Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Palmeira ráfia: conheça tudo sobre essa planta!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
rafia

Você, alguma vez, já ouviu falar sobre a planta ráfia? Não?! Essa é uma espécie de palmeira super bonita e que também consegue viver tranquilamente em ambientes internos e fechados, como apartamentos, por exemplo. Então, que tal conhecer mais detalhes sobre ela? 

Neste artigo, você vai conhecer as principais características, as melhores maneiras de cuidar dessa planta e muito mais! Continue acompanhando o conteúdo para visualizar todas as informações que trouxemos para você.

Características da palmeira ráfia

De origem chinesa, a ráfia é uma espécie de planta que costuma encantar os apaixonados por palmeiras, pois é uma das poucas plantas que podem sobreviver em ambientes fechados. 

Suas folhas são grandes, bonitas e bem verdinhas, enquanto o seu tronco é mais fino, tornando qualquer local um ambiente mais sofisticado e alegre. 

Graças a essas características, muitas pessoas gostam de cultivá-la em casa, ajudando até mesmo na decoração das salas-de-estar, dos escritórios e outros cômodos. 

No entanto, vale a pena lembrar que, apesar de poder ficar em casa, essa planta precisa de um ambiente aconchegante e espaçoso. Então nada de mantê-la apertada, em locais muito pequenos, certo?! Esse lembrete é super importante, pois a ráfia pode chegar a até quatro metros de altura!

Como plantar ráfia?

A palmeira ráfia pode ser plantada tanto em vasos quanto em canteiros, jardins e quintais. Fica a seu critério encontrar o melhor local para cultivá-la! 

Caso opte por plantá-la em um vaso, encontre um recipiente que a acomode muito bem, sempre lembrando que essa planta pode crescer muito e alcançar de dois a quatro metros. Nesse processo de plantar ráfia, também é válido acrescentar pedriscos e areia ao fundo do vaso para proporcionar a drenagem da água.

Ráfia

Como cuidar da palmeira ráfia?

Além de conhecer as suas características e detalhes, saber como cuidar dessa palmeira faz toda a diferença. Embora pareça uma atividade bastante complexa e difícil, você vai se surpreender ao saber que não é bem assim. A espécie ráfia não precisa de muitos cuidados especiais! 

Se você já é um apaixonado por plantas e cultiva várias espécies, cuidar da palmeira ráfia não será nada complicado. Mas se você está começando agora, também não precisará se preocupar. Veja as dicas que separamos a seguir.

Rega

Assim como a maioria das plantas, a ráfia adora uma boa rega! O recomendado é regá-la a cada 15 dias, pois é uma espécie bastante resistente e que não precisa estar sempre úmida. Inclusive, é uma planta que prefere passar longos períodos sem rega. Mas não significa que você não possa borrifar água em suas folhas sempre que quiser.

Entretanto, se o seu objetivo é mantê-la fora de casa, no quintal, no jardim ou na entrada de casa, por exemplo, a melhor opção é regá-la constantemente, principalmente se ela estiver sempre recebendo luz solar. Nesse caso, coloque pouca água semanalmente.

Adubos

A palmeira ráfia não é uma espécie que necessita de constante adubo para repor os seus nutrientes. Apenas uma adubagem por ano é o que ela precisa para crescer e continuar sempre forte, bonita e encantadora. 

Folhas secas

Além da rega e do adubo, existe um importante fator que ajudará a sua planta: observar se as suas folhas estão saudáveis. Ou seja, caso você observe que as folhas estão secas ou queimadas, por exemplo, são indícios de que algo está errado.

Essas características podem indicar que a planta está recebendo excesso de luz solar ou pouca quantidade de água. Diante dessa situação, a melhor opção é rever a rotina de cuidados e identificar o que pode estar fazendo de errado.  

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário