Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

15 plantas para jardim resistentes ao sol

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flor da rosa do deserto

Cultivar e cuidar de um jardim pode ser uma atividade muito prazerosa e relaxante, mas também requer comprometimento por parte do jardineiro para dar a cada planta o que ela precisa para sobreviver. A escolha de plantas para jardim resistentes ao sol, por exemplo, é um dos principais fatores para manter o cantinho verde da casa sempre bem cuidado.

Nesse artigo vamos falar de algumas espécies de plantas para jardim resistentes ao sol que você pode colocar na sua casa, além de dar dicas e informações sobre como cuidar bem delas. Vem com a gente!

Plantas para jardim resistentes ao sol: Espada de São Jorge

A espada de São Jorge é uma das plantas para jardim resistentes ao sol mais comuns e difundidas. Como pode ser cultivada tanto no solo quanto em vasos de diferentes tamanhos, e principalmente por ser muito resistente às mudanças de luminosidade, temperatura e até mesmo à inconstância das regas, acaba sendo uma boa opção para os jardineiros amadores que estão iniciando.

A espada de São Jorge é uma ótima alternativa para os “fundos” de jardim, ou seja, as partes que ficam próximas aos muros e paredes. Suas folhas não crescem para os lados, mas podem atingir até 90 centímetros de altura. Tome cuidado, apenas, para que ela não invada o espaço de outras espécies, fazendo a remoção das folhas em excesso de tempos em tempos.

Plantas para jardim resistentes ao sol: cactos

Como fazer muda de cacto mandacaru

Cultivar e cuidar de jardim é uma tarefa extremamente prazerosa e relaxante, mas que precisa de conhecimento para garantir a beleza e saúde das plantinhas. Afinal, cada espécie demanda um cuidado diferente, não é mesmo? Por isso, preparamos algumas dicas especiais sobre plantas para jardim resistentes ao sol. Conheça!

O que são plantas resistentes ao sol?

Para não ficar nenhuma dúvida sobre quais plantas resistentes ao sol são indicadas para montar o seu jardim, temos algumas informações sobre luminosidade que você precisa conhecer.

Algumas espécies precisam do clima correto para se desenvolverem saudáveis. Nesse contexto, os ambientes indicados para cultivos são:

Sombra ou luz difusa

Com luz solar ao longo do dia, sem exposição direta de raios solares.

Meia Sombra

Quando a planta fica aproximadamente 3 horas por dia sob incidência direta dos raios solares. No restante do dia, ela prefere luz solar indireta.

Sol Pleno

Esse é o clima predileto das espécies que iremos falar hoje. Plantas resistentes ao sol necessitam ficar expostas à luz do sol por um período maior do que seis horas para se desenvolverem em sua plenitude. Conheça 15 plantas resistentes ao sol.

15 plantas para jardim resistentes ao sol

Para ter um belo jardim é preciso de plantas bem cuidadas, seja ele cultivado em ambiente interno ou externo.  Afinal, cada planta tem sua necessidade, sendo é muito importante respeitar a preferência delas para garantir o bem-estar da espécie.

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)

espada-de-sao-jorge no jardim
A espada-de-São-Jorge pode ser cultivada em jardins e vasos

A espada-de-São-Jorge é uma das plantas para jardim resistentes ao sol mais comuns. Ela pode ser cultivada tanto no solo quanto em vasos, sendo muito resistente às mudanças de luminosidade, temperatura e até mesmo à variação nas regas. A espécie é uma boa opção para os jardineiros que estão iniciando.

Vale destacar que a espada-de-São-Jorge é uma ótima alternativa para as partes do jardim que ficam próximas aos muros e paredes. Suas folhas não crescem para os lados, mas podem atingir até 90 centímetros de altura. 

Cactos (Cactaceae)

cactos em varanda
Cactos são ótimas opções de plantas compactas para jardim

Os cactos são, provavelmente, o mais conhecido grupo de plantas para jardins resistentes ao sol. Como têm a propriedade de armazenar a água, a frequência das regas é bem espaçada e o cultivo precisa de pouca manutenção.

Você pode ter cactos grandes plantados diretamente no solo ou pequenas espécies em vasos que variam de minúsculos a enormes. O mais importante é garantir que eles peguem bastante sol direto ao longo do dia e que as pragas sejam mantidas longe com herbicidas próprios para isso.

Pulgões e cochonilhas são pragas comuns em cactos de todas as espécies e precisam ser combatidos o quanto antes para evitar que se espalhem por todo o jardim.

Rosa-do-Deserto (Adenium)

rosa do deserto
A Rosa-do-deserto fica linda no jardim

A Rosa-do-Deserto é parecida com o cacto no que diz respeito à necessidade e resistência à luz direta do sol. Os cuidados ficam por conta do excesso de água na terra, pois solos encharcados tendem a matar a Rosa-do-Deserto rapidamente.

