Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Planta peixinho da horta: o que é e como cultivar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Planta peixinho da horta no vaso

A planta peixinho da horta é uma PANC, ou seja, uma Planta Alimentícia Não Convencional. Isso quer dizer que ela pode servir como alimento, assim como a alface e a couve, por exemplo, mas não é tão popular quanto elas. A planta peixinho é versátil, possibilitando uma grande variedade de pratos, e também muito saudável.

Quer saber qual o sabor da planta peixinho, características e dicas de preparo? Continue a leitura e saiba mais sobre essa curiosa planta!

Para que serve a planta peixinho da horta?

Deliciosa, a planta peixinho da horta também é conhecida como lambarizinho, lambari-de-folha, orelha-de-lebre e orelha-de-porco. Todos esses curiosos nomes são usados para apelidar a Stachys byzantina, planta nativa da Turquia, Irã e Armênia, que se popularizou pelas receitas, pelo sabor – com gosto de peixe frito –  e suas propriedades muito benéficas para o consumo.

A planta peixinho da horta serve também como um alimento rico em fibras e possui alta capacidade antioxidante. Além disso, tem muitos nutrientes e é um alimento indicado para tornar o prato mais colorido e saudável.

Separamos, abaixo, alguns dos benefícios que a peixinho da horta oferece para quem a consome:

  • rica em minerais, cálcio, ferro e potássio;
  • fonte de fibras;
  • ação emoliente, que reduz tosse e irritação na faringe;
  • auxilia em casos de indigestão.

É recomendável visitar um médico antes de fazer a utilização de qualquer planta medicinal como alimento!

Como cuidar da planta peixinho?

Além de deliciosa e muito saudável, essa planta de folhagem aveludada é muito fácil de cultivar. Um pé de peixinho da horta é capaz de atingir 20 centímetros e prefere climas mais amenos, tanto que é mais comum nas regiões sul, centro-oeste e sudeste do Brasil.

A PANC peixinho precisa de solo rico em matéria orgânica e só deve ser colhida quando estiver com cerca de 10 ou 15 centímetros de altura. A planta peixinho da horta pode ser plantada em vasos e floreiras e o ideal é mantê-la em locais mais frescos e abrigados do sol intenso.

Como preparar peixinho para comer?

Quando a planta atingir a altura mínima para colheita, as folhas podem ser cortadas. É muito importante lavá-las em água corrente e secar com papel toalha antes do preparo.

Se você estiver se perguntando como comer a planta peixinho, saiba que entre as receitas mais famosas, está o peixinho frito, justamente o preparo em que a hortaliça fica muito parecida com o peixe lambari. 

Peixinho frito: receita rápida e fácil de fazer

Ingredientes

  • Planta peixinho da horta
  • Farinha de mandioca
  • Fécula de mandioca
  • Azeite
  • Pitada de sal (à gosto)

Modo de preparo

  1. Para obter uma massa homogênea, misture em um recipiente, a fécula de mandioca, água e, se preferir, sal. 
  2. Posteriormente, passe as folhas de peixinho na massa e, em seguida, adicione farinha de mandioca.
  3. Agora é só fritar.

Em resumo, basta empanar as folhas e fritar até dourar. O modo de preparo pode ser um pouco diferente e as folhas devem receber um fio de azeite em uma assadeira ou cerca de 20 minutos no forno ou na air fryer, se preferir.

Caso prefira fazer uma alimentação mais leve, a planta peixinho da horta pode ser preparada como salada e acompanhar outras hortaliças, como alface e rúcula. Ou ainda fornecer um rico chá após a infusão de algumas folhas.

Deu até fome, não é mesmo? Além de deixar sua casa mais bonita e repleta de natureza, o peixinho da horta ainda proporciona uma refeição rica, saudável e saborosa. Uma ótima escolha para cultivar no seu jardim.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Joana d'Arc Lima disse:

    Adorei! Comprei ontem na feira do Largo do Machado aqi no R.J. Além d linda como plantinha adorei empanar e fritar!

  2. Benedita Maria disse:

    Quero fazer um canteiro só com peixinhos na minha horta, aínda não me informei onde encontrar as sementes.

  3. Ismar Russano disse:

    Olá,
    Comprei, certa vez na feira, e veio algumas folhas com raiz e tudo e…resolvi replantar na horta, num canteiro bem fértil….! Daí uns tempos, começou a brotar e não pára mais…kkkkkk
    Abraços

  4. Irene Andrade franco disse:

    Comprei as mudinhas achei linda e hoje colhi pela primeira vez fui pesquisar como fazer e uma delicia

Deixe o seu comentário