Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Plantas de inverno: 11 opções para decorar casa e jardim

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Costela de adão é um exemplar de plantas no inverno.

Plantas de inverno são aquelas espécies que florescem, resistem ou se adaptam a temperaturas baixas, como ocorre normalmente no inverno, a estação mais fria do ano. Se deseja decorar a casa ou jardim, conheça 11 sugestões incríveis de plantas de inverno. 

Como escolher uma planta de inverno?

No Brasil, o inverno tem duração estimada de três meses, começando em 21 de junho e indo até 23 de setembro. Porém, devido às suas dimensões, não é tão simples assim escolher plantas no inverno. Isso acontece porque o clima entre as diversas regiões do país costuma variar bastante.

Por exemplo, quem mora na região Sul, convive com temperaturas extremamente baixas, com a incidência de neves em alguns locais. Já que mora na parte central do país, convive com um clima mais ameno. Para ajudar você a fazer a escolha certa, separamos 11 opções de plantas de inverno para cultivar e decorar a casa. Confira!

1.Hortênsia

folha rosas de hortênsias
A hortênsia é um planta de climas amenos

Abrindo a nossa lista temos a hortênsia. Encontrada nas cores vermelha, branca, lilás e azul, essa delicada planta é ideal para atrair prosperidade e abundância para a casa cultivada. Com até 2,5m de altura, ela é uma planta de inverno para regiões de temperatura amena, pois não suporta frio intenso.

2. Lavanda

balde com flores de lavanda roxa
A lavanda é famosa pelo aroma que deixa no ambiente

A lavanda é a planta de inverno perfeito para quem mora em regiões de frio intenso e procura espécies que sejam resistentes à geada. Com 90cm de altura e folhas na coloração violeta, azul, roxa e branca, a flor se destaca pelo delicioso aroma que espalha pelo ambiente, além das propriedades calmantes usadas para tratamento de ansiedade, estresse e insônia.

3. Pitangueira

frutas de pitangueira
A pitangueira é conhecida por seus frutos doces

Para quem tem um amplo jardim e busca uma planta de inverno frutífera, uma boa escolha é a Pitangueira. Esse arbusto nativo da Mata Atlântica pode medir até 4 metros de altura e oferece frutos doces, normalmente entre os meses de outubro e janeiro. Considerada uma planta resiliente, a Pitangueira pode ser cultivada em locais onde a temperatura fique abaixo de zero.

4. Jasmim-dos-poetas

jasmim dos poetas na cerca
A planta dos poetas pode ser usada como cerca viva

A Jasmim-dos-poetas é uma planta para inverno muito usada para a decoração de jardins externos e criação de cercas vivas. Pertencente à família das trepadeiras, seu cultivo deve ser realizado em regiões de clima mais ameno, à meia sombra ou sol pleno.

5. Babosa

Como plantar babosa: dicas para cultivar no vaso e no chão
A Babosa é ideal para cultivar em jardins externos

A Babosa é uma suculenta de inverno de porte médio, pois pode alcançar até 3 metros de altura. Com a aparência rústica, ele pode ser ideal para a decoração de jardins externos, pois resiste bem a locais com frio intenso, na faixa dos 4°C.

6. Alecrim

O alecrim não tolera exposição aos raios do sol

O alecrim é um tipo de planta para o inverno conhecida por seu formato delicado e aroma inconfundível. Uma característica interessante é que a sua espécie precisa de exposição plena ao sol para crescer, entretanto apenas nos horários mais amenos. Além disso, não tolera geadas e temperaturas extremas de frio e calor.

7. Ciclame

ciclame rosa
O Ciclame é uma planta que não tolera geadas e frio intenso

Se você está procurando por plantas de inverno singelas, delicadas e coloridas, o Ciclame é a melhor escolha. Um dos seus diferenciais é a variedade de cores que podem ser rosa, salmão, branca, vermelha e rosa. Estamos falando de uma espécie que adora o clima frio do inverno, porém não se dá bem em regiões onde ocorrem geadas.

8. Azaléia

azaleia
A azaléia é uma planta de inverno que adora os raios do sol

As azaleias são plantas arbustivas com folhagem escura e flores com uma tonalidade viva. Com seu tamanho compacto, elas podem ser cultivadas tanto em vasos ou diretamente no jardim, sempre com exposição direta ao sol. De floração perene, ela se adapta bem ao clima frio do inverno.

9. Amor-perfeito

A planta amor-perfeito além de ser cultivada no inverno, também é comestível

A amor-perfeito é uma planta resistente que pertence à categoria das PANCS (plantas alimentícias não convencionais), ou seja, pode ser usada para consumo. Encontrada nas cores rosa, marrom, branco, roxo, amarelo e azul, ela pode ser cultivada em vasos e jardim, sendo ideal para a decoração da casa em regiões de frio ameno.

10. Cebolinha

Como cuidar de cebolinha
A cebolinha é ideal para quem desejar plantar uma horta no inverno

Você sabia que é possível cultuar uma planta no inverno e dar um sabor diferente à refeição de toda a família? A cebolinha é uma ótima opção para quem deseja ter uma horta em casa e mora em locais de clima ameno. Ela pode ser plantada tanto em jardineiras quanto vasos e que deve receber luz do sol diariamente.

11. Ametista

planta de inverno ametista
A ametista é planta de inverno predileta das borboletas

A Ametista não é necessariamente uma planta de inverno, entretanto tolera baixas temperaturas e ventos, mas não geada. Com 60cm de altura, ela pode ser cultivada em vasos e jardineiras e tem poder de atrair beija-flores e borboletas.

4 dicas para cuidar de plantas de inverno

Como plantar cravo: tipos de plantas e como cultivar
Cravo é uma planta fácil de cultivar no inverno

Depois de conhecer 11 lindas opções de plantas de inverno para cuidar e cultivar em casa, que tal anotar algumas dicas que vão ajudá-la a se desenvolver com saúde? Acompanhe o que disse Talita Michelucci Ribeiro, especialista da Educação Corporativa da Cobasi.

1. Como regar plantas no inverno

De acordo com Talita, a rega deve ser feita com muito cuidado. “Na época mais fria do ano os cuidados com as plantas mudam um pouco pelo fato de que elas ficam com seu metabolismo mais lento. A rega, portanto, poderá ter sua frequência diminuída, evitando assim que as raízes fiquem encharcadas e consequente aconteçam ataques de pragas e fungos”, disse.

2. Devo podar a planta no inverno?

Sim, o inverno é ideal para realizar a limpeza da planta e prepará-la para a próxima estação. “O inverno é também um momento interessante para fazer a poda de limpeza e a de manutenção, preparando assim a planta para a época de maior desenvolvimento que acontecerá no final do inverno e início da primavera”, explicou Talita.

3. A frequência correta da adubação no inverno

Assim como a rega, a fertilização do solo deve ser reduzida no inverno, como conta Talita: “A frequência da adubação também deve ser reduzida, pois as plantas ficam com o metabolismo mais lento e o excesso de nutrientes também pode ser prejudicial”, afirmou.

4. Proteja as plantas do mau tempo

Apesar de suportarem baixas temperaturas, há plantas que não resistem a ventos fortes e geadas. Por isso, é recomendado escolher um local que ofereça a iluminação adequada, porém deixa as folhas da planta protegidas do vento, chuva e neve.

Gostou de saber quais são as melhores opções de plantas de inverno para cultivar em sua ou jardim?  Se você ficou com alguma dúvida ou quiser sugerir alguma planta ou flor de inverno, deixe um comentário!

Talita Michelucci | Médica-veterinária

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Liliane de Paula Martins disse:

    Boas informações

Deixe o seu comentário