5 dicas para cuidar de plantas no inverno

31 de agosto de 2020

Jardinagem
Costela de adão

Enquanto as flores abrem e as folhas crescem durante o verão, as plantas no inverno sentem tanto quanto nós a mudança na estação. Este é um momento que requer cuidados e adaptações nos hábitos, por isso todo apaixonado por jardinagem precisa saber o que fazer com as plantas no frio.

Como cuidar de plantas no inverno

Os vegetais, entre eles arbustos e flores, possuem 80% da massa formada por água. Esta característica acaba potencializando o frio e até causando machucados nas plantinhas.

Para ajudar você a cuidar das suas plantas no inverno, conversamos com a Talita Michelucci Ribeiro da equipe de Educação Corporativa da Cobasi e separamos 5 dicas incríveis!

Ao praticar as dicas abaixo, você consegue cuidar das plantas da maneira correta durante o frio. Confira!

O jeito certo de regar as plantas no inverno

“Na época mais fria do ano os cuidados com as plantas mudam um pouco pelo fato de que elas ficam com seu metabolismo mais lento. A rega, portanto, poderá ter sua frequência diminuída, evitando assim que as raízes fiquem encharcadas e consequente aconteçam ataques de pragas e fungos”, explica nossa especialista Talita.

Ou seja, se você tem o costume de colocar água 3 vezes na semana, durante a estação fria, você deve diminuir para uma ou duas vezes. A dica é sempre verificar o solo. Se ele estiver úmido, fique tranquilo pois sua planta ainda não precisa de água.

Também dê preferência para regas durante a manhã e sempre depositando a água direto na terra. O metabolismo das plantas é lento no inverno e o excesso de líquido pode causar fungos e até apodrecimento.

Encontre tudo o que você precisa para seu jardim.

Posso podar plantas no inverno?

Este é um ótimo momento para fazer uma poda de manutenção e limpeza. Lembre-se de que a primavera chegará em breve para que seu jardim ganhe novas folhagens e flores! Mas até lá, fique com a dica da Talita: “O inverno é também um momento interessante para serem feitas a poda de limpeza e a de manutenção, preparando assim a planta para a época de maior desenvolvimento que acontecerá no final do inverno e início da primavera”.

Adubação no inverno

Tipos de orquídeas Dendrobium

Assim como mencionamos, nesta estação as plantas costumam estar adormecidas, então elas não precisam de tanta reposição de matéria orgânica. Se adubar, faça isso antes do inverno para ajudar seu jardim a passar pelos dias gelados.

“A frequência da adubação também deve ser reduzida, pois as plantas ficam com o metabolismo mais lento e o excesso de nutrientes também pode ser prejudicial”, completa nossa especialista em Jardinagem Talita Michelucci Ribeiro.

Leve seus vasos para dentro

Uma sugestão para a época é arrumar um cantinho para os vasos dentro de casa ou em um local com pouco vento, de preferência, não tão perto das janelas. Plantas tropicais são mais frágeis a baixas temperaturas e geadas, por exemplo. Um espaço que receba iluminação durante o dia fará muito bem para elas.

Além da proteção contra o frio, a Talita tem outra dica: “A iluminação continua necessária, porém nesta época a incidência do sol diminui, sendo então interessante que a planta seja levada para um local com maior incidência de luz. Faça isso de forma gradativa para uma adaptação adequada”, completa a especialista.

Plantas resistentes ao frio

Agora, se você quer incrementar seu jardim neste inverno e cultivar plantas que gostam do frio, separamos alguns belos exemplares para você. Entre elas, Azaleias, Gardênia, Cravo, Hortênsias, Girassóis, Prímula e Amor-Perfeito e Boca de Leão.

Conheça as características das plantas do seu jardim e não terá problemas durante o inverno. O importante é ajustar os cuidados para que elas fiquem bem neste período e voltem a se desenvolver na próxima estação.

Quer mais dicas de jardinagem? Confira os conteúdos que separamos para você!