Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Bambu da sorte: descubra como cuidar da planta da prosperidade

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
vaso com bambu da sorte
O bambu da sorte é famoso por atrair boas energias

O bambu da sorte é uma planta repleta de simbolismo, que além da beleza das flores, também é uma boa opção para atrair boas energias e prosperidade para o seu lar e toda  a sua família. Venha com a gente e descubra tudo sobre a espécie, inclusive como é fácil e simples cultivá-la em casa. Confira!

Planta bambu da sorte: o que é?

Você sabia que a planta bambu da sorte não faz parte da mesma família dos bambus tradicionais? É isso mesmo!  Ela pertence à Ruscaceae um gênero com mais de 500 espécies diferentes.

O bambu da sorte recebe esse nome devido à sua aparência, formada por um caule firme e em gomos, bem semelhante aos bambus encontrados na natureza.Uma curiosidade sobre a espécie é que essa planta consegue se desenvolver apenas com água, sem a necessidade de uso de terras, adubos e substratos.

Bambu da sorte: significado

O bambu da sorte é uma planta nativa do continente africano. Apesar disso, ela é muito famosa na Ásia devido ao seu significado. De acordo com a crença oriental, a planta bambu da sorte é responsável por atrair prosperidade, sorte e boas energias para o ambiente onde é cultivado.

Por isso, é muito comum ser oferecido como presente em ocasiões especiais. Inclusive, parte da crença diz que para conquistar as energias positivas do bambu da sorte, ele deve ser recebido como presente e não comprado. Na China, por exemplo, a planta bambuzinho da sorte é usada para marcar o início de um novo ciclo como, por exemplo:

  • nascimentos;
  • casamentos;
  • mudanças de residência;
  • novos trabalhos.

Bambu da sorte: o significado dos caules

Além de simbolizar boa sorte e prosperidade, o significado do bambu da sorte pode mudar de acordo com número de caules plantados em vasos. De acordo com a sabedoria oriental, você atrai as seguintes energias de acordo com os caules.

  • vaso com um caule: sorte na vida;
  • bambu da sorte com dois caules: união e sorte no amor;
  • três caules da planta: longevidade, prosperidade e felicidade;
  • quatro caules de bambu: protege contra doenças;
  • cultivo de cinco caules: desperta a criatividade e entusiasmo.

Bambu da sorte: como cuidar e cultivar

bambu da sorte como cuidar
O bambu da sorte tem origem africana.

Uma das principais características do bambu da sorte é ser uma planta muito simples de cuidar, já que quase não precisa de manutenção. O que o entusiasta por jardinagem precisa ficar atento é: a escolha do vaso correto, a luminosidade, podas e a rega. Saiba melhor sobre cada uma dessas etapas de cuidados.

O melhor vaso para o bambu da sorte

O primeiro passo para garantir o bom desenvolvimento dos caules de bambu da sorte e atrair a energia desejada, é a escolha do vaso. Priorize recipientes com diâmetros maiores, pois as raízes da planta precisam de muito espaço para crescerem.

Cuidados a luminosidade de ambiente

O bambu da sorte é uma planta de meia sombra. Por isso, jamais as deixe expostas à luz direta do sol. Isso pode fazer com que o bambu da sorte fique amarelado ou com as folhas queimadas. Próximo às janelas e varandas são as melhores opções para cuidar da planta bambuzinho da sorte.

Faça a poda higiênica da sua planta bambu da sorte

Uma boa maneira de cuidar da saúde da sua planta bambu da sorte é realizar a poda higiênica periódica. Quando as folhas estiverem muito grandes e machucadas, é o momento certo de realizar o cuidado. Lembre-se de usar ferramentas de corte e poda para remover as folhas.

O bambu da sorte precisa de rega constante

Por ser uma planta oriunda da hidrocultura, o bambu da sorte é uma planta que pode ser criada tanto em um solo rico em adubo ou diretamente na água. No primeiro caso, é importante fazer a hidratação da planta diariamente, procurando sempre deixar o substrato úmido.

Cultive o bambu da sorte na água

Uma alternativa ao cultivo tradicional é cuidar do bambu da sorte diretamente na água. Pode ser em um vaso, um frasco largo ou até em um aquário para peixes. Nesses casos, o recomendado é fazer a limpeza do recipiente e a troca completa da água a cada dois ou três dias.

Posso fazer mudas com bambu da sorte?

Sim! O processo de criação de mudas a partir do bambu da sorte é bastante simples. Sendo necessário apenas retirar um talo de aproximadamente 8 cm do bambu e colocá-lo em um recipiente com água. Pronto, agora basta esperar o surgimento das raízes da planta.

Gostou de aprender como cuidar do bambu da sorte? Então, diga para gente: você teria essa delicada planta em casa?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

12 Comentários

  1. Ronaldo disse:

    Excelentes dicas! Tenho em casa o bambu da sorte e estava preocupado em como cuidar. Com as dicas ficou mais fácil! Grato!

  2. Antônia Maria da Conceição do Nascimento disse:

    Obrigada por essas dicas maravilhosas ❤ plantas

  3. Gostei muito das informações. Obrigada disse:

    Gostei muito das informações. Obrigada

  4. Sa dra Ribeiro disse:

    Amei as dicas de como cuidar, mas fiquei com dúvidas da poda, de como fazer mudas.

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Com uma faca ou tesoura de poda, faça cortes finos e retos. Utilize canela em pó para cicatrização e prevenção de fungos.

  5. Ana Lea Brasileiro disse:

    Foi otimo porque tirou minhas duvida eu disse pra minha vizinha que era bambu da sorte ela disse que me venderam enganado.E descobri tambem como fazer mudas👍😍

  6. Gastei muito das dicas, realmente não sabia cuidar, obrigada. disse:

    Gostei bastante das dicas, realmente não sabia cuidar do bamboo da sorte.

  7. Sheila Garcia Cario disse:

    Quero receber instruções sobre sua criação

  8. Viviane disse:

    Amei as dicas,agora viu cuidar do meu bambu da sorte que ganhei da minha filhota 🥰 grata!

  9. Cecilia Sicc disse:

    Eu comprei os bambus da,sorte.
    Tem algum p

  10. Francisca Abreu disse:

    Bom dia! Gostei muito das informações sobre o bambu da sorte.
    Eu tenho um e tinha muitas duvidas sobre os cuidados. Eu amo plantas..

Deixe o seu comentário