Como cuidar da flor do deserto

Compartilhar:


Rosa do deserto

A flor do deserto também é chamada de rosa do deserto. Seu nome original é Adenium obesum e ela pertence à família Apocynaceae. Nativa de regiões áridas, como o Oriente Médio e a África, seu caule é grosso e transado justamente para possibilitar sua sobrevivência em ambientes tão inóspitos.

Em contrapartida, suas belas flores chamam a atenção e fazem sucesso em todo o mundo!

A exuberância e delicadeza de suas flores não escondem toda a força que a flor do deserto carrega. Alguns exemplares chegam até aos 4 metros de altura. Seu caule possui esse formato tão diferente para reservar água e suportar os ventos fortes do deserto.

Clima ideal para a flor do deserto

Nativa de regiões quentes, a flor do deserto gosta mesmo é do calor. Por isso, se dá muito bem em terras brasileiras. Porém, a flor não tolera o frio e precisa ser mantida aquecida.

Ela adora sol e pode ser mantida sob seu calor. Porém também aceita a meia sombra. No entanto, sua florada só acontece quando ela recebe sol. Normalmente a floração da flor do deserto acontece na primavera.

Rega da rosa do deserto

Essa surpreendente planta está acostumada com a escassez de água e possui caule grosso e transado justamente por isso. Isso que dizer que as regas não devem ser frequentes.

Antes de umedecer o solo, verifique se ele já não está molhado. Nunca o deixe encharcado e sempre utilize pequenas quantidades de água. O excesso de água pode apodrecer as raízes.

Prefira vasos que tenham uma boa drenagem para evitar que o solo fique encharcado.

Adubo e cuidados com o solo

Apesar de acostumada com solos mais pobres, a flor do deserto também precisa de cuidado com o vaso em que está plantada. É aconselhável o uso de substrato drenável e fertilizantes.

Cuidados na poda da flor do deserto

A remoção das flores murchas e debilitadas pode ser feita semanalmente. Parece fácil, mas existe um cuidado muito importante: use sempre luvas!

A seiva da rosa do deserto é tóxica e não pode entrar em contato com a pele. Isso também serve de alerta para quem tem pets e crianças em casas. A flor do deserto nunca deve ficar em contato com eles.

Como plantar a flor do deserto?

Originárias de ambientes com baixa umidade e com muito calor, a flor do deserto pode ser plantada através de mudas ou sementes. O replantio deve ser feito sempre de forma gradativa, não colocando a flor do deserto em um vaso muito grande logo no início.

Se você quer se aventurar e plantar uma semente de rosa do deserto, confira o nosso passo a passo:

  1. Escolha um vaso que tenha bom escoamento de água e forre o fundo com pedras e manta para drenagem. Isso ajuda na irrigação, drenagem e impede que as raízes saiam do vaso;
  2. Prepare o substrato com terra, areia grossa e húmus de minhoca;
  3. Coloque as sementes;
  4. Posicione o vaso em um local com bastante sol;
  5. Faça regas apenas quando a terra estiver seca.

Conte para nós outras dicas de cultivo da flor do deserto nos comentários!

Confira mais posts sobre jardinagem no nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Rosilene Oliveira disse:

    Eu Posso Planta Minha Rosa do Deserto No Chao ? Tipo Tenho Um Espaço Pequeno de Jardim Eu Posso Esta plantando Ela Neste Espaço ?

  2. Rosilene Oliveira disse:

    Tenho Um Espaço Não Muito Grande No Meu Jardim Eu Posso Planta Minha Rosa do Deserto Nele ?

  3. Neide disse:

    Valeu!excelente dicas!nunca soube que a planta é tóxica!tenho cachorro e criança em casa obrigada!

  4. HILARIO RODRIGUES MAIA disse:

    Eu gosto muito de plantas!!

  5. Meu nome é Carlos Alves Gomes disse:

    Eu ganhei uma mudinha da flor do deserto e quero muito que der certo e aprender cuidar dela amo muito as plantas

  6. Izabel Magalhães disse:

    Tenho um vaso com está flor e ele está com algumas folhas amarelas.
    Isto é normal?
    Morrendo de medo de perde-lo

  7. Nadir ferraz disse:

    Comprei muda de rosa do deserto Qual o tipo de adubo eu posso por nela ? Posso plantar em vaso grande ? ela cresce muito ?

Deixe o seu comentário