego é uma fruta natural da China. Além disso, sua semente pode ser plantada e se tornar um lindo pé de pessegueiro. Por isso, se você quer saber como plantar pêssego, vem com a gente.

Aqui, vamos te apresentar tudo o que é necessário para cultivar esse fruto em sua casa. 

Como cultivar pêssego?

O pé de pêssego, chamado de pessegueiro, pode alcançar até 6 metros de altura. Após o plantio, já é possível colher belos frutos após 2 anos.

Rico em substâncias antioxidantes, o pêssego também é conhecido por apresentar pequenos pelos em sua casca. Já a semente se localiza na parte interna do fruto.

O plantio do pêssego pode ser feito de duas maneiras: pelo caroço e pela muda da planta.

No caso do plantio por caroço, saiba que o tempo para colher os pêssegos será um pouco maior do que o plantio feito por muda.

Então, vamos descobrir como plantar pêssego por essas duas formas.

Como plantar pêssego com caroço

Para se plantar pêssego a partir do caroço, primeiramente é preciso escolher um bom fruto. Retire o caroço e deixe separado.

Deixe o caroço seco, sem a presença da polpa da fruta. Uma boa dica é utilizar uma pequena escova para limpar qualquer resíduo do pêssego. Mantenha o caroço em um local com sombra para retirar a umidade dele.

Após isso, é possível notar pequenas rachaduras no caroço. Em seguida, abra ele e retire com cuidado as pequenas sementes de dentro.

Insira as sementes em um saco transparente e leve à geladeira. O pêssego é uma fruta que se desenvolve melhor em temperaturas baixas. Por isso, sua germinação ocorre em climas amenos.

Ao perceber que as sementes começaram a germinar, é hora de transportá-las para o solo.

Para que o pêssego se desenvolva bem, ele precisa de um solo fértil, profundo e bem drenado.

Em um solo nutrido com adubo, faça covas para inserir as sementes. Como o pessegueiro pode ter mais de 4 metros de altura, as sementes devem ser postas com certa distância entre elas.

As raízes da semente devem ser enterradas abaixo da terra. Já a ponta pode permanecer na parte superior do solo.

Se atente a fazer o cultivo do pêssego em um local com temperatura amena, longe de ambientes muito quentes.

Como plantar pêssego com muda

Como plantar pêssego

Para quem deseja cultivar um pessegueiro e ter frutos rapidamente, pode optar pela muda.

Transporte a muda para o local definitivo em que ela será cultivada. Não se esqueça que o solo precisa ter uma boa profundidade para o desenvolvimento das raízes e ser drenado.

Insira a muda no solo enriquecido com matéria orgânica, de forma que as raízes permaneçam abaixo do solo. Já a folhagem e galhos devem ficar na parte superior da terra.

Uma boa dica é fazer um pequeno morro em volta da muda de pêssego.

Caso deseje plantar suas mudas em vaso, saiba que é possível. Porém, os vasos devem ter um bom tamanho para suportar o crescimento do pessegueiro.

Além disso, o vaso deve ficar em um local com clima ameno para o bom desenvolvimento do pêssego.

A melhor época para realizar o plantio da sua muda pode variar dependendo do local onde você mora. No entanto, o período entre junho e setembro costuma ser melhor.

Cuidados para cultivar pêssego

Além da atenção com a temperatura do local para o cultivo do pêssego, há outros cuidados para se ter.

O pessegueiro não precisa de altas doses de água para se desenvolver. Caso seu pêssego seja cultivado em local externo e aberto, a água da chuva já basta. 

Porém, no caso de pêssego cultivado em locais fechados, se recomenda regar ele poucas vezes. Com o auxílio de um regador, umedeça o solo apenas quando reparar que a planta está seca. Afinal, o excesso de água na planta pode prejudicar seu crescimento.

O pêssego também não deve ser plantado em locais com muito sol constantemente. 

Por fim, utilize inseticidas específicos para árvores frutíferas para afastar possíveis insetos. Assim, você protege seu pé de pessegueiro e os frutos.

Dessa forma, será possível aproveitar melhor suas frutas suculentas e saborosas.

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário