Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça tudo sobre o cacto amendoim

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cacto amendoim com flor vermelha
As flores vermelhas do cacto amendoim nascem no verão.

O cacto amendoim é uma planta que pertence à família das suculentas. Ela se destaca pelas flores vermelhas e os seus ramos em forma de cobrinhas, que lhe rendeu o apelido de cacto pendente. Vem com a gente e descubra mais sobre essa planta exótica, que é linda para decorar a casa!

O que é o cacto amendoim?

O cacto amendoim é uma planta originária da parte do norte da Argentina, sendo descoberta em 1905. Ela recebe esse nome carinhoso porque no começo de floração os ramos se parecem com pequenos amendoins. Apesar de ser uma planta perene, sua floração acontece durante o verão.

As principais características do cacto pendente

O cacto pendente é uma planta que carrega, além do charme, uma série de características peculiares. Confira:

  • Os ramos podem atingir até 15 cm de altura;
  • As flores vermelhas podem chegar a ter 5 cm de diâmetro;
  • O cacto amendoim é uma planta de locais quentes, não suporta o frio;
  • Seus espinhos são mais macios do que outras espécies de cactos;
  • São plantas não agressivas, ou seja, são ideais para quem tem gatos e cachorros em casa.

Posso ter o cacto amendoim em casa?

Se você está pensando em decorar a varanda, o terraço ou o jardim da sua casa, o cacto amendoim é uma ótima opção. A grande vantagem é que ela não precisa de muitos cuidados para crescer saudável. A única recomendação é deixá-la em vasos suspensos, devido ao crescimento dos ramos.

Aprenda a cultivar a cuidar do cacto amendoim

os ramos do cacto pendente
As “cobrinhas” que dão o apelido de cacto pendente à planta

Para cultivar, cuidar e fazer o replantio do cacto pendente, o apaixonado por jardinagem precisará apenas se atentar a alguns detalhes, são eles: rega, temperatura ambiente, adubação e solo. Conheça um pouco mais sobre cada um dos cuidados.

1. A iluminação ideal para o cacto pendente

O primeiro passo para cultivar o cacto Echinopsis Chamaecereus em casa é a escolha do lugar. Por ser uma planta que nasce e floresce em locais abertos, ela precisa de bastante luz natural para realizar a fotossíntese e se desenvolver.

Os melhores locais da casa para o cultivo são: próximo às janelas, varanda aberta, terraço, quintal e jardim. Caso fique em locais com pouca iluminação, você terá apenas um cacto amendoim murcho.

2. Atenção à temperatura e umidade do ambiente

Além da iluminação, o cacto amendoim é sensível a temperaturas mais baixas. Por isso, o ideal é que o plantio dele seja feito entre a primavera e o verão. Se a sua região é alvo de geadas ou costuma ter temperaturas de 10°C, o recomendado é não cultivá-lo em locais abertos.

Importante: A mesma regra que fala sobre não deixar a planta exposta em dias frios, serve para regiões com clima muito úmido ou onde há excesso de chuvas. Pois, muita água faz mal para a planta. Não se esqueça que o cacto amendoim gosta de sol

3. Preparação do solo para receber a planta

cacto amendoim e flores no vaso
vaso com cacto pendente
Cacto pendente visto de cima
cacto e flores no vaso
As famosas flores vermelhas do cacto amendoim.
vaso com suculenta pendente
Os raminhos são os responsáveis pelo nome de cacto pendente.
suculenta pendente vista de cima
Cacto pendente completamente desenvolvido

A planta precisa de um solo especial para crescer com saúde. A mistura deve conter uma combinação de terra adubada, areia e pedriscos, o que facilita a drenagem do solo. O substrato ideal deve conter a seguinte proporção:

  • 1/3 de terra para jardim;
  • 1/3 de terra comum;
  • 1/3 de areia de construção;
  • Pedriscos suficiente para forrar o fundo do vaso;

4. Cuidado com a rega do cacto amendoim

Por ser uma planta característica do deserto, o cacto amendoim é uma planta que não necessita de muita rega. A melhor maneira de saber se ela está precisando ou não de água é colocar o dedo na terra. Se estiver seca, regue. Se o substrato estiver úmido, pode deixar o regador guardado.

Aumente o seu jardim de cacto pendente

Gostou tanto do cacto pendente e está pensando em aumentar o jardim? Há um jeito bem simples de fazer isso. Retire cuidadosamente os brotos com os materiais de jardinagem adequados e faça o replantio em um vaso com o substrato. Regue uma vez por semana e veja o seu lindo cacto amendoim florescer.

Você tem um vaso ou jardim de suculentas em casa? Conte para gente como está sendo essa experiência.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário