Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cactos e suculentas: plantinhas fáceis de cuidar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cactos e suculentas na decoração

A tendência de cactos e suculentas na jardinagem e também decoração veio pra ficar! Essas plantinhas, que são pra lá de simpáticas, não precisam de cuidados rígidos e são bonitas por natureza, enfeitando salas, varandas e outros ambientes da casa.

Que tal conhecer melhor sobre elas, além de ler sobre dicas para cuidar e mantê-las bem bonitas? Temos vários conselhos para jardineiros de primeira viagem!

O que são cactos e suculentas?

Em primeiro lugar, vamos te ensinar que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto! Isso mesmo. Os cactos são da família das cactáceas, sendo que uma das principais características dessas plantas é sua habilidade em sobreviver em lugares quentes e secos, como os desertos.

Do outro lado, temos as suculentas, plantas que sobrevivem com pouca luz e armazenam água nas suas raízes, caules e troncos, a fim de aguentar um período maior sem chuva ou regas.

Por fim, quando falamos que nem toda suculenta é cacto, estamos nos referindo ao fato de existirem mais de 22 mil espécies de suculentas em comparação com os 2 mil tipos de cactos.

Como cuidar de cactos e suculentas?

As vantagens em cultivar cactos e suculentas são diversas e vão desde o fácil manuseio a poucos cuidados para as plantinhas estarem sempre bonitas. Alguns apaixonados por essas espécies se interessam em criar terrários para reunir diversos tipos em um só vaso, outros preferem vasinhos separados.

No geral, você precisa se atentar a alguns detalhes, como os pedriscos, um item decorativo belo, porém prejudicial à planta. Neste caso, aposte em outros materiais, como cascas de pinus ou pedrarias.

Quando molhar cactos?

mesa com cactos e suculentas

Esta ainda é uma questão tratada com frequência, mas o segredo em oferecer o volume de água ideal para a planta está no seu dedo. Quer saber por quê? Você pode verificar se o vasinho está precisando de água afundando o indicador na terra. Se sair seco, é o momento certo, caso contrário, espere mais um dia.

Na maioria das vezes, uma colher com água por semana é o suficiente para vasos pequenos, se o recipiente for maior, aumente a quantidade.

Porque criar cactos?

Há inúmeros motivos para ter cactos e suculentas em casa, pois além da jardinagem ser um hobby relaxante, essas plantas ficam lindas na decoração. Você pode combinar diferentes vasos, espécies variadas e deixar seu cantinho mais alegre. No mais, com poucos produtos para jardinagem você já consegue investir no passatempo.

Outra dica é presentear seus entes queridos e amigos com vasinhos cultivados por você.

Como cultivar cactos pequenos?

Essas espécies se adaptam facilmente a espaços menores, então você não precisa se preocupar em oferecer vasos grandes para uma mudinha. Em relação a rega, como falamos, uma colher de água basta com frequência semanal.

Se quiser se aventurar ainda mais no mundo dos cactos e suculentas, você pode replicar suas plantas através do replantio. Basta retirar algumas folhas, colocá-las em solo úmido que aos poucos vão se desenvolver.

Gostou das dicas? Essas plantinhas, pequenas, mas carismáticas, caíram no gosto dos apaixonados por flores. Depois de começar a cultivá-las em casa, temos certeza que você não vai querer parar. E para seus aprendizados continuarem, veja outros posts no nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário