Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar maxixe: conheça as etapas

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar maxixe: conheça as etapas

Quer descobrir como plantar maxixe? Vamos te ajudar! O maxixe é um tipo de hortaliça, originário da África, muito comum e tradicional no Nordeste do Brasil, mas ainda pouco conhecido e consumido pelos estados da região central e do sul.

Os frutos do maxixe, ou seja, os “ovinhos” são muito versáteis nas preparações na cozinha, dando resultados saborosos e nutritivos. Você pode consumir maxixe cru, em saladas, ou fazer cozidos com carne, abóbora e quiabo, por exemplo. O maxixe tem um sabor tão surpreendente que pode ser utilizado até no preparo de farofas!

Se você já conhece e gosta de consumir maxixe regularmente, ou se está interessado em começar, vamos ensinar o passo a passo de como plantar maxixe para que você tenha essa hortaliça riquíssima na sua casa o ano todo.

Como plantar maxixe: passo a passo

Como plantar maxixe: passo a passo

O primeiro passo de como plantar maxixe é selecionar o local onde a planta vai ficar. Por ser uma espécie adaptada a climas quentes, ela precisa de bastante luminosidade, incluindo sol direto durante algumas horas por dia.

A escolha do vaso ou outro recipiente também é muito importante. Nesse artigo você vai aprender todos os passos necessários para entender como plantar maxixe em vaso também, mas deve ter em mente que os ramos da hortaliça podem chegar aos três metros de comprimento.

Você pode plantar maxixe em vasos de plástico, mas os de madeira, cimento ou argila costumam oferecer melhores resultados por conta da troca de gases com o ambiente.

Uma vez escolhido o vaso, certifique-se de que ele possui furos no fundo, para drenar o excesso de água da rega. Se o vaso que você escolheu não possuir os furos, utilize ferramentas próprias para jardinagem e faça esses buraquinhos.

No fundo do vaso, coloque uma camada de brita para ajudar no escoamento e cubra com terra adubada de qualidade. Coloque as sementinhas de maxixe, cubra com um pouco mais de terra e regue com água limpa e fresca.

Como manter a planta saudável

O maxixe é uma planta relativamente resistente, desde que sejam observadas e respeitadas as suas necessidades naturais. Como dissemos, o maxixe é uma planta originária da África e muito difundida no Nordeste brasileiro, ou seja, está habituada ao calor e a luz intensa.

Se você tem um pequeno quintal ou jardim em casa e quer fazer uma plantação de maxixe, essas dicas podem ajudar bastante nos primeiros passos.

Para as pessoas que moram em apartamentos, é possível seguir as mesmas orientações se o que você procura é como cultivar maxixe em vaso. Você pode investir em uma mesa para jardinagem, ou em vasos e cachepôs de diferentes tamanhos e formatos para criar um ambiente harmônico e colorido.

A colheita do maxixe

A colheita do maxixe

Depois de plantado, e considerando que esteja recebendo quantidades ideais de luz, calor, água e nutrientes, a colheita do maxixe pode ter início entre 50 e 80 dias.

Para usar o fruto cru, na preparação de saladas e até de picles, você pode colhê-los ainda pequenos, antes do desenvolvimento das sementinhas. Já para outros tipos de receita, como os assados e os cozidos, aguarde até que os frutos estejam totalmente desenvolvidos.

Quer saber mais sobre como cultivar plantas? Confira esses artigos selecionados para você em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário