Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Azaleias: saiba mais sobre como cultivar essa planta em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como cuidar de azaleia

A azaleia (Rhododendron simsii) é uma planta originária da Ásia. Suas características ornamentais a colocam como uma das flores mais apreciadas e valiosas no mundo da jardinagem. 

Com uma floração acentuada, a azaleia pode dar flores de várias cores: rosas, vermelhas, laranjas, com tons de roxo e brancas. São opções de tonalidades que transmitem alegria, serenidade e são perfeitas para decoração.

Quer ter um jardim elegante e florido? Ou quem sabe decorar o seu lar? A flor de azaleia é uma ótima opção para ambos os ambientes, seja em canteiros ou vasos. Para entender mais sobre essa planta, é só seguir com a leitura! Confira o guia prático sobre a azaleia e tudo o que você precisa saber para cultivá-la.

Azaleia: tudo sobre essa flor

De origem asiática, mais especificamente do Japão, a azaleia pertence ao gênero Rhododendron e à família das Ericáceas. Essa planta é um arbusto de porte médio, que apresenta folhas verde-escuras e as flores podem ser simples ou dobradas.

São plantas arbustivas, perenes e tolerantes às temperaturas baixas, apesar de apreciarem um clima mais ameno. Por conseguir se desenvolver tanto em climas quentes quanto frios, pode ser plantada em vasos ou jardins, além de também ser encontrada em parques e áreas externas. 

Resistente, a planta de azaleia floresce entre o inverno e o início da primavera, onde acontece o ápice de florescimento. Inclusive, é um arbusto que pode manter as folhas durante todo o ano, ou de forma caducifólias, que é quando as folhas caem conforme o inverno se aproxima.

Curiosidades sobre azaleia

Apesar de não ser uma espécie nacional, a azaleia se popularizou no Brasil e, em 1986, ganhou destaque como símbolo paulistano.

azaleia

As cores da azaleia também chamam a atenção. Você sabia que cada tonalidade tem um significado? Entre os símbolos principais da planta estão: feminilidade, delicadeza, amor e perseverança. Entretanto, existem outros significados: 

  • Azaleia rosa:  representa o amor à natureza.
  • Azaleia branca: está relacionada ao romance.
  • Azaleia vermelha: quando oferece para alguém, pode significar que você ama essa pessoa.  

Ficha técnica – Azaleia

Nome científico: Rhododendron simsii
Nomes populares: Azaleia-belga
Família: Ericaceae
Categoria: Arbustos e Flores Perenes
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado
Origem: Ásia: China e Japão
Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros
Luminosidade: Sol pleno

Cuidados com azaleias e animais de estimação em casa

Um ponto de atenção para quem quer ou já tem azaleias em casa, é com animais de estimação e crianças. Essa é uma espécie que contém a substância, Grayanotoxina, ou seja, é tóxica e não deve ser ingerida, pois pode causar problemas à saúde do pet.

azaleia

Como cuidar e cultivar azaleias

A beleza das flores de azaleia passa muito pelos cuidados e o modo de cultivo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas indispensáveis para o desenvolvimento e para a saúde da planta, com processos simples que podem ser feitos em casa. Confira!

Melhores ambientes para cultivar a sua azaleia

A beleza das suas plantas tem tudo a ver com a escolha do tipo de flor e em que ambiente elas ficarão. Então, fique atento: as azaleias de pétalas dobradas não toleram lugares quentes e abafados. Escolha bem onde elas vão ficar. Se a sua espécie for de pétalas comuns, apesar de dar menos flores, elas têm mais tolerância ao calor.

Mas, lembre-se: a azaleia gosta de sol. Então, permita que elas recebam sol por cerca de 4 horas por dia, para que cresçam e floresçam fortes. Seja em vasos, jardins ou canteiros, é preciso ter cuidado com as variações do tempo. Se estiverem em locais com fortes rajadas de vento ou expostas a muita chuva, há risco de não florescer.

Na hora de preparar a terra para o plantio, você pode colocar parte de terra ou substrato, uma de areia e outra de um composto orgânico curtido. E fique atento ao pH dessa preparação, que deve ser mais ácido.

Como fazer minha azaleia florescer?

Uma preocupação dos apreciadores dessa planta é com a falta de flores. Um dos pontos que pode prejudicar o florescer, além das condições da terra, abrigo e exposição às temperaturas adversas, é a poda. Se dedicar a ela pode fazer toda a diferença para a sua planta.

azaleia

O indicado é que esse processo seja feito depois das suas azaleias florescerem, ou seja, depois do período do Outono e do Inverno. E vamos às dicas:

  1. Você deve cortar os ramos, deixando pelo menos duas gemas em cada um;
  2. Não deixe de remover os ramos secos, os malformados e os chamados “ladrões”, que crescem na vertical e normalmente não tem flores;
  3. Tenha uma boa tesoura de poda para garantir o melhor resultado na sua planta.

Você também pode apostar na adubação para dar mais força às suas plantas. Acrescente adubo orgânico em volta do pé da azaleia para dar mais delicadeza a terra. Para as que estão plantadas em vasos, é importante afofar a terra.

Como regar as azaleias?

As azaleias não são plantas que precisam de regas constantes. É importante observar e ficar atento a quando a terra estiver seca para mantê-la sempre úmida. Cuidado para não encharcar sua plantinha! Lembre-se sempre de regá-las pela manhã para que tenham o dia inteiro para absorver a água e ficarem bonitas. É importante molhar também as folhas da sua azaleia.

Como a terra deve estar sempre úmida, mas não encharcada, aposte em vasos com furos. E não deixe de ter um pratinho embaixo para aparar a água. Ficou com alguma dúvida sobre como cuidar de azaleias? Confira o vídeo a seguir:

Gostou de saber como cultivar azaleia em casa? Essa é uma flor que consegue se adaptar a diversos ambientes e lugares. Então, é anotar as dicas, cultivar adequadamente e decorar do jeito que você mais gosta. Se tiver mais dúvidas sobre jardinagem, visite o Blog da Cobasi. Tudo o que é essencial para vida das plantas, você encontra aqui.

azaleia
flor rosa no vaso
azaleia
azaleia
azaleia
azaleia rosa no jardim
azaleia vermelha
azaleias rosas e roxas no jardim
azaleias são boas escolhas para decoração de jardins
azaleia rosa
azaleia branca com detalhes rosas
azaleia
flor rosa no vaso
azaleia
azaleia
azaleia

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Eliane Aparecida Rodrigues disse:

    Agradeço a orientação. Hj já vou plantar!!!

  2. Fatima Brossi disse:

    Amei as informações…..ganhei um vaso de cores vermrlhas lindas e ñ tinha instruções de cultivo !!

  3. Rose disse:

    Minhas azaléias não tem sol pra elas na minha varanda por 4 horas.oq eu faço para cuidar delas ,sem essas horas todas de Sol que eu não tenho.me ajudem por favor..

    • Cobasi disse:

      Olá Rose! Para cuidar de azaleias sem muito sol, certifique-se de proporcionar um solo bem drenado, água adequada e, se possível, considere a iluminação artificial. Lembre-se, um especialista da Cobasi pode oferecer orientações específicas após avaliar as plantas.

Deixe o seu comentário