Cacto bola: tudo o que você precisa saber para ter essa planta em casa

Compartilhar:


cacto bola

O Echinocactus grusonii, conhecido popularmente como Cacto bola, é nativa da América Central, mais precisamente do México. De cor verde e crescimento rápido, essa espécie vegetal tem conquistado cada vez mais fãs, principalmente por ser uma planta elegante e que consegue viver centenas de anos, passando de geração em geração.

Ainda assim, esse aumento na popularidade é devido ser considerada uma planta fácil de cuidar e que deixa qualquer ambiente mais autêntico e cheio de personalidade. Neste artigo, vamos explorar mais sobre essa beleza exótica, como também suas características, dicas sobre cuidados e tudo o que você precisa saber para ter Cacto de bolinha em casa.  

Cacto Bola: principais características e curiosidades

Pertencentes à família botânica das cactáceas, os cactos bolinha tem como característica base o formato de globo e cheio de nervuras cobertas de espinhos de cor dourada, rígidos e afiados.

Em relação a quanto tempo dura um Cacto bola. Essa espécie possui um ciclo perene, ou seja, tem um tempo de vida longo. Como mencionamos, por ser uma planta que pode viver por muito tempo, sendo considerada um monumento vivo pela sua longevidade.

Da classe de pequeno porte, quando bem tratado esse tipo de cacto pode chegar a uma altura média de 30 centímetros e diâmetro de 30 centímetros a um metro. Como resultado, durante o verão pode surgir  o Cacto bola com flor, que é quando desabrocha de forma solitária, com coloração atrativa, grande e ficando localizada na parte de cima que envolve a planta.

Outra curiosidade é sobre os nomes, que na gíria popular é conhecida também, como: banco da sogra, cadeira de sogra, poltrona de sogra, cacto bola de ouro e barril dourado. Interessante, não é mesmo?

Cacto bola: tipos

Existem alguns tipos de Cacto bola na natureza, de diferentes tamanhos e características. Abaixo, listamos 3 tipos super interessantes. Confira!

  1. Stenocactus crispatus
  2. Mini cacto bola
  3. Stenocactus phyllacanthus

1- Stenocactus crispatus

Stenocactus crispatus

Essa espécie do gênero Stenocactus tem em média 10 cm de largura e 20 cm de altura. Seu formato é globoso e pode se diversificar nas cores entre verde-azulado, verde-escuro mate ou até oliva escuro. As flores da planta desabrocham na parte central, em forma de funil e pequenos, com até 4 cm de comprimento, em forma de funil. 

2- Mini cacto bola

mini cacto bola

A estrutura compacta do Mini Cacto bola é uma ótima opção para quem busca um pequeno detalhe para o seu ambiente e que não exige tantos cuidados de manutenção. O formato é idêntico ao modelo tradicional, com apenas a diferença no tamanho. Então, um arranjo com a versão mini, pode dar um aspecto paisagístico que você está buscando para decoração do seu espaço. 

3- Stenocactus phyllacanthus

3- Stenocactus phyllacanthus

Com bordas onduladas, aréolas e espinhos que parecem folhas de grama seca, a planta assume uma forma esférica ou cilíndrica. Comparados com as outras plantas da família, esse tipo é um pouco mais achatado, fino e espalhado. A floração pode ser bastante longa, com uma decoração no topo do caule e botões com pétalas branco-amareladas que não ultrapassam 2 cm. 

Como cuidar de um Cacto bola?

Em suma, essa planta consegue se desenvolver bem em clima seco e quente, uma característica da espécie que possui mecanismos de armazenamento de água para sobreviver nesse tipo de ambiente. Porém, para quem quiser cultivar o Cacto bola em casa, alguns cuidados específicos precisam ser aplicados. 

Luz e Temperatura
Mesmo sendo acostumada com muita luz e sol direto, o recomendado é ir girando periodicamente para que a planta receba a luz do sol de uma maneira balanceada e sem grandes discrepâncias de temperaturas.

Solo
A terra é um dos pontos mais importantes dos cuidados com os cactos, pois precisa ser específica para a planta, ou seja permeável, com um bom sistema de drenagem, para que a área não fique encharcada. O indicado é equilibrar o preparado terra e areia, para tentar chegar o mais próximo possível do ambiente natural dos cactos. 

Vaso 
Do mesmo modo, a drenagem também é importante na escolha dos vasos. Por isso, uma das boas alternativas é o vaso de barro. Na Cobasi, você encontra uma variedade de tamanhos e modelos, converse com nossos colaboradores especializados para saber mais sobre as opções. 

Fertilização
Invista em adubos e fertilizantes para cuidar da sua planta na fase de crescimento. Então, procure por fertilizantes específicos, essa é uma forma saudável de fortalecer e garantir que o cacto receba os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. 

Pragas e doenças
Mesmo sendo bem resistente, algumas pragas e doenças podem acometer e gerar problemas à saúde das plantinhas. Nesse sentido, inseticidas simples podem ser úteis na segurança dos cactos. 

Como fazer mudas de Cacto bola?

cacto bola

O processo de separação da muda de cacto pode ser feito com sementes adicionadas a pequenas covas, que posteriormente precisam ser irrigadas. Também é possível reproduzi-las através do corte dos brotos que são colocados em um outro local para enraizarem.

Gostou de conhecer mais sobre as características, tipos e como cuidar de cacto bola? Na Pet-shop online da Cobasi, você encontra tudo para jardinagem, uma variedade de plantas para a sua casa, vasos, fertilizantes, regadores, acessórios e muito mais! Aproveite nossas promoções tanto no app, site e nas lojas físicas. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário