Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar abacate: conheça as etapas

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar abacate: conheça as etapas

Como plantar abacate é uma atividade simples e muito prazerosa, cada vez mais pessoas vêm buscando se informar para cultivar essa fruta em suas próprias casas.

Muito versátil, saboroso e nutritivo, o abacate pode ser utilizado tanto em preparações salgadas quanto doces, o que faz com que seja um alimento muito procurado por famílias de todos os tipos.

Se você quer saber como plantar um abacate, fique com a gente até o final da leitura e confira o passo a passo que preparamos para você.

Como plantar abacate: passo a passo

A primeira coisa que você precisa fazer para saber como plantar caroço de abacate é providenciar uma fruta madura. Nesse caso, você pode pedir para alguém que já tenha um abacateiro em casa ou comprar um abacate no mercado ou na feirinha. Dê sempre preferência aos frutos orgânicos.

Corte o abacate ao meio com bastante cuidado para não estragar o caroço. Retire-o e faça a sua limpeza ,mas não retire a casquinha de cor marrom que recobre o caroço. Ela é fundamental para a germinação!

Pegue um copo ou outro recipiente e coloque água limpa. Espete três ou quatro palitos de dente no caroço de abacate de maneira que ele fique apoiado na borda. A parte inferior do caroço deve estar em contato com a água, enquanto a parte de cima deve ficar para fora. 

Agora é esperar: entre duas e quatro semanas você começará a ver a raiz brotando da parte de baixo do seu caroço de abacate. Não esqueça de fazer a troca da água em dias alternados para que não acumule sujeira e insetos.

Como plantar abacate em vaso

Como plantar abacate em vaso

Depois que a raiz começar a surgir na sua mudinha, tenha um pouco mais de paciência e segure a ansiedade de fazer o plantio por mais um tempo. A parte de cima do caroço vai se abrir e dar origem a um pequeno galho, que logo logo estará com lindas folhas bem verdinhas.

Quando a plantinha estiver com uma altura entre 20 e 30 centímetros, chegou o momento de fazer o plantio. Você pode colocá-la em um vaso bem grande ou diretamente no solo. Lembre-se de que o abacateiro é uma árvore que pode atingir um tamanho bem considerável, então escolha o local do plantio corretamente.

Escolha uma terra de boa qualidade, revolva para que fique fofinha e arejada e faça o plantio do seu pequeno pé de abacate. Utilize ferramentas próprias de jardinagem para isso para preservar a integridade da muda.

Abra uma pequena cova, coloque a muda e junte a terra ao seu redor, mas deixe uma parte do caroço do lado de fora (exatamente a mesma que estava para fora da água no copo).

Faça a rega diariamente e mantenha a terra sempre úmida. Observe a cor das folhas, pois devem estar sempre verdinhas: se começarem a ficar marrons, coloque mais água. Se estiverem amareladas, faça uma pausa e distancie um pouco a frequência das regas.

Agora que você já sabe como plantar abacate em vaso e como plantar abacate com caroço, continue sua leitura com outros artigos selecionados especialmente para você em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário