Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça as melhores plantas para ter dentro de casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
plantas dentro de casa

Além de fazer bem para o ambiente e deixar o lar mais agradável, ter plantas na decoração tem se tornado aquele tipo de tendência que é ótimo seguir, pois amplia a conexão com a natureza. Então, se você quer incrementar o seu espaço com muitos formatos e cores que só as plantas podem proporcionar, confira algumas espécies de plantas para dentro de casa agora mesmo. 

Qual a melhor planta para se ter na sala?

A sala é aquele ambiente de convivência, onde recebemos amigos e familiares, e que deve ser decorada de acordo com o gosto pessoal dos moradores. Se você está buscando sugestões naturais para deixar o seu cômodo mais aconchegante, com boas energias, leveza e que passe uma boa impressão, certamente o que está procurando é o uso de plantas para sala. A boa notícia é: o que não falta são opções. Confira!

Samambaia 

samambaia para decorar casa
Samambaia é uma das plantas mais queridinhas para decorar casas, como também de paisagistas e designers de interiores.

No geral, as suculentas são ótimas opções para decorar salas e outros ambientes internos. Além de fáceis de cuidar, essas plantas ornamentais se adaptam a diversos tipos de espaços. 

Falando especificamente das folhas da samambaia, essa espécie tem como destaque sua característica de caimento volumoso, o que é o seu charme especial. É muito comum usá-la em vasos suspensos – ideal para conseguir todo o efeito visual que a planta pode proporcionar – ao lar.

Não demandando um cronograma diário de rega, a atenção em relação aos cuidados com as samambaias fica por conta da posição em que é cultivada. O mais indicado é posicioná-la em um ambiente sem luz direta, como também que não tenha exposição a rajadas de vento.

Outras duas boas sugestões de plantas para decorar a sala são: Ficus lyrata e Costela-de-Adão.

Qual a melhor planta para ter no quarto?

Não se deve ter plantas dentro do quarto: verdade ou mito? Mito! As plantas são ótimas aliadas na purificação do ar e quando colocadas no quarto, elas até nos ajudam a dormir melhor. Por isso, se você adora plantas para interior de casas com muito verde, inclua o seu quarto nesse tipo de decoração.

Dinheiro em Penca

planta dinheiro em penca
A espécie dinheiro em penca é conhecida como a planta que traz boas energias, fortuna e prosperidade para sua casa.

Já ouviu falar sobre a planta Dinheiro em Penca? Também conhecida como tostão, essa espécie é frequentemente utilizada para deixar qualquer ambiente mais charmoso. Inclusive, é um elemento bastante popular no Feng Shui – uma prática chinesa que tem o objetivo de eliminar as energias negativas dos ambientes – por promover leveza, prosperidade e bons fluídos.

Estamos falando de uma plantinha de fácil cultivo: gosta de sombra total ou parcial e uma terra úmida para se desenvolver. A precaução é tomar cuidado com a utilização do ar-condicionado, pois a planta não se adapta bem em ambientes frios. 

Pode ter planta na cozinha?

Não só pode, como deve. Inclusive, as plantas vão amar viver na sua cozinha e você vai ganhar um toque de cor e purificação do ar.

Ervas

ervas para cozinha
Cultivar ervas é uma boa ideia para energizar diferentes ambientes da casa.

A nossa dica combina perfeita com a cozinha: ervas. Primeiro, cozinhar com ervas frescas, orgânicas e cultivadas por você mesmo dá uma sensação especial de todo o processo ter passado pelas suas mãos.

Bastante resilientes e saborosas, você vai precisar apenas ter uma cozinha que receba luz direta na maior parte do dia, para garantir o crescimento das ervas, como: cebolinha, salsa, hortelã, tomilho, alecrim, manjericão, orégano e coentro. As tão famosas e conhecidas PANCS, Plantas Alimentícias Não Convencionais para cultivar e cuidar em casa.

Tem outras opções que certamente podem ajudar na decoração da sua cozinha, como: lírio da paz, Jibóia (Epipremnum aureum), Gravatinha, Língua de Sogra, entre outras.

Que tipo de planta posso colocar no banheiro?

Para proporcionar mais frescor ao seu banheiro, existem diversas alternativas de plantas que vão te ajudar, como: Avenca, Bromélias, Orquídeas e Peperômia. Que são ótimas escolhas, como também tem a nossa dica especial.

Espada de São Jorge

espada de são jorge em vaso
Muito comum em décadas anteriores, a Espada-de-São-Jorge é uma planta que voltou a ser tendência do mundo decorativo com plantas.

Muito famosas, as Espadas de São Jorge são plantas para ambientes internos, de fácil cultivo e se dão muito bem em meia-sombra ou luz direta. O cronograma de rega pode ser limitado a uma vez por semana, sendo necessário aumentar para duas vezes no verão. Apenas cuidado com excesso de água para não apodrecer a planta.

A Espada de São Jorge é uma dica para todos os cômodos, geralmente é colocada na entrada das casas, pois dentre os seus significados está a proteção. Como também acredita-se que é uma planta que pode trazer prosperidade, abundância e coragem para os moradores.

Não vai embora, ainda! Tem mais dicas de flores para dentro de casas.

Quais as melhores plantas para ter dentro de casa?

Embora a decoração com plantas seja uma tendência, é importante reconhecer que algumas espécies gostam mais de viver ao ar livre. Outras plantas precisam de sol forte constantemente, enquanto há variedades que se adaptam muito bem dentro de casa. Para definir quais as melhores plantas para ter dentro de casa, é importante conhecer muito bem cada uma delas. Por isso, separamos algumas informações de plantas para ter dentro de casas.

Plantas para dentro de casa – Jibóia

planta jibóia decorar casa
A planta jiboia é uma ótima espécie para decorar a casa, pois além de ser uma trepadeira linda é muito fácil de cuidar

Esta planta pendente pode ser encontrada em diversas cores e formatos. Ela se dá muito bem em ambientes escuros, sendo ótima para a decoração de quartos e ambientes mais úmidos, como banheiros. Escolha um vaso pendente e veja suas belas folhas deslizarem pela parede.

Plantas para dentro de casa – Hera

planta hera para decorar casa
A hera é uma planta fácil de cuidar e versátil, ideal para dar um toque de vida para o ambiente, seja como trepadeira ou em cascata.

Conhecida por ser uma espécie venenosa, a hera também é uma planta pendente que pode ser encontrada em várias cores e formatos. É muito usada em decorações por quem gosta das plantas pendentes, mas merece cuidados para quem tem animais de estimação em casa.

Plantas para dentro de casa – Bambu-da-sorte

bambu-da-sorte plantas para dentro de casa
O bambu-da-sorte é considerada uma planta ‘amuleto’ por simbolizar prosperidade, flexibilidade, fartura e força.

É uma das plantas mais usadas pelos paisagistas na hora de compor a decoração de casas e apartamentos. O Bambu é fácil de ser encontrado e muito fácil de cuidar, além disso pode ser plantado em terra ou cultivado em água.

Plantas para dentro de casa – Orquídeas

plantas para dentro de casa orquídeas
Invistir em arranjos de orquídeias, certamente vai deixar o seu mais lar mais colorido e cheio de vida.

Para quem gosta de cor e flores, as orquídeas podem ser ótimas opções de decoração. Elas gostam de uma iluminação mais leve, sem sol muito quente, o que permite que vivam facilmente dentro das casas compondo ótimas decorações para sala ou cozinha.

Além dessas, existem infinitas opções para decorar a casa. A melhor forma de saber se as plantas escolhidas se darão bem dentro de casa é conhecendo mais sobre a espécie, se ela se adapta a ambientes internos ou se prefere uma luz radiante o dia todo.

Aqui, no Blog da Cobasi você encontra diversos conteúdos exclusivos sobre jardinagem, com informações importantes de plantas, cuidados, dicas e muito mais. Vá até a busca e procure pela planta que você tem interesse em conhecer mais.

Quais os benefícios de ter plantas dentro de casa?

Certamente você já ouviu falar que as árvores são ótimas para purificar o ar e evitar que o tempo fique muito seco nas grandes cidades. Isso é realmente verdade, mas, além das árvores, ter plantas dentro de casa também pode fazer muito bem para os moradores.

Fazer a decoração repleta de plantas vem conquistando cada vez mais lares. Além de embelezar o ambiente, elas podem promover inúmeros benefícios para a saúde. As plantas ajudam a relaxar e estimulam a liberação de adrenalina, aumentando os níveis de oxigenação do corpo.

Algumas espécies de plantas medicinais, como o alecrim, hortelã, camomila, lavanda e alfazema, são ótimas para ter no quarto. Elas exalam perfumes muito agradáveis além de possuírem propriedades relaxantes. É uma verdadeira aromaterapia natural!

plantas para dentro de casa

As plantas também ajudam a melhorar a qualidade do ar, sendo ótimas umidificadoras de ambiente. Devido a sua transpiração, elas promovem a liberação de água. Aliadas à purificação do ar, as plantas também são parceiras na hora de combater as alergias. Algumas espécies absorvem agentes alergênicos como mofo e poeira, é o caso do Clorofito, uma planta ornamental conhecida como paulistinha e gravatinha.

Plantas como a Hera e a Babosa são ótimas aliadas na hora de purificar o ar e absorver traços de formaldeído que podem estar no ambiente. A maioria das plantas são extremamente decorativas e combinam muito bem em todos os ambientes. Na hora de decorar é possível apostar no estilo das folhas, no formato e nas cores das flores.

Lembre-se: seja para ambientes internos ou externos a sua plantinha vai demandar cuidados específicos para o seu desenvolvimento. Visite agora mesmo o setor de jardinagem da Cobasi e encontre tudo o que é essencial para as plantas, como: substrato, vasos, terra, acessórios e muito mais. Afinal, o seu jardim merece o melhor para promover o melhor. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário