Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Bambu: conheça os tipos e como cultivar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gomos e folhas de bambu
O Bambu é uma planta com mais de 200 milhões de anos

Você sabia que o bambu faz parte de uma família de plantas que existe há mais de 200 milhões de anos e conta com cerca de 1.300 variedades no mundo? Venha com a gente e descubra tudo sobre essa planta, inclusive como tê-la em seu jardim.

Para que serve o bambu?

O Bambu é uma planta versátil, pois suas fibras são usadas para uma série de finalidades como, por exemplo, construções ecológicas, itens de higiene e vestuário. Além disso, em algumas ocasiões, a planta chega a ser um substituto ecológico ao plástico, madeira e papel.

Quais são as principais características do bambu?

O uso ecológico do bambu na produção de uma infinidade de materiais tem uma explicação: as características da planta. Ela, por exemplo, é a combinação perfeita de leveza, resistência e flexibilidade. Isso sem contar as belas e delicadas folhas que dão uma cor diferente à decoração de qualquer ambiente. 

O bambu no Brasil

Das mais de 1300 espécies de bambus espalhadas pelo mundo, aproximadamente 258 delas estão presentes no Brasil. A planta pode ser dividida em duas categorias, as herbáceas chamadas de Olyreae e os bambus lenhosos que se enquadram na família das Bambuseae.

Em nosso país, as principais áreas de cultivo do bambu estão na região norte, mais precisamente nos estados do Acre e do Amazonas. Além disso, é possível encontrar plantações em regiões de fronteira com o Peru e a Bolívia.

Conheça as principais espécies de bambus ornamentais

Além de serem usados para a construção de casas, vestuário, itens de higiene e na construção civil, os bambus também são uma ótima alternativa para dar uma cara nova à decoração da casa. Confira as espécies de bambus mais indicadas.

Bambu japonês

folhas de bambu japones
O bambu japonês é muito usado na criação de cercas-vivas

O bambu japonês tem como principais características o tronco fino e a folhagem verde escura e bastante cheia. Conhecido como bambu metake, ele é uma boa opção para quem deseja compor a decoração do jardim ou criar uma cerca-viva.

Bambu mossô

[foto]

folhas de mossô
A Mossô é uma planta de grande porte que mede até 20 metros de altura

O phyllostachys pubescens, chamado popularmente de bambu mossô, é uma espécie nativa do clima tropical, mais precisamente da Ásia. Ele é caracterizado por um tronco fundo, curvo e folhas finas e delicadas. Podendo chegar a até 20m de altura, o seu cultivo pode ser feito diretamente no solo, canteiros ou vasos.

Bambu barriga de buda

gomos da planta barriga de buda
O barriga de Buda recebe esse nome por causa do formato de seus gomos

Dos tipos de bambus ornamentais, um dos mais raros de encontrar no Brasil é o bambu barriga de buda. Esse tipo de planta é perfeito para a criação de cercas-vivas e a decoração de amplos jardins. Para isso, basta oferecer um solo rico em matéria orgânica e regas regulares, evitando apenas que a terra fique encharcada.

Bambu da sorte

vaso com bambu da sorte
O bambu da sorte é famoso por atrair boas energias

Entre a grande variedade de plantas que podem ser usadas na decoração de ambientes, o bambu da sorte é o mais indicado para quem mora em apartamentos. Além de trazer boas energias, essa planta chega a medir no máximo 1,5m, o que é ideal para dar um cara diferente à decoração de ambientes internos.

Bambu multi folhas

folhas de bambu mult-folhas
A multi-folhas é uma planta arbustiva ideal para jardins

Outra opção para quem procura uma planta de tamanho compacto é o bambu multi-folhas. Por causa do seu caule curto, fino e delicado, ele lembra muito plantas arbustivas, o que é ideal para quem deseja dar um pouco de vida à decoração do jardim e à fachada da casa.

Como usar bambu na decoração?

Uma das grandes vantagens do cultivo de uma planta bambu é a possibilidade de usá-la para compor a decoração da casa. Por exemplo, cultivá-las em jardins é um bom jeito de revestir e proteger as paredes, além de criar uma decoração rústica e chamativa no melhor lugar do seu lar. 

Para quem mora em apartamentos ou não tem jardim externo e deseja decorar a casa com a planta, a melhor alternativa é o bambu da sorte. Além do tamanho singelo, ela é uma espécie que se dá bem com pouca exposição à luz do sol. 

Bambu: aprenda como cultivar e cuidar em casa

Um passo essencial para usar bambu na decoração da casa é aprender como cultivar e cuidar corretamente da planta. Então, prepare o vaso, escolha o substrato ideal, separe as ferramentas de jardinagem e siga o passo a passo.

Qual é o melhor lugar para plantar bambu

A escolha do local onde ele será plantado faz toda a diferença na hora de garantir o desenvolvimento saudável e completo da planta. Por isso, o recomendado é que o vaso ou a cova estejam próximos a muros, cercas ou outras árvores para mantê-lo protegido das correntes de ar.

Opte por locais com boa luminosidade

De maneira geral, os bambus ornamentais são plantas que precisam de bastante exposição à luz do sol, pelo menos oito horas diárias. Por isso, nada melhor do que cultivar a sua planta em locais amplos e bem iluminados.

O substrato deve ser rico e drenável

Assim como todas as plantas e flores de clima tropical, o bambu precisa de um substrato rico em matéria orgânica como, por exemplo, húmus de minhoca e esterco bovino. É importante também que ele seja drenável, para facilitar o escoamento da água usada na hidratação.

Faça o plantio correto do bambu

O plantio do bambu, seja em vasos ou direto no jardim pode ser feito por meio da propagação de mudas. Para isso, remova um colmo do seu e faça o plantio vertical dele no vaso ou cova, a uma profundidade de 30 a 50cm. A partir daí, regue diariamente até começar o enraizamento e depois coloque a muda em uma vasinho definitivo. 

Devo fazer a rega da planta?

Sim! Inclusive a rega do bambu varia de acordo com a idade da planta. Quando elas ainda estão se desenvolvendo, o recomendado é a hidratação diária do solo, sempre tomando cuidado para que a terra não fique encharcada.

Quando a planta já estiver com toda a folhagem desenvolvida, a rega pode ser feita apenas duas vezes por semana. Nas estações do ano que houver muitos ventos, a irrigação deve ser feita quatro vezes por semana.

Há a necessidade de poda da planta?

A poda preventiva do pode ser feita a cada dois anos. De acordo com especialistas em jardinagem, a melhor época do ano para fazer isso é no início da primavera. Ah, lembre-se de cortar sempre acima do nó para garantir que ele possa continuar crescendo com saúde.

De quanto em quanto tempo adubar o bambu?

Para que o bambu se desenvolva corretamente, é preciso que o solo esteja sempre rico em vitaminas e minerais. Para esses casos, a fertilização do substrato pode ser feita mensalmente com o uso de adubo orgânico.

Agora que você já conhece tudo sobre os bambus, que tal aproveitar e cultivar um lindo bambu da sorte em casa ou decorar o jardim com o multi-folhas? Qual deles você gostou mais?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário