Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

PANCS: plantas alimentícias para preparar e servir em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
frigideira com planta pancs
A Ora-pro-nobis é uma pancs mais usadas para alimentação.

PANCS é uma sigla usada para determinar espécies de plantas que podem ser usadas para consumo, seja como parte de saladas ou refogadas. Saiba mais sobre o assunto e conheça 9 opções de Plantas Alimentícias Não Convencionais para cultivar e cuidar em casa.

O que são plantas PANCS?

Plantas PANCS são tipos vegetais que possuem uma ou mais partes comestíveis, mas que não estão habitualmente em nossa mesa. Elas podem ser tanto espécies nativas do Brasil ou exóticas, vindas de outras regiões do mundo.

O termo PANC é recente e foi criado em 2008 pelo professor e biólogo brasileiro Valdely Ferreira Kinupp. Estima-se que, no mundo, existam mais de 300 espécies de plantas que são usadas pelo homem para consumo. Sejam inteiras ou algumas de suas partes.

Plantas PANCS comestíveis: benefícios

Cultivar plantas PANCS comestíveis em casa traz uma série de benefícios para a saúde. Pois, a maioria delas são ricas em vitaminas e proteínas essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, além de serem um alimento de fácil acesso no momento da refeição.

Plantas Alimentícias para ter em casa

Agora que você já conhece o significado das PANCS e os benefícios do seu consumo, conheça 9 sugestões ótimas para plantio em jardins e vasos. É só escolher aquela que melhor combina com o seu paladar e bom apetite.

1. Beldroega

folhas de Beldroega
A Beldroega é conhecida pelo alto poder analgésico

A Beldroega é uma planta alimentícia que pertence à família das suculentas rasteiras. Composta por pequenas flores amarelas, ela é uma boa opção que pode ser consumida tanto crua quanto cozida.

Suas folhas são ricas em uma proteína conhecida como Ômega 3, que ajuda a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares. Além disso, é um poderoso analgésico, diurético e anti-glicêmico natural.

2. Dente-de-leão

flores de Dente-de-leão
A Dente-de-leão é muito usada para tratamento de problemas no fígado

A planta Dente-de-leão é, provavelmente, uma das plantas alimentícias mais conhecidas que existem, em virtude das suas delicadas flores. Mas, você sabia que ela também é um potente digestivo e que pode ser usada para o tratamento de problemas no fígado? Vale a pena ter no jardim!

3. Hibisco

xícara com chá de hibisco
A Hibisco é uma PANC rica em ferro

Outra planta PANC bastante conhecida dos brasileiros é o Hibisco. Podendo ser consumida crua, cozida ou refogada, ela se caracteriza por ter alta concentração de Ferro. Isso sem falar nas ações coagulantes e cicatrizantes que contribuem para a recuperação de feridas.

4. Folhas de batata-doce

jardim com folhas de batata doce
As folhas de batata-doce devem ser consumidas apenas refogadas

A Batata-doce é um alimento que faz parte do nosso cotidiano. Por que não aproveitar as suas folhas? Fontes de antioxidantes e nutrientes, são ideais para serem consumidas refogadas. Só não se alimente com elas cruas, pois nesse estado elas são tóxicas.

5. Taioba

folha de Taioba na chuva
A Taioba ajuda no tratamento de osteoporose a anemia

A Taioba é uma planta comestível que, não apenas torna o cardápio mais nutritivo e colorido, mas traz muitos benefícios para o organismo. Suas folhas são ótimas para combater prisão de ventre, prevenir osteoporose e anemia, fortalecer a visão e o nosso sistema imunológico.

6.  Ora-pro-nobis

flor de Ora-pro-nobis
A Ora-pro-nobis é ótima para o sistema imunológico

Ideal para o preparo de saladas, sucos, refogados e omeletes, a Ora-pro-nobis é uma planta comestível bastante presente na região sudeste do Brasil. Ela tem propriedades que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico e regula o intestino.

7. Trapoeraba

folha de Trapoeraba pancs
A Trapoeraba é uma planta delicada rica em proteínas

Muitas vezes confundida com ervas-daninhas, a Trapoeraba é uma planta delicada e que precisa de um solo rico em nutrientes para florescer. Levada para a mesa, suas fibras e proteínas tem função anti-inflamatória, diurética e antirreumática.

8. Mangará

mangará na bananeira pancs
A coração de bananeira é rica em carboidratos

A Mangará é conhecida popularmente como coração de bananeira, já que ela nasce junto aos cachos de banana. Fácil de encontrar na natureza, essa PANC é rica em carboidratos que aumentam a saciedade e combatem a ansiedade.

9. Peixinho

folhas de peixinho
A peixinho é uma Pancs muito usada para o alívio da tosse

A última planta alimentícia da nossa lista é a Peixinho. Indicada para ser servida frita ou empanada, ela é uma espécie que tem propriedades que auxiliam no alívio de desconfortos no sistema respiratório, diminuindo sintomas de tosse e irritação na faringe.

Agora que você já conhece as principais PANCS para ter em casa, compartilhe com a gente qual delas fará parte da sua próxima refeição.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Jefferson disse:

    Adorei as informações.
    Já comi peixinho empanado

Deixe o seu comentário