Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coqueiro de vaso: aprenda como cultivar em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
vaso com coqueiro
Coqueiros de vaso são ótimos para decorar ambientes

Coqueiro de vaso é uma planta charmosa, muito simples de cuidar e que ajuda a criar um visual sofisticado à decoração de qualquer ambiente. Por isso, nós preparamos uma lista com tudo o que você precisa saber para cuidar corretamente do seu coqueiro de jardim. Confira!

Coqueiro em vaso: qual tipo de planta escolher?

O primeiro passo para ter um belo coqueiro em vaso decorando o jardim, varanda ou aquele canto especial da casa passa pela escolha da planta. Na natureza há uma grande variedade delas e para ajudar na sua escolha, nós listamos os três tipos de coqueiros para vasos que fazem mais sucesso. Conheça! 

Licuala grandis

Licuala grandis no jardim
A palmeira leque pode ser cultivada em vaso ou jardim

A primeira opção de coqueiro de vaso é o Licuala grandis, também conhecido em algumas regiões do país por palmeira leque. Nativa de clima úmido, característica de regiões tropicais, ela é uma planta que necessita de poucos cuidados para se desenvolver. Quando na fase adulta, pode medir até 3 metros de altura.

Rhapis excelsa

jardim de Rhapis excelsa
Palmeira Rápis é uma planta para locais à meia sombra

A palmeira-rápis, o nome popular do coqueiro de vaso Rhapis excelsa é muito indicada para a decoração de ambientes internos devido ao seu tamanho compacto. Podendo atingir até 4 metros de altura, ela é uma planta que pode ser cultivada tanto à meia sombra quanto exposta diretamente ao sol.

Areca-bambu

Areca-bambu na sala
A Areca-bambu deve ser cultivada em locais onde haja sol.

O Areca-bambu é o coqueiro de vaso mais famoso, já que é o queridinho entre os paisagistas. Isso acontece devido à coloração única e brilhante de suas folhas e a versatilidade. Uma vez que ela pode ser plantada tanto diretamente no jardim quanto em pequenos cachepôs.

Saiba com cultivar do seu coqueiro de vaso

Cultivar um coqueiro de vaso em casa é muito simples. Da mesma maneira que outras plantas de clima tropical, é preciso se atentar a três fatores, que são: exposição ao sol, qualidade do substrato e quantidade de rega. Conheça melhor a importância de cada um deles.

Qual a melhor iluminação para o coqueiro de vaso?

De maneira geral, os coqueiros de vaso podem ser cultivados tanto com exposição direta aos raios solares quanto à meia-sombra. O importante é que as plantas possam receber a quantidade mínima de sol todos os dias. De preferência a horários em que o calor é menos intenso.

Escolha o vaso do tamanho adequado à planta

Os coqueiros de vaso são tipos de plantas que podem ser consideradas de médio e grande porte. Em virtude disso, o recomendado é escolher vasos de tamanhos grandes feitos em barro. Pois facilitam a drenagem do solo e a retenção dos nutrientes. O ideal é que eles tenham, ao menos, 50 cm de profundidade.

Invista em um solo rico em nutrientes

Tão importante quanto a escolha certa do vaso e da localização para o coqueiro de vaso, é oferecer um solo rico em nutrientes e minerais. Por isso, nada melhor do que investir em substratos orgânicos compostos por húmus de minhoca e cascalho para facilitar a drenagem.

Cuidados com a rega do coqueiro em vaso

A rega do coqueiro em vaso merece um cuidado especial pelo apaixonado por jardinagem e decoração. O solo precisa estar sempre úmido para favorecer a absorção dos nutrientes pela planta. Entretanto, é preciso atenção para não deixá-lo encharcado, pois há risco de apodrecer as raízes. Regar a terra de duas a três vezes por semana é o suficiente.

Não se esqueça da adubação

Por fim, não se esqueça de fazer a adubação do seu coqueiro de jardim em vaso a cada 6 meses. Para isso, escolha sempre fertilizantes naturais ricos em potássio, fósforo e nitrogênio. E lembre-se: coloque a mistura sempre próxima às bordas dos vasos para facilitar a absorção dos nutrientes pelas raízes da planta.

Faça podas periódicas

Para garantir que a sua planta se desenvolva sempre bonita e com saúde, faça a poda periódica de folhas doentes ou secas. Dessa maneira, você evita que elas absorvam os nutrientes que deveriam ir para as folhas saudáveis da planta.  

Viu como é fácil cultivar coqueiro de vaso em casa? Que tal separar um espaço para ele em seu jardim?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Sandra Talyuli de oliveira disse:

    Informação perfeita sobre o que pedi

Deixe o seu comentário