Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lavanda: conheça as principais características da flor que adora sol

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Quando se fala em lavanda, logo nos vem em mente um aroma que traz aconchego, calma e sensação de limpeza, não é mesmo? Um santo remédio para controlar insônia, estresse e ansiedade, além de ser o braço direito de quem gosta de uma casa perfumada.

Que tal cultivar essa maravilha, garantir um cheirinho incrível e lindas flores em casa? Se você quer saber mais do que estamos falando, não pode deixar de conferir este post até o final! Selecionamos as principais informações sobre como plantar lavanda, características, benefícios e muito mais. Confira!

A origem da lavanda

As flores de lavanda são típicas da região do Mar Mediterrâneo. Posteriormente, a planta foi semeada em outros países, como: o norte da África, da Arábia, Ilhas Canárias e na América. Atualmente, é uma espécie cultivada em quase todos os lugares do mundo.

Como cuidar de lavanda

balde com flores de lavanda roxa

Separamos algumas dicas sobre como cuidar de lavanda em vaso. Confira tudo o que você precisa saber para ter essa planta na sua casa.

Luminosidade

Proporcione luz, calor e mais alguns cuidados, que a recompensa será uma linda flor de aroma especial. E o curioso é que a lavanda gosta de sol ou sombra, porém sua preferência é pela luminosidade mais quente. Tanto que até possui um mecanismo interno para detectar em que época do ano os dias ficam mais longos do que as noites. Por isso, floresce por todo o verão.

Temperatura

Por ser uma planta rústica, a lavanda é muito resistente, seja no calor ou no frio. Depois que se acostuma ao lugar, suporta bem períodos de seca ou até mesmo geada.

Como regar

Mesmo sendo resistente à seca, não significa que você pode deixá-la sem água por muito tempo. É importante molhar a planta abundantemente, até que a água escorra pelos furos da drenagem ou até que o solo fique úmido.

Depois, é só repetir a irrigação quando a terra estiver seca novamente. Isso pode levar de 3 a 7 dias, dependendo da região. Mas, lembre-se: as lavandas não resistem a ambientes encharcados. Então, sem exageros!

Como podar

As plantas de lavandas podem ser cultivadas no solo, direto no jardim ou em vasos. Para que fiquem ainda mais bonitas, é preciso podar as flores assim que secarem. Além disso, elas precisam de adubo a cada três meses.

muda de lavanda

Se quiser mudas de lavanda, recolha sementes ou corte estacas das pontas dos ramos mais fortes, porém nunca da base da planta. 

Reforçando o passo a passo sobre como cultivar lavanda no vaso, fizemos um checklist para te ajudar. Confira com atenção cada tópico e qualquer dúvida, é só revisar as informações.

  • Mantenha em ambiente ensolarado;
  • Não se esqueça de regar as flores, mas sem exagero;
  • Tenha cuidados frequentes com o vaso;
  • Podas a cada três meses.

Tipos de lavanda

Lavandula angustifolia
É a mais famosa das lavandas. Contém um aroma mais leve que é conhecido pelos seus efeitos para terapia e tratamentos. Popularmente conhecida como lavanda verdadeira e lavanda inglesa (na jardinagem).

Lavanda francesa
Também conhecida como lavanda dentata, as hastes curtas e as densas folhas são algumas das características que chamam a atenção. Planta especialmente indicada para tratamentos de certas doenças, como dores de cabeça e estômago. 

Lavandula stoechas
Em Portugal, é chamada de rosmaninho, porém, é mais conhecida como planta alfazema. Essa versão possui uma ampla paleta de cores, como: amarela, rosa, roxo, vinho e lilás. 

Lavandula hybrida
Além de ter propriedades bactericidas, o seu óleo possui características  antifúngicas e antivirais, como também têm efeitos calmantes e relaxantes. Lavandim é um dos nomes como também é conhecida.

Lavandula multifida
Não possui o mesmo aroma característico das outras versões de lavanda,  por isso o seu cultivo é bem menor, comparado às outras. 

Lavandula viridis
Comum em Portugal e na Espanha, é bastante conhecida pelos efeitos para cura e por seu aroma. Seu arbusto é de pequeno porte, podendo chegar até 75cm. Muito ramificado e aromático, esse tipo de planta apresenta folhas em tom acinzentado ou verde-acinzentado.

Benefícios das lavandas

óleo de lavanda

Elas possuem diversas finalidades e podem ser utilizadas de várias formas diferentes, como por exemplo, chá das flores da lavanda ou até mesmo na culinária. A sua composição conta com ações anti-inflamatória, analgésica, antidepressiva, cicatrizante, entre outras. Devido às suas características terapêuticas e medicinais, a planta pode ser utilizada para:

  • aromaterapia;
  • produção de cosmético;
  • tratamento de sintomas de asma;
  • diminuir estresse;
  • dores.

Viu só, essa é uma planta com diversos benefícios e muito fácil de cultivar. Ou seja, uma ótima opção para os fãs de jardinagem que desejam ter uma flor bonita, cheirosa e que pode ser utilizada para inúmeros fins. Por isso, não perca mais tempo e invista nessa ideia! Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para cultivar lavanda em casa. Aproveite para visitar o nosso setor de jardinagem.

Confira algumas imagens de lavandas para você se inspirar!

erva aromática lavanda
Lavanda plantas que gostam de sol
plantas repelentes lavanda
Lavanda tem um aroma marcante e popularmente conhecido.
Tem espécie da planta de lavanda que são denominadas como alfazema
A origem da lavanda é originária dos cerrados mediterrâneos.
Ao plantar, atente-se à drenagem do solo para evitar acúmulo de água.
lavanda
O plantio de lavanda é simples e não requer muitos cuidados.
Planta vinda da região do Mar Mediterrâneo também pode ajudar a combater insônia e ansiedade.
lavanda no campo
Lavanda se adapta melhor a solos calcários, arenosos e secos.
Com calor e luz solar, a lavanda ficará sempre e com o seu aroma incomparável!
lavando roxa em vaso branco como decoração
Adaptadas ao clima tropical, as lavandas podem ser cultivadas em diversos ambientes, como casa e plantio é simples.
A lavanda não tolera solo encharcado. Então, quando for regar cuidado com exagero.
Para plantar lavanda é preciso garantir que ela esteja exposta a luz solar direta.
Essa planta tem inúmeras propriedades medicinais.
lavanda em vaso
Saiba como cultivar lavanda para deixar o seu ambiente mais lindo e cheiroso.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Luiza Salete pescador Maragno disse:

    Gostei muito das explicações sobre lavando

  2. Elisa Conceição Nogueira Graças disse:

    Minhas filhas Maria Fernanda e Maria Rita foram hoje 26/2/23 até a COBASI ( Na Av. Corifeu) e para minha surpresa trouxeram um vaso com LAVANDA. Adorei pois gosto demais, ainda estão sem flores mas li as instruções e vou segui- las. Uma duvida: deixando o vaso no jardim aonde bate sol tudo bem e se chover? Devo recolher o vaso?

    • Cobasi disse:

      Olá, Elisa! tudo bem?
      De acordo com os nossos especialistas de jardinagem, tudo bem se ela pegar chega, mas fique atenta aos excessos, ok?
      Se chover demais, retire-o!

  3. Francisco Albuquerque disse:

    Grato pelas dicas, comprei um vasinho com lavanda e me será bastante útil!

Deixe o seu comentário