Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como plantar abacaxi de jardim

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar abacaxi de jardim

Que tal aprender a cultivar uma planta ornamental para alegrar ainda mais a sua casa? Se a ideia parece boa, então vem com a gente nessa matéria sobre como plantar abacaxi de jardim.

Além de aprender a cuidar dessa planta, ainda vamos te apresentar as diferentes formas de como cultivar o abacaxi de jardim.

O que é a planta abacaxi de jardim?

Antes de pegar suas ferramentas de jardinagem, é bom que você saiba a diferença entre a planta abacaxi de jardim com a fruta.

Diferente da fruta ácida e amarelada que conhecemos, a planta abacaxi de jardim é mais utilizada para decoração e compor arranjos de plantas. Então, nada de comer os frutos que se originarem dela.

Como o abacaxi de jardim deve ser cultivado no sol, a coloração das suas folhas podem mudar. Em certos casos, as folhagens podem apresentar um tom rosado ou verde.

Outro nome pela qual ela é conhecida é por mini abacaxi, pelo seu pequeno porte. Seu tamanho pode chegar a 10 cm, que é acompanhado de hastes longas. Além disso,  algumas mudas podem ter a flor abacaxi de jardim.

Podendo ser cultivada dentro e fora de casa, a planta abacaxi de jardim também possui uma boa durabilidade.

Sua multiplicação se dá pelas mudas formadas na coroa presente do seu fruto. E é dessa forma que iremos começar o nosso cultivo do abacaxi de jardim.

Então, para começar o trabalho, confira as dicas que separamos para a sua nova planta.

Como fazer muda de abacaxi

Uma das formas de se adquirir uma muda para cultivar a planta abacaxi de jardim é através do cultivo da coroa do abacaxi, a fruta que conhecemos, ou pelo seu broto.

No caso da muda adquirida pela coroa do abacaxi, se deve remover as hastes secas e amareladas. Em seguida, insira a parte que sobrou em um copo com um pouco de água. Ao notar que nasceram pequenas raízes, sua muda já está pronta para ir ao solo.

Outra opção é fazer o cultivo através do próprio fruto. É fácil identificar ele através do seu pequeno tamanho nas longas folhas do abacaxi.

Por fim, retire um para ser cultivado e elimine as folhas da coroa dele que estiverem secas ou amareladas. Depois que realizar esse processo, elimine a base do fruto, deixando apenas com a coroa e pronto, agora basta transferi-la para onde será plantada.

Preparando o solo

Como plantar abacaxi de jardim

Agora que suas mudas de abacaxi de jardim já estão prontas, é hora delas irem para o solo.

Se preferir, você pode plantar as mudas juntas ou em espaços e vasos separados. Por outro lado, não esqueça que as folhas do abacaxi de jardim são longas. Dessa forma, mantenha um espaço entre uma muda e outra.

Para que se desenvolva bem, o abacaxi de jardim precisa de um solo fértil, leve e com a presença de adubo e fertilizantes

Se preferir, você pode plantar ele em vasos ou até mesmo na terra. No entanto, é importante que o local onde o abacaxi de jardim será cultivado tenha sol pleno ou meia-sombra

Finalmente, insira as mudas no solo, com buracos cavados com o auxílio de um pá, e tampe eles com terra.

Contudo, não crie sua planta em um lugar frio e que esteja próximo de crianças ou animais domésticos. Como as folhas do abacaxi de jardim são ásperas e com espinhos das bordas, ou seja, é possível que ela machuque quem tiver contato com ela.

Por esse motivo, utilize luvas de proteção quando for manusear e cuidar do seu abacaxi de jardim.

E pronto, agora você já possui uma bela planta para decorar sua casa ou o seu jardim.

Cuidados com o abacaxi de jardim

Não esqueça de regar o abacaxi de jardim quando perceber que a terra estiver seca.

Também não é necessário podar as folhas da sua planta se elas estiverem muito grandes. Porém, se perceber que algumas folhagens estão secas ou velhas, retire elas com uma tesoura de poda.

Viu como é possível utilizar a natureza até mesmo para decoração de sua casa ou jardim? Só não esqueça que o abacaxi de jardim precisa de luz para se desenvolver bem e claro, de reposição de nutrientes do solo.

Tomando esses cuidados, suas plantas irão crescer bem. No entanto, caso queira outras dicas de como cuidar do seu espaço verde, que tal acessar nossos demais conteúdos:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário