Conheça as melhores plantas para ter dentro de casa

29 de março de 2021

Jardinagem
plantas dentro de casa

Além de fazer bem para o ambiente, o verde tem se tornado tendência na decoração. Esses elementos cheios de vida, no entanto, devem ser escolhidos com cuidado. No geral, as plantas para ter dentro de casa devem gostar de ambientes mais frescos e pouco sol. 

A excessão é para plantas que são posicionadas próximas às janelas ou na varanda, que precisam aceitar maior luminosidade.

Plantas para o quarto

Você já ouviu dizer que não se deve ter plantas dentro do quarto? Isso é verdade ou não passa de um mito?

As plantas são ótimas aliadas na purificação do ar e quando colocadas no quarto, elas até nos ajudam a dormir melhor. Por isso, se você adora decorar ambientes com muito verde, inclua o seu quarto nessa!

Além disso, de uns tempos para cá, o uso das plantas dentro de casa e como objetos decorativos se tornou uma tendência. Junto com isso, foram desenvolvidos diversos móveis para acomodar vasos das mais diversas plantas. Mais saúde e muito mais beleza para todos os cômodos.

As plantas podem ser inseridas em todos os ambientes da casa. Na hora de decorar, basta escolher um vaso ou cachepot que esteja de acordo com a decoração. 

Quais os benefícios de ter plantas dentro de casa?

Certamente você já ouviu falar que as árvores são ótimas para purificar o ar e evitar que o tempo fique muito seco nas grandes cidades. Isso é realmente verdade, mas, além das árvores, ter plantas dentro de casa também podem fazer muito bem para os moradores. 

Fazer a decoração repleta de plantas vem conquistando casa vez mais lares. Além de embelezarem o ambiente, elas podem promover inúmeros benefícios para a saúde. 

As plantas podem promover o relaxamento. Elas estimulam a liberação de adrenalina, aumentando os níveis de oxigenação do corpo.

Algumas espécies de plantas medicinais, como o alecrim, hortelã, camomila e alfazema, são ótimas para ter no quarto. Elas exalam perfumes muito agradáveis além de possuírem propriedades relaxantes. Aromaterapia natural!

As plantas também ajudam a melhorar a qualidade do ar, sendo ótimas umidificadoras de ambiente. Devido a sua transpiração, elas promovem a liberação de água.

Aliadas à purificação do ar, as plantas também são parceiras na hora de combater as alergias. Algumas espécies absorvem agentes alergênicos como mofo e poeira, é o caso do Clorofito, uma planta ornamental conhecida como paulistinha e gravatinha. 

Plantas como a Hera e a Babosa são ótimas aliadas na hora de purificar o ar e absorver traços de formaldeído que podem estar no ambiente. 

A maioria das plantas são extremamente decorativas e combinam muito bem em todos os ambientes. Na hora de decorar é possível apostar no estilo das folhas, no formato e nas cores das flores. 

Quais as melhores plantas para ter dentro de casa?

plantas para decoração

Embora a decoração com plantas seja uma tendência, é importante reconhecer que algumas espécies gostam mais de viver ao ar livre. Algumas plantas precisam de sol forte constantemente, outras já se adaptam muito bem dentro de casa. 

Para definir quais as melhores plantas para ter dentro de casa, é importante conhecer muito bem cada uma delas:

Suculentas

As suculentas são ótimas opções para os ambientes internos. Além disso, são muito fáceis de cuidar e não necessitam de muita água. 

Espada de São Jorge

Muito famosa, a espada de São Jorge é uma planta muito fácil de ser cultivada. Ela se dá muito bem tanto em ambientes internos quanto externos, e não necessita de muitas regas. 

Jibóia

Esta planta pendente pode ser encontrada de diversas cores e formatos. Ela se dá muito bem em ambientes escuros, sendo ótima para a decoração de quartos e ambientes mais úmidos, como banheiros. Escolha um vaso pendente e veja suas belas folhas deslizarem pela parede.

Hera

Conhecida por ser uma espécie venenosa, a hera também é uma planta pendente que pode ser encontrada em várias cores e formatos. Ela é muito usada nas decorações por quem gosta das plantas pendentes, mas merece cuidados para quem tem animais de estimação em casa. 

Bambu-da-sorte

É uma das plantas mais usadas pelos paisagistas na hora de compor a decoração de casas e apartamentos. o Bambu é fácil de ser encontrado e muito fácil de cuidar, pode ser plantado em terra ou cultivado em água. 

Orquídeas

Para quem gosta de cor e flores, as orquídeas podem ser ótimas opções de decoração. Elas gostam de uma iluminação mais leve, sem sol muito quente, o que permite que vivam facilmente dentro das casas compondo ótimas decorações para sala ou cozinha. 

Além dessas, existem infinitas opções para decorar a casa. A melhor forma de saber se as plantas escolhidas se darão bem dentro de casa é conhecendo mais sobre a espécie, se ela se adapta a ambientes internos ou se prefere uma luz radiante o dia todo. 

Gostou deste texto? Saiba mais dicas dobre decoração e jardinagem em nosso blog: