Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Plantas ornamentais para jardim: o que são e como cuidar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
plantas ornamentais para jardim

As plantas ornamentais para jardim são muito mais do que um elemento de composição do espaço, seja ele externo ou interno. Essas plantas têm a função de se destacar em meio a outras espécies, se tornando verdadeiros pontos de referência no jardim.

Além dos cuidados com as necessidade de cada tipo de planta, com relação ao sol, às regas e às podas, também é preciso avaliar como essas plantas ornamentais para jardim vão se sair no conjunto da obra, ou seja, se vão conseguir cumprir – e bem – o que se espera delas, que é justamente trazer beleza e harmonia para o espaço.

Plantas ornamentais para jardim com muito sol

Algumas espécies de plantas ornamentais para jardim são ideais para quintais, pátios, terraços e outras áreas externas, especialmente nos trechos que recebem bastante sol e calor durante o dia.

Uma das mais utilizadas para emoldurar muros e fachadas é a buganvília, também conhecida como árvore da primavera. Como essa espécie é uma trepadeira, pode ser cultivada de maneira a ornamentar portais, entradas, corredores e passagens de um ambiente para outro na casa.

As palmeiras também são boas opções de plantas ornamentais para jardim, já que possuem diversas espécies com características diferentes de tronco e formatos de folhas. Para saber qual é a melhor para o seu jardim, avalie o espaço disponível considerando a expectativa de crescimento da palmeira. A palmeira imperial, por exemplo, pode chegar a 40 metros de altura!

Plantas ornamentais para jardim com pouco sol

Algumas espécies de plantas ornamentais para jardim se dão bem em localizações com pouca incidência de sol direto ou até mesmo nenhuma. Entre os exemplos, podemos citar a hortênsia, o antúrio e a estrelítzia.

Todas essas espécies podem ser cultivadas com luminosidade indireta ou com meia sombra, e as flores são lindíssimas. A hortênsia existe em diferentes cores, e forma pequenos buquês lindos e muito delicados. O antúrio tem folhas e flores tão brilhantes que parece até uma planta artificial! A estrelítzia, quando vista de longe, parece um pássaro pousado em uma flor. É uma das mais bonitas que existem!

Cuidados com as plantas

plantas para jardim

O primeiro passo para cultivar plantas ornamentais para jardim com sucesso é fazer uma boa pesquisa sobre as espécies pelas quais você se interessar antes de investir nelas. Verifique se a sua casa ou apartamento possui as condições ideais para o cultivo e respeite as necessidades de cada planta. Assim como nós, elas são seres vivos únicos e diferentes uns dos outros!

Utilize ferramentas próprias para jardinagem quando for realizar a poda e a plantação de mudas, por exemplo. Assim você garante segurança para si mesmo e não agride raízes, caules e folhas das dessas plantas, que podem ser bem frágeis.

É importante verificar, também, a frequência de rega necessária para cada espécie, e ficar atento a possíveis pragas que possam surgir, ameaçando a integridade do seu jardim. Existem herbicidas próprios para afastar insetos e ervas daninhas que podem ajudar você a manter suas plantas ornamentais para jardim bonitas e viçosas o ano inteiro.

Quer continuar sua leitura? Confira esses artigos selecionados para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário