Jardinagem: um hobby que faz bem para a sua saúde

Compartilhar:


mulher fazendo jardinagem

A jardinagem é uma forma de se conectar com a natureza, aproximando o ser humano do contato com a terra. O hobby vem crescendo inclusive por ser um tipo de terapia, pois estimula a tranquilidade e relaxamento. Por isso, veja só como você pode começar a mexer com a terra, plantar mudinhas e até mesmo complementar sua decoração com suas criações.

Saiba mais sobre a arte da jardinagem e como ela pode transformar a sua vida para melhor.

O que é jardinagem?

A história começa no final do século XIII quando o cultivo de plantas e flores começou a ser estudado por teóricos, e de lá pra cá, a jardinagem é uma constante evolução, porém sempre se resumindo ao cuidado com a manutenção das plantas.

Entretanto, o trabalho é diferente de outros e se destaca por não ter alto custo e instrumentos de grande complexidade, como a agricultura e horticultura, se associando mais como uma prática familiar e também uso pessoal.

Qual o objetivo da jardinagem?

Enquanto para os jardineiros avançados, o cultivo e manutenção de vasos e jardins são fonte de renda, para outros, a jardinagem é uma maneira de aliviar o estresse, aprender algo novo e até mesmo melhorar o ar que circula pela casa.

Um dos benefícios em aprender a cuidar das plantas é ver a natureza se desenvolver, afinal, impossível não esboçar um sorriso ou ter um dia mais feliz ao ver uma flor desabrochar ou uma nova folha brotar.

Dicas de jardinagem para iniciantes

E se todas essas informações te animaram, saiba que você pode começar a praticar a jardinagem com poucos instrumentos, basta ter: 

Primeiro passo: escolha espécies fáceis

como fazer jardinagem

A dica número um é começar por folhagens, cactos ou suculentas, que não são tão exigentes, pois você está começando na jardinagem. Algumas plantas fáceis de cuidar são: maranta, pau d’água, peperômia, jibóia, espada-de-são-jorge e fitônias. 

Como funciona a rega?

Bom, cada espécie tem sua quantidade de água ideal, então vale ler um pouco sobre as plantas que gostaria de ter em casa para entender a periodicidade da rega. De qualquer forma, prefira colocar água sempre pela manhã e sempre esvazie o potinho após o excesso escorrer.

Preciso podar todas as plantas?

A recomendação é retirar as folhas secas e flores murchas, pois elas acabam sugando a energia da planta sem razão. Por outro lado, se precisar fazer uma poda mais brusca, a melhor estação é o inverno, que é quando a maioria das espécies hibernam.

Como realizar a adubação?

As plantas que vivem em vasos precisam de uma reposição de nutrientes, visto que a terra é sempre a mesma. Existem dois tipos de adubos, o orgânico e o químico, e antes de investir em um deles, leia sobre os principais nutrientes que a sua planta precisa, e depois, faça o investimento.

No mais, as instruções de uso, como quantidade, forma de aplicação e frequência estão sempre disponíveis no verso da embalagem.

A jardinagem é uma prática que pode ser praticada por uma pessoa, grupos e famílias, sem contar que traz benefícios para a saúde. Ou seja, você só tem a ganhar! Por isso, escolha sua primeira plantinha, leia sobre seus cuidados e mãos na terra.

Aproveite o final da leitura para conhecer o nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Grama Esmeralda disse:

    Amo cuidar do meu jardim e das minhas suculentas.

Deixe o seu comentário