Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tipos de cactos: conheça as espécies dessa planta

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cactos com céu aberto
Cactos são planta bem comuns no Brasil

Já pensou em conhecer os principais tipos de cactos que fazem parte da flora brasileira? Confira as principais espécies dessa planta e qual delas escolher para a sua casa ou jardim. Acompanhe! 

Cactos: o que são?

Cactos: o que são?

Os cactos são plantas conhecidas por seu visual único,fáceis de cuidar e se adaptarem a ambientes com pouca umidade. Nativos dos desertos e regiões semi-áridas do continente americano, elas pertencem à família das Cactaceae,  com mais de 1800 espécies catalogadas.

Cactos e suculentas são iguais?

Essa é uma dúvida comum, mesmo entre os apaixonados por jardinagem. Na verdade, todo cacto é uma suculenta, mas nem toda a suculenta é um tipo de cacto.

Por exemplo, a espécie suculenta é composta por mais de 20 mil tipos de plantas, sendo que apenas 10% são cactos. A principal diferença entre essas plantas está na base da saída dos espinhos, pois as suculentas contam com um tipo de auréola de sustentação e os cactos não.

Quantos tipos de cactos existem no Brasil?

No Brasil é possível encontrar aproximadamente 100 tipos de cactos diferentes, com 85% deles localizados no semi-árido. Entre eles, as espécies que mais se destacam são: 

Pilosocereus Magnificus

tipo de cacto com coloração azul
Pilosocereus Magnificus pode ser encontrado no interior de Minas Gerais

O Pilosocereus Magnificus é um dos tipos de cactos brasileiros que mais fazem sucesso no exterior por causa da tonalidade azul clara. Ela é um tipo de planta que tem como habitat natural a divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. 

Considerada um tipo de cacto de grande dimensões, o seu tronco pode chegar a até 5 metros de altura na fase adulta da planta. Já as flores, durante o auge da floração, podem medir 6 centímetros.

Coroa-de-Frade

cacto em forma de bola sobre pedras
Ele recebe esse nome por causa do detalhe vermelho na parte superior.

Uma planta característica do semiárido nordestino é o Coroa-de-Frade. Diferente dos outros tipos de cactos brasileiros, ele se destaca pelo formato redondo e um pequeno “chapéu” vermelho na parte superior da planta. De tamanho compacto, ela não tolera baixas temperaturas.

Mandacaru 

cactos com vegetação em volta
O Mandacaru é o cacto símbolo da região nordeste.

Se há um tipo de cacto que representa o nordeste brasileiro, esse é o Mandacaru. Com o nome científico de Cereus Jamacaru, a planta costuma ser usada na criação de cercas vivas e na recuperação de terrenos degradados que sofrem com a falta de nutrientes.

Cacto Flor-do-luar

flores brancas de cactos
O flor-do-luar recebe esse nome devido à floração nortuna.

A flor-do-luar é um tipo de cacto que faz parte da flora da região amazônica do Brasil. Ela recebe esse nome pois sua floração acontece a noite, dando origem a lindas flores brancas, que são polinizadas por mariposas. 

Cereus stenogonus

cacto com vegetação ao fundo
O Cereus é o maior cacto brasileiro e pode medir até 8 metros.

Um dos tipos de cacto símbolo da região do Pantanal é o Cereus stenogonus. A planta chama a atenção por seu tamanho, que pode chegar a até 8 metros de altura. Além disso, ela armazena a água coletada nos tempos de chuva para se manter hidratada durante os períodos de seca.

Mini cactos

É claro que os cactos brasileiros são bonitos, porém não são indicados para cultivar em casas e apartamentos, afinal são plantas grandes e robustas.  Para quem deseja ter uma planta compacta e fácil de cuidar em uma alternativa são os mini cactos. 

Além do tamanho que combina com a decoração de qualquer ambiente, uma grande vantagem dos minis cactos é que eles são fáceis de encontrar. É só visitar uma loja especializada em flores e plantas para encontrar um modelo para a sua casa. 

Cactos grandes

Para quem tem à disposição um jardim amplo e aberto, uma boa opção para dar uma cara nova ao espaço são os tipos de cactos grandes. É possível encontrar mudas e vasos com espécies que podem medir de  3 a 5 metros de altura.

Para ter qualquer tipos de cactos grande em casa é importante lembrar que é necessário que o cultivo seja feito em áreas com exposição direta ao sol. Pois elas são espécies que não se dão bem com falta de luz natural.

Existem cactos com flores?

Apesar de não ser tão comum, é possível encontrar tipos de cactos que dão flores. Na verdade, todas as plantas da espécie têm a capacidade de florescer. O que elas precisam para florir são condições ideais de iluminação, rega e substratos ricos em nutrientes como o potássio.

Um bom exemplo desse tipos de cactos que dá flores é a flor de maio.Originária do Brasil, ela costuma crescer entre galhos e troncos de árvores e conjuntos de rochas. O charme da planta fica por conta do tom rosa de suas flores, que criam um visual único.

Gostou de conhecer os principais tipos de cactos que existem no Brasil? Conte para gente, deu vontade de levá-los para casa?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. celiareginagoncalves94@gmail.com disse:

    Sou apaixonada por cactus e suculentas gostaria muito de saber mais sobre

  2. Osvaldo Bosco Bentes Nogueira disse:

    Muito boa as informações e com os cactos , alguns eu não conhecia. Tenho em casa os mini-cactos e decoram bem a casa . Obrigado !

  3. Creuza disse:

    Eu tenho um cacto mais Ele cresceu muito, eu posso cortar ele ,e como corto

    • Cobasi disse:

      Olá, Creuza! tudo bem?

      Cactos só devem ser podados em duas circunstâncias: para remover os ramos secos, que impedem o crescimento de novos brotos, ou para controle da altura. Como você precisa fazer o controle de altura, é importante ter o olhar de um profissional para uma poda proporcional ao desenho, evitando que a espécie dobre ou quebre. Ok?

Deixe o seu comentário