Conheça os 3 principais benefícios da babosa

Compartilhar:


babosa
A babosa é uma planta com várias vitaminas.

Duvido que você nunca tenha ouvido falar o quanto a babosa é um item benéfico para quem a utiliza. Isto é, também conhecida como Aloe Vera, essa planta possui um material gelatinoso no seu interior que conta com mais de 70 componentes muito benéficos para o corpo humano. Entre eles, estão:

  • Vitamina A, B, C e E;
  • Cálcio;
  • Potássio;
  • Magnésio;
  • Colágeno;
  • Zinco;
  • Enzimas;
  • Carboidratos com polissacarídeos.

Ou seja, muita coisa né? Por isso, a babosa é tão conhecida por conta dos diversos benefícios que oferece. Saiba quais são eles! 

A babosa contribui com a saúde da pele

Composta quase que predominantemente por água (96%) e o restante de moléculas de carboidrato, o gel extraído da babosa consegue penetrar as três camadas da pele humana. Assim, essa planta colabora com a sua hidratação profunda. 

Neste campo, a babosa ainda restitui os líquidos perdidos e repara os tecidos dermatológicos de forma interna, o que é ótimo para quem está com a pele queimada de sol, por exemplo. Como possui componentes antibacterianos e antissépticos, essa planta ainda colabora com o tratamento de herpes. 

Além disso, no campo dermatológico, quem nunca quis dar mais firmeza para a pele? Nisso a babosa também ajuda! A planta possui propriedades que estimulam a criação de colágeno para a pele. Uma famosa substância responsável pela elasticidade. Por isso, quando utilizadas de maneira recorrente a babosa ajuda a diminuir a profundidade das rugas e ainda elimina as marcas de expressão. 

Saúde dos cabelos

Quando o tema é cabelo, a babosa também é potente. O mesmo colágeno que, como vimos, ajuda a pele, também favorece muito o tratamento dos cabelos. Quando pensamos em  queda capilar, por exemplo, os componentes da babosa ajuda na fixação dos fios no couro cabeludo e como possui também minerais e água, acaba fortalecendo todo o fio, deixando-o menos quebradiço e, portanto, mais forte

Além disso, já em relação ao cabelo seco, a babosa também ajuda muito, sendo vista como uma grande fonte de hidratação e minerais que ajuda também no crescimento mais forte e rápido dos fios. A planta ainda possui enzimas que removem as células mortas do couro cabeludo e, por isso, é indicada no tratamento de caspas.

Saúde na articulação e flexibilidade

babosa
A babosa é muito fácil de ser plantada.

O polissacarídeo presente na babosa diminui o envelhecimento da pele. Isso contribui em diferentes formatos com o corpo, por exemplo, o rejuvenescimento das articulações e tratamento de doenças como bursite, tendinite, artrite e reumatoide. Por outro lado, o enxofre, também presente na composição da planta, hidrata a atua contra o enrijecimento de órgãos. 

Como plantar a babosa?

Afinal, é normal que ao ver a quantidade de benefícios que a babosa oferece, você queira ter muitas mudinhas dela em casa, né? Por isso, veja como é fácil plantá-las!

  • Encontre um broto de babosa que tenha uma raiz de tamanho considerável;
  • Escolha um vaso com furo de drenagem no fundo;
  • Acrescente terra misturada com areia no interior do vaso;
  • Instale o broto no centro do vaso;
  • Por fim, aperte com cuidado a terra ao redor da muda recém-plantada.
  • Além disso, regue com frequência.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

Ancinho para jardinagem: para que serve e como usar
Quais são os tipos de orquídeas?
Como fazer uma horta vertical em casa
Fertilizante: como fornecer nutrientes para a planta

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário