Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Jardinagem para iniciantes: guia prático para começar agora

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Suculentas são boa opções para jardinagem para iniciantes

O cultivo de plantas em casa é um hobby muito prazeroso, mas sabemos que iniciar essa prática pode não ser fácil. Por isso, criamos um guia de jardinagem para iniciantes com as dicas mais preciosas.

Assim, como qualquer ser vivo, as plantas também precisam e merecem cuidados especiais. No começo, pode parecer difícil manter suas plantas vivas e saudáveis, mas com a prática e as ferramentas de jardinagem corretas, essa tarefa vai se tornando cada dia mais simples.

Então, vamos começar com as dicas para aproveitar o melhor da jardinagem?

A escolha da planta ideal

O primeiro passo para garantir que você terá plantas saudáveis dentro de casa é escolher a planta que mais combina com o seu espaço. E para isso, não basta apenas olhar qual a mais bonita esteticamente. 

Ao escolher a planta para sua casa, é importante observar como é a luz do ambiente em que você pretende colocá-la. Diferentes plantas precisam de diferentes quantidades de luz e de ventilação. 

Algumas plantas podem e devem pegar sol diretamente, outras são bastante sensíveis e precisam de luz do sol apenas indiretamente, por exemplo. 

As plantas mais indicadas para quem está na fase de jardinagem para iniciantes são:

  • cactos
  • dracena
  • comigo-ninguém-pode
  • hera
  • bálsamo
  • jibóia
  • gerânio
  • espada de São Jorge

Luz natural nas plantas

A luz é um dos fatores mais importantes para garantir que suas plantas estejam saudáveis e que continuem crescendo. É através dela que as plantas fazem sua fotossíntese e conseguem viver saudáveis. 

Por isso, antes de ter alguma planta em casa sempre pesquise sobre a espécie para saber quanto de luz ela deve ter por dia e se é direta ou indireta.

Para saber se a planta se adequa a sua casa é importante saber a posição solar do imóvel. Ou seja, saber em quais horários batem sol dentro da sua casa. Se, por acaso, a casa tiver pouca ou nenhuma incidência de sol, ter plantas que necessitam de pouca luz próximo às janelas pode ajudar até mesmo na circulação do ar. 

Ferramentas de jardinagem para iniciantes

Ter as ferramentas corretas auxilia muito em todo o processo de jardinagem para iniciantes. Além de facilitarem todo o processo de cultivo e manutenção das suas plantinhas

Um kit básico de jardinagem deve conter: 

  • Produtos de Irrigação: a depender do tamanho do seu jardim e de onde estão suas plantinhas. Podem ser pequenos regadores, pulverizadores ou mangueiras mais compridas em caso de jardins externos;
  • Tesoura de Poda: esse item vai garantir que suas plantas estejam sempre bem podadas e poderão crescer mais fortes;
  • Luvas de Jardinagem: com as luvas você evita o contato direto com as plantas, podendo mexer tranquilamente na terra, além de te proteger contra pequenos espinhos.;
  • Ancinho e pás.

Com essas ferramentas básicas de jardinagem para iniciantes, o seu cultivo ficará muito mais fácil e prático.

Manutenção das plantas

Já falamos da importância de ter as ferramentas corretas, mas como fazer a manutenção das plantas da sua casa? 

Para ambientes com plantas, a manutenção das plantas está relacionada ao solo e à irrigação e poda. 

  • Solo: Sempre fique de olho no solo e garanta que ele esteja úmido para que a planta continue recebendo os nutrientes corretos. Além disso, é importante manter o solo sempre fértil. Você poderá fazer isso com a ajuda de adubos e fertilizantes que são de extrema importância para o desenvolvimento saudável das suas plantas.
  • Irrigação: A irrigação deve acontecer de acordo com a espécie de planta que você escolheu, por isso, lembre-se de perguntar ao vendedor e pesquisar sobre quanta água sua planta precisa receber para garantir seu crescimento. 
  • Poda: E por último, a poda, que é importante para extrair galhos que já não estejam saudáveis ou folhas mortas e secas. Assim as plantas terão maior espaço para ramificar seus galhos e poderão ter uma folhagem mais densa.

Parceiros da jardinagem para iniciantes

Muitos animais são benéficos para as plantas e ajudam até na fertilização do solo. Pensando nisso, é muito importante aprender sobre atrair animais para suas plantas já no momento de jardinagem para iniciantes. 

Alguns dos principais animais que são benéficos para as plantas são: 

  • Joaninhas;
  • Abelhas;
  • Aranhas;
  • Minhocas;
  • Borboletas;
  • Vespas;
  • Lagartixas;
  • Sapos;
  • Aves.

Eles são responsáveis por manter o jardim em equilíbrio, eliminando as pragas para suas plantas e mantendo os bons. 

Para atraí-los você pode fazer pequenos abrigos, deixar uma fonte de água limpa próximo às plantas, e é claro, ter plantas que atraem esses tipos de animais. 

Tamanho do vaso

Quando você ainda está na fase de jardinagem para iniciantes, o ideal é escolher plantas e vasos maiores. Além de serem mais visíveis e fazer com que você se lembre delas sempre, as plantas menores por serem mais delicadas exigem um maior cuidado e atenção. 

Assim, mesmo que você cometa algum erro na fertilização do solo, ou na irrigação, as chances de recuperação das plantas grandes é maior. 

Na hora de escolher qual vaso comprar, lembre-se também do suporte e se possível de um prato de irrigação que vai te ajudar a não esquecer de molhar suas plantinhas.

Escolha as plantas e sementes e comece o plantio!

Com todas essas dicas, o próximo passo é escolher o que você quer plantar: quer ter a planta já grande e fazer uma manutenção? Ou então, que tal começar uma horta com as sementes de cada uma? 

Não importa o que você decidir, na Cobasi você encontra plantas e sementes para o seu cultivo de jardinagem para iniciantes. Além de todas as ferramentas e kits que você precisar para se dedicar ao seu novo hobby!

Você também pode conferir a nossa seção de decoração para jardinagem e encontrar tudo que precisa para ter deixar o seu jardim ainda mais bonito!

Veja outras dicas de jardinagem no nosso blog:

 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. luiz carlos de amorim disse:

    bom dia amigos navegando achei sua pagina e me interessa muito principalmente pq eu amo plantas dei uma olhada na suas dica sobre jardinagem vai me ajudar bastante porem agora me aposentei e pretendo me dedicar a minha paixão as planta pretendo iniciar um pequeno negocio de vendas de plantas e creio, se vocês puderem me mandar mais dicas sobre como mexer com plantas para iniciante agradeço um abraço

Deixe o seu comentário