O caule gordinho da Rosa-do-Deserto precisa estar bem enterrado no solo, com a parte superior exposta. Não tenha receio de deixar essa espécie no sol: pelos menos 6 horas de sol direto vão deixá-la bonita e viçosa, além de contribuir para a sua floração.

Buxinho (Buxus sempervirens)

buxinhos no jardim
A buxinho é um arbusto muito usado em paisagismo

Vamos concluir nossas dicas de plantas para jardim resistentes ao sol com o buxinho. Esse arbusto de crescimento lento também pode ser cultivado em vasos, mas precisa de podas frequentes.

Por falar em podas, o buxinho é uma das plantas para jardim resistentes ao sol mais indicadas para a prática da topiaria, que é a arte de criar figuras ornamentais por meio da poda de plantas. Com uso de ferramentas próprias e muita prática, aos pouquinhos é possível desenvolver a habilidade de adornar o seu jardim com figuras e formatos diversos. 

Versátil, o buxinho é perene e pode chegar a 5 metros de altura, a indicação para o seu cultivo é plantá-la em um lugar que seja iluminado naturalmente, por pelo menos, 5 horas por dia. Portanto, o ideal é mantê-lo na área externa para que se desenvolva melhor.

Babosa (Aloe vera)

Aloe Vera planta que gosta de sol
Aloe Vera é uma boa opção para criação de jardim externo

A Babosa é uma planta muito famosa por seus benefícios à saúde, por conta das suas  propriedades medicinais. Sendo, inclusive, bastante usadas na produção de medicamentos e cosméticos.

Como ela é nativa de climas secos, com longos períodos de estiagem, a espécie gosta de sol, se adaptando bem a temperaturas adversas. Então, se você tem um espaço ensolarado na sua casa, certamente a planta babosa vai se dar bem por lá.
Por fim, separamos algumas imagens com mais plantas resistentes ao sol que você pode cultivar na sua casa. Confira!

capim-do-texas do jardim
vaso com planta jade
jardim de plantas com Bulbine
Cerca-viva com murta
Dasilorio no jardim
Planta hera no muro
planta cica no vaso
arvore-do-viajante na entrada da casa
folhas de agave
espada-de-sao-jorge no jardim
capim-do-texas do jardim
A capim-do-texas é perfeita para cultivar em jardins amplos.
vaso com planta jade
O vaso com jade deve ficar em locais bem iluminados
jardim de plantas com Bulbine
A Bulbine é uma delicada planta de jardim que resiste ao sol
Agave-dragão em cima do muro
Agave-dragão é boa para decorar muros
Cerca-viva com murta
A murta é indicada para a confecção de cervas-vivas
Dasilorio no jardim
A Dasilorio oferece um toque rústico à decoração
Planta hera no muro
A Hera é ideal para decorar muros
planta cica no vaso
A Cica pode ser cultivada no jardim ou em vasos
arvore-do-viajante na entrada da casa
A arvore-do-viajante pode decorar jardins de entrada
folhas de agave
A Agave é um planta que chama a atenção por sua cor
espada-de-sao-jorge no jardim
A espada-de-São-Jorge é uma opção versátil para o jardim

Essas são algumas plantas que podem ser cultivadas a pleno sol. São espécies que vão deixar o seu jardim muito mais colorido, mas, para isso, você precisa saber alguns cuidados. Vamos colocar as mãos na terra? 

Plantas para jardim resistentes ao sol: como cuidar

Confira algumas dicas para cultivar plantas para jardim resistentes ao sol:

Clima

Mesmo apresentando resistência, essas plantas também demandam cuidados. Você já sabe que elas precisam de calor para se desenvolver, então a falta de luz do sol pode acarretar no crescimento deficitário da planta.

Rega

O cronograma de rega dessas plantas, em  sua maioria, é bastante simples, visto que elas não gostam de terra encharcada. Procure conhecer a espécie que está cultivando para criar uma rotina. Uma boa dica é conferir se a terra está realmente seca para regar novamente. Caso esteja úmida, ainda não é o momento.

Use equipamentos próprios para jardinagem

Seja na hora da poda, rega, fertilização e outras etapas de cultivo, é essencial utilizar apenas soluções próprias para a espécie, ou seja, que seja exclusiva para a jardinagem. Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para plantas. 

Agora você sabe mais quais são as plantas que gostam de sol. Espero que tenha encontrado plantas adequadas para montar o seu jardim. Se tiver dúvidas sobre os cuidados e espécies de plantas, confira os conteúdos exclusivos no Blog da Cobasi. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário