Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lírio do vento: tudo o que você precisa saber

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dois lírios de vento no jardim

A planta Zephyranthes candida, popularmente conhecida como o lírio do vento ou zefirantes, é uma herbácea originária da Argentina. Porém, no Brasil, é comum encontrar essa flor no litoral sul, principalmente nos meses mais quentes, quando ela dá um  verdadeiro espetáculo de beleza. 

Com flores delicadas e vistosas, essa espécie requer cuidados especiais para manter a sua saúde e beleza em dia. Pensando nisso, criamos um conteúdo completo para os fãs de jardinagem conhecerem mais sobre os lírios. Confira!

Tudo sobre o lírio do vento: descrição

O significado do nome da flor lírio do vento é de origem grega: “zephyros”, significa o vento oeste e “anthos” significa uma flor nativa do hemisfério ocidental.

Essa bulbosa pertence ao gênero das Zephyranthes e à família das amaryllidaceae, formada por folhas verdes com a base fina e roliça. Tradicionalmente, as flores são brancas de seis pétalas com anteras amarelas. Porém, também tem a espécie lírio do vento rosa (Zephyrantes rosea).

Lírio de vento rosa (Zephyrantes rosea)

Essa planta é considerada de pequeno porte, chegando a atingir uma altura máxima de até 40 centímetros, dispostas no ápice de hastes eretas que se erguem de 4 a 10 cm. Em paisagismo, as flores brilhantes combinadas com as folhas filiformes verde-escuras dão um charme todo especial para a planta, que pode decorar diversos ambientes como jardins, gramados, vasos e jardineiras, por exemplo.

Propagação

O período de plantio até começar a florescer é de 75 dias. Essa espécie multiplica-se facilmente pela divisão dos bulbos em volta da planta mãe, como também na divisão das touceiras que estão mais velhas.

Ficha Técnica – Planta lírio do vento

Nome científico: lírio do vento branco (Zephyranthes candida) ou rosadas (Zephyrantes rosea)
Nomes populares: Lírio do vento e zefirantes
Gênero: Zephyranthes
Família: Amaryllidaceae
Clima: Subtropical, Temperado
Categoria: Bulbosas e Flores Perenes
Origem: América do Sul
Altura: 40 centímetros

Como cuidar do lírio do vento?

Lírios de vento no gramado

Confira as principais orientações sobre como cuidar do lírio de vento. Saiba mais! 

Primeiramente, é preciso entender o ciclo de florescimento da planta, ou seja, quando o lírio do vento floresce. Esse é um processo importante para saber quando e quais os cuidados são necessários.

A floração acontece durante a primavera, o verão e ou o outono, geralmente após dias de chuva. Mas, durante o inverno, os bulbos descansam e é justamente nesta época que a planta não deve ser molhada. Confira algumas dicas:

Luminosidade

Cultivar as plantas em sol pleno, ou seja, precisa de no mínimo 7 horas de sol por dia.

Clima

São flores que florescem na primavera-verão, porém, é mais indicado plantar em clima ameno. Além disso, são bastante tolerantes a ambientes frios.

Poda
Não é preciso fazer a poda do lírio durante sua floração. Porém, após o término da florada, pode remover as flores mortas e coisas do tipo.

Água
Essa é uma planta que precisa ser cultivada em solos férteis, então é preciso manter solo úmido e bem drenado, porém sem exagero para não encharcar.

Fertilizantes

Para manter a sua planta lírio do vento é fundamental garantir que ela vai receber todos os nutrientes. Então, invista em fertilizantes próprios para a planta que além de ajudar a deixá-la sempre saudável, também protege contra a infestação por lesmas e caracóis. 

Vale destacar, esses são cuidados simples e que podem ser realizados por pessoas que têm uma rotina agitada. Para isso, basta contar com os produtos adequados de jardinagem para realizar o cultivo.

Lírio de vento branca e amarelo

Com as dicas que te demos neste conteúdo aqui, já é possível começar a cultivar lírio do vento em vaso e onde achar melhor para decorar o seu ambiente. Não perca tempo!

Simples cuidados ajudam manter o lírio de vento sempre lindo e saudável
Branco e rosado são as duas tonalidades de lírios do vento
Para paisagismo, essa é uma espécie que deixa qualquer ambiente mais elegante.
O período de plantio dessa planta, até começar a florescer ,é em 75 dias.
De pequeno porte, essa planta pode chegar até 40 centímetros
São seis pétalas brancas com anteras amarelas e folhas filiformes verde-escuras
São flores brilhantes, delicadas e vistosas que precisam ser regadas frequentemente.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Marcos Peres disse:

    Achei muito interessante

  2. Denise disse:

    Amo essa planta ,tenho na cor rosa ,é maravilhosa ,mas não encontro mais os bulbos para comprar em nenhuma cor

  3. Andrea Medina disse:

    Tenho essa espécie há muitos anos e agora apareceu uma podridão na raiz. As folhas estão meladas na saída do bulbo. O que fazer?

    • Cobasi disse:

      Andrea, se sua planta está apresentando podridão na raiz, é necessário entender o motivo. Visite a Cobasi mais próxima a você e leve uma foto ou a espécie prejudicada. Nossos especialistas saberão conduzir a situação.

  4. JANDUY BATISTA DOS SANTOS disse:

    Onde posso comprar lírio do vento? Moro município de São Gonçalo-Rio de Janeiro

    • Cobasi disse:

      Olá, a disponibilidade de produtos pode variar dependendo da loja e da região. Recomendamos que você entre em contato diretamente com a unidade desejada para verificar se o item está disponível.

Deixe o seu comentário