Conheça 15 plantas para jardim resistentes ao sol

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
a rosa do deserto é uma das principais plantas que resistentes ao sol
A rosa-do-deserto é uma das mais famosas plantas de jardim resistentes ao sol

As plantas para jardim resistentes ao sol são ótimas opções para decorar o ambiente externo da casa e deixar qualquer ambiente mais bonito e colorido.

Para ajudar você a fazer a escolha certa, nós preparamos uma lista com 15 plantas para jardim resistentes ao sol e os principais cuidados para mantê-las saudáveis. Confira!

Plantas para jardim resistentes ao sol

1. Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)

jardim com espada-de-são-jorge
Uma boa dica é ter a planta na composição do jardim

A espada-de-São-Jorge é uma das plantas mais populares que existem. Além de sua beleza, ela é famosa por espantar as energias negativas do ambiente.  

Por ser uma espécie que não necessita de regas frequentes e poda constante, ela é uma boa opção para quem está iniciando no hobby da jardinagem.

Com folhas que crescem para os lados e podem atingir até 90cm de altura, seu cultivo é indicado em vasos, que podem ser colocados próximos a muros e paredes.

2. Cactos (Cactaceae)

cacto na janela
Próximo à janela é ideal para que a planta possa crescer

Os cactos são plantas nativas de regiões desérticas, tendo como principal característica armazenar a água da chuva para sobreviver a longos períodos de estiagem. Por isso ela entra na lista de plantas resistentes ao sol.

É possível plantar cactos grandes diretamente no solo ou versões menores em vasos. O principal cuidado é garantir que a espécie tenha exposição direta ao sol nos horários mais quentes do dia.

3. Rosa-do-deserto (Adenium)

rosa do deserto no vaso
Apesar de bela, a rosa-do-deserto é tóxica para animais de estimação

A rosa-do-deserto é uma planta de porte médio, que pode atingir até 3 metros no auge de sua floração. Ela se destaca pela coloração rosa forte de suas flores, o que garante um visual lindo para o jardim.

Para cultivá-la basta escolher um local em que ela possa ter contato com a luz do sol por, pelo menos, 6 horas. Entretanto, vale um alerta: ela é uma planta tóxica para pets e deve ser evitada caso você tenha animais de estimação.

4. Buxinho (Buxus sempervirens)

Planta bruxinho no jardim
A planta bruxinho é ideal para a decoração de jardins externos

A bruxinho é uma planta arbustiva resistente ao sol que pode ser cultivada em vasos. Ela não necessita de muitos cuidados com a rega, entretanto, para crescer bonita, é recomendado a poda frequente.  

É importante lembrar que a espécie pode chegar a medir até 5m de altura. Por isso, o seu cultivo deve ser feito em locais amplos com jardins externos ou na frente da casa.

5. Babosa (Aloe vera)

Aloe Vera planta que gosta de sol
Além de decorar o jardim, a babosa possui propriedades medicinais

A babosa é uma planta muito conhecida por dar uma beleza diferente à decoração e por suas propriedades medicinais. Inclusive, sendo muito usada na produção de cosméticos.

A Aloe e Vera é uma espécie que pode ser cultivada em vaso, desde que receba luz solar durante a maior parte do dia. Mesmo não precisando de regas frequentes, o ideal é regar o solo a cada 15 dias para não deixar o solo seco.

6. Planta Hera (Hedera)

vaso com planta
Uma boa ideia é diversificar o seu jardim com um vasinho de hera

A hera é uma espécie de jardim resistente ao sol ideal para quem deseja para quem tem pouco espaço em casa. Pois, ela é uma espécie vertical, que pode crescer apoiada em paredes e muros.

Um bom motivo para ter a Hera em casa é a sua capacidade de filtrar poluentes presentes no ar, o que melhora a saúde de pessoas com alergias.

7. Onze-horas (Portulaca grandiflora)

planta ozne horas no jardim
A onze-horas é ideal para quem busca dar um cor delicada à decoração

A onze-horas é suculenta que gosta de sol, mas que precisa de um solo úmido para absorver os nutrientes e se desenvolver.

Indicada para cultivo em pequenos canteiros ou vasos, ela é ideal para quem deseja criar um jardim colorido. Uma que é possível encontrar flores nas cores branca, rosa e amarela.

8. Agave (Agave tequilana)

agave-planta-jardim
A Agave é um suculenta que pode ser criada em jardim externo

A agave é uma espécie de planta para quem busca dar uma cor diferente ao seu jardim, já que suas folhas possuem tom azulado.

No auge de sua floração, as folhas pontiagudas de circulares podem chegar a medir até 2 metros de altura. Para quem deseja cultivá-la, um aviso importante: ela não suporta bem regiões de baixas temperaturas, necessitando de sol forte o tempo todo.

9. Petúnias (Petunia)

petunias no jardim
As petúnias ajudam a criar um visual alegre e colorido no jardim

As petúnias são plantas que adoram sol e ajudam a criar um visual alegre e colorido em qualquer jardim. Isso se dá pela variação de suas flores, que podem ser roxas, brancas, amarelas e vermelhas. 

O apaixonado por jardinagem pode cultivá-las em vasos ou direto no canteiro. O principal cuidado é escolher um local em que haja a incidência direta dos raios do sol nos horários mais quentes.

10. Palmeiras (Arecaceae)

palmeira cobrindo muro
É possível criar uma cerca viva com as palmeiras

As palmeiras são ótimas opções para decorar a entrada das casas, desde que sejam plantadas em jardins mais amplos, pois podem medir até 4 metros de altura.

Em contrapartida, são plantas resistentes ao sol e super fáceis de cuidar. Já que não precisam de regas e nem podas frequentes, bastando apenas fazer a fertilização do solo.

11. Murta (Myrtus)

Cerca-viva com murta
A murta é indicada para a confecção de cercas-vivas

A murta é uma planta de sol arbustiva. Devido à sua folhagem compacta, é uma boa opção para quem deseja criar cercas-vivas ao redor do jardim.

Para cuidar dela, o recomendado é se atentar ao solo. Sempre que estiver seco, faça a rega, mas com cuidado para não o deixar encharcado.

12. Dasilírio (Dasylirion acrotrichum)

Dasilírio no jardim
A Dasilírio é uma boa alternativa para quem procura um visual rústico para o jardim

A dasilírio é uma planta ornamental resistente ao sol muito conhecida pelo formato de globo de suas folhas. Por ser uma suculenta, a espécie tem como característica reter água para enfrentar longos períodos de estiagem.

Indicada para cultivo em vasos ou diretamente no jardim, elas são ideais para dar um toque rústico à decoração do ambiente.

13. Agapanto (Agapanthus)

canteiro de muro agapanto
Agapanto é uma planta famosa pela coloração de suas flores

Para quem deseja uma decoração sofisticada com plantas que gostam de sol, a agapanto é a melhor escolha. Isso se dá devido à combinação de roxo, branco e azul de suas folhas.

A principal dica para cultivá-la corretamente em seu jardim é combinar o sol pleno com substrato úmido. Pois, mesmo adorando o calor, a espécie não sobrevive muito tempo em climas secos.

14. Planta Jade (Crassula ovata)

vaso com planta jade
O vaso com jade deve ficar em locais bem iluminados

A planta jade, além de ser resistente ao sol, é conhecida por atrair amizade, felicidade e fortuna para a casa em que está plantada.

Por ser uma espécie de climas desérticos, ela exige poucos cuidados com a rega e adubação. Outra vantagem é o seu tamanho compacto, o que permite que ela seja cultivada em varandas, jardins e próximo de janelas.

15. Bulbine (Bulbine frutescens)

jardim de plantas com Bulbine
A Bulbine é uma delicada planta de jardim que resiste ao sol

A bulbine é uma planta decorativa ideal para cultivo e decoração de jardins, seja em vaso ou diretamente em canteiros. No auge de sua floração, ela pode medir até 30cm de altura.

Um de seus diferenciais é a versatilidade, pois a planta pode ser usada para a criação de jardins com suculentas, cactos ou dar uma cor diferente aos jardins de pedras.  

Como cuidar de plantas para jardim resistentes ao sol

Cuidar de plantas para jardins resistentes ao sol é uma tarefa bastante simples. Já que, na maioria dos casos, elas não exigem muitos cuidados com rega, adubação e poda. Porém, vale se atentar aos seguintes cuidados:

Iluminação

As plantas resistentes ao sol têm uma característica em comum: precisam do máximo de exposição ao sol pleno para se desenvolverem.

Deixá-las em locais à meia-sombra ou cultivá-las em regiões de baixa temperatura podem causar um crescimento deficitário ou até mesmo a morte da plantinha.  

Frequência da rega

De maneira geral, as plantas de sol não exigem uma frequência muito grande de regas. Por isso, o recomendado é molhar o solo apenas quando ele estiver completamente seco, mas com cuidado para não deixar encharcado.

Poda

A em caso de plantas arbustivas ou de grande porte, o ideal é realizar a poda de tempo em tempos para controlar o crescimento.

Das demais situações, basta remover folhas e galhos amarelados e secos para manter a sua planta saudável e livre de pragas, sempre com as ferramentas adequadas

Fertilização do solo

A regularidade da fertilização do solo varia de espécie para espécie, pois há aquelas que precisam de mais adubo e aquelas que necessitam menos.

Uma boa dica é conhecer bem as necessidades da espécie de deseja cultivar e optar sempre por adubos fertilizantes orgânicos. Sem esquecer de seguir as orientações do fabricante.

Gostou de conhecer 15 sugestões de plantas resistentes para decorar o seu jardim? Para saber mais sobre jardinagem, visite o nosso Guia de Plantas.

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário