Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Folhagem verde: como manter plantas saudáveis

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Folhagem verde em vasos

Cultivar plantas virou um hábito muito comum e até recomendado. A presença de uma planta ou flor transforma o lugar em um ambiente mais vivo e saudável. Se elas nos fazem bem, nós também devemos cuidar delas. Por isso, separamos diversas dicas para manter a folhagem verde e saudável.

Algumas espécies principalmente de plantas demandam mais atenção e alguns cuidados especiais, como por exemplo, a localização, a rotina para regar, entre outros cuidados. Sem isso, flores podem morrer e folhagens amarelarem.

Você é um novo tutor de plantas e quer saber como deixá-las mais verdes? Nós te ajudamos com os principais pontos de atenção e produtos indicados para esse cultivo. Acompanhe!

Dicas para folhagem verde

Algumas pessoas falam que plantas são como filhos e que todo cuidado ainda é pouco para mantê-las saudáveis. Flores bonitas e folhagem verde!

Confira as nossas dicas!

A limpeza do lar é uma tarefa muito importante e demonstra um cuidado com a casa. Além dos móveis e todos os objetos de decoração, é também necessário limpar as plantas. Isso porque elas também acumulam bactérias e poeira, o que pode afetar a saúde do tutor e das folhas.

Quando limpamos as folhas das plantas ajudamos ela a respirar, além disso a quantidade de poeira e contaminação do ar pode afetar a quantidade de sol que ela recebe e consequentemente, também a sua saúde.

Um desejo também dos tutores é manter as plantas mais verdes, porque é claro a casa fica ainda mais bonita. Para ter uma folhagem verde, a limpeza da folha também precisa ser frequente. 

A baixa produção de clorofila causada pela falta de luz, com o tempo deixa as folhas da planta mais amareladas e causando a longo prazo até a morte dela. Por isso, a limpeza e exposição à luz são tão importantes.

Quando as plantas vivem em casa e não recebem água da chuva, é ideal que a sua limpeza seja feita duas vezes ao mês. 

Use água para deixar as folhagens verdes

A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes.

Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana. Conhecer sobre a planta também é uma forma de preservar a folhagem verde e saudável.

Limpe as folhagens

As plantas em geral são verdes e só precisam ser bem tratadas para se manter assim. Para limpar as folhas, basta passar um pano limpo e úmido sem nenhum produto de limpeza.

Outra técnica é utilizar escovas macias para a limpeza de suas plantas. Fique atento ao tipo de planta e ao cuidado durante o processo. Espécies com pêlos são mais frágeis e fáceis de danificar. 

Como saber se a minha planta está saudável?

A própria intensidade da cor da planta já aponta se ela está saudável ou não, entretanto, há outros sinais que o vaso nos dá quando tem algo errado com o seu cultivo. 

Esses sinais podem indicar que você está regando demais o solo ou de menos, isso depende do estado em que a folha da planta se encontra. Listamos os principais sinais de que há algo errado:

  • A planta está apodrecendo: Quando as plantas começam a apresentar sinais de apodrecimento, como manchas, significa que ela está com o solo muito molhado e precisa de um tempo sem rega para secagem. 
  • Folha nascendo com deformidades: As folhas novas estão nascendo diferentes das outras e com algumas deformidades? Isso também significa que o solo está muito úmido e precisa de um tempo para se recompor. 
  • Folhas amarelas: Quando passam a ficar amareladas significa que a planta está com excesso de água e já está prejudicando a sua saúde.
  • Plantas com folhagem caindo: As folhagens caindo apontam que houve um exagero na rega e a planta não está resistindo. Nesses casos, faça a poda dos ramos que já apresentam alguma doença e deixe a raiz se regenerar. 

Poda de folhagem verde

Por falar em poda, esse é um processo muito importante para manter a folhagem verde e consequentemente mais saudável. 

Esse corte nas folhas que não estão saudáveis e com uma saúde equilibrada acaba deixando o vaso mais bonito e ao mesmo tempo, dando espaço para que as outras folhas se desenvolvam. 

O ideal é podar as folhas secas e amareladas. Para isso, não existe uma frequência correta, mas a necessidade desse processo é grande. Além disso, na poda é possível perceber quais são as necessidades da planta e se as folhas amarelas foram causadas por excesso de água. 

Em geral, é necessário respeitar as peculiaridades de cada espécie de planta para oferecer o melhor cuidado. Um exemplo muito comum são os cactos que não se comportam da maneira esperada através do contato com muita água. Para os cactos, é melhor a limpeza a seco. 

Limpar as plantas é um processo importante e às vezes demorado, entretanto os seus efeitos são extremamente positivos. Uma planta limpa, que recebe a luz adequada e a quantidade de água indicado para a sua espécie, sem dúvidas se tornará uma planta saudável e mais verde. Pode acreditar!

Saiba tudo sobre rega no nosso canal no YouTube:

Gostou do conteúdo? Veja outros posts sobre jardinagem:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Iara disse:

    Gratidão pelas dicas e diretrizes para o cuidado com as plantas, para mim são muito úteis!

  2. Maria José Bazilia Menezes disse:

    Gostei das dicas para samanbaia e outras plantas, alimpeza e o ideal para .anter as plantas saudáveis.
    Obrigado.

Deixe o seu comentário