Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cyclamen: aprenda a cultivar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cyclamen: aprenda a cultivar em casa

A Cyclamen é uma planta muito conhecida por suas cores vibrantes e elegância excepcional. Além disso, destaca-se por ser uma das poucas plantas capazes de embelezar ambientes residenciais na época do inverno, garantindo uma floração delicada e chamativa  do Outono até a Primavera.

Por isso, se você está procurando por uma planta que seja de fácil manutenção e que seja capaz de agregar à decoração da sua casa, a flor cyclamen é com certeza uma ótima opção!

Qual é a origem da Cyclamen?

A Cyclamen L. é um género botânico que conta com diversas espécies, sendo as mais conhecidas a Cyclamen Graecum e a Cyclamen Persicum. Acredita-se que essa flor tenha vindo das Ilhas Gregas e da região do Mar Mediterrâneo.

Aqui no Brasil ela também é muito conhecida como ciclame, ciclame da Pérsia, ciclame de Alepo ou ciclâmen. E graças a sua beleza e resistência, essas plantas foram exportadas para todo o mundo, e hoje em dia são facilmente encontradas!

Mais sobre as principais características

Essa é uma planta pequena, medindo cerca de 15 a 20 cm de altura, aproximadamente. Sua floração costuma ocorrer no inverno, entre março e outubro, exalando um leve perfume. Além disso, é ótima para ser cultivada dentro de casa ou ambientes internos!

Trata-se de uma planta perene, mas pode ser cultivada como anual. O que acontece é que, normalmente, a planta morre após a floração, e as pessoas tendem a pensar que é hora de jogá-la fora. Mas, na verdade, seu bulbo irá florir novamente no próximo ano, se a planta continuar sendo bem cuidada. 

As flores, inclusive, apresentam diversas variações de cores, como vermelho, rosa, branco, salmão e combinações diferentes. Além disso, também podem apresentar diversos formatos e tamanhos.

Como cultivar a cyclamen em casa?

Cyclamen: aprenda a cultivar em casa

Se você ainda é iniciante na jardinagem, boas notícias: essa é uma planta de fácil manutenção! Se todos os cuidados forem seguidos, as lindas flores com certeza irão desabrochar durante todo o inverno. E as folhagens ornamentais também vão oferecer um visual ainda mais elegante para a sua residência. 

Primeiramente, é uma planta que tem preferência pela meia sombra, ou seja, nada de deixá-la exposta à luz solar direta. A Cyclamen gosta de ambientes frescos e claros, então, colocá-la perto de uma janela ou sacada será uma excelente opção.

Em dias frios, a planta não irá sentir muita necessidade de água. Já em dias quentes, é recomendado regá-la com abundância, mas sempre com cuidado para não “afogar” as raízes, matando a planta por falta de oxigênio. A melhor forma de saber se a Cyclamen precisa ser molhada é colocando o dedo na terra. Caso esteja muito seca, está na hora de regar! 

Além disso, na hora da rega, é importante molhar apenas o substrato, evitando que a água caia nas folhas e flores. Isso irá impedir a proliferação de fungos e parasitas.

É necessário oferecer à Cyclamen um bom substrato, rico em matéria orgânica e com um bom sistema de drenagem, evitando que a água fique acumulada. Caso você decida fazer o substrato ao invés de comprar, uma boa ideia é misturar terra, casca de pinus e fertilizantes que sejam bons para adubar.

E atenção! A Cyclamen pode ser tóxica quando ingerida, então caso você tenha pets em casa, é de suma importância deixar a planta em um local em que eles não consigam alcançar!

Gostou deste conteúdo? Saiba mais aqui:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário