Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Meu gato destrói as plantas, e agora?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato destroi as plantas

Meu gato destrói as plantas e agora, o que fazer? Os tutores de gatos com certeza já se depararam com seus felinos tentando brincar, comer e até derrubar as plantas que tem em casa. Curiosos por natureza, os gatos não escondem sua afinidade com as plantas e o prazer de interagir, estar perto. 

Muitas vezes o gato come as plantas para desintoxicar o organismo ou vomitar uma bola de pelo, por exemplo, como em um extinto natural dos animais. Porém, é importante ficar atento se o pet está apenas brincando ou tentando engolir as plantas, muitas espécies são venenosas e podem até causar câncer, caso haja ingestão prolongada.

Quais plantas são venenosas?

Conheça aqui as espécies que podem fazer mal ao seu pet, caso já tenha alguma dessas plantas em casa, a recomendação é manter fora do alcance do seu bichinho, para evitar complicações. 

1.       Tulipa

2.       Samambaia

3.       Lírio

4.       Copo de leite

5.       Espada de São Jorge

6.       Violeta

7.       Bico de papagaio

8.       Jiboia

9.       Azaleia

10.   Comigo-ninguem-pode

11.   Antúrio

12.   Cyclamen (cíclame da pérsia)

13.   Dracaena

14.   Philodedron

15.   Hortênsias

16.   Dama da Noite

17.   Aspargo Samambaia

Como saber se o gato está intoxicado?

Não há uma única forma do felino demonstrar que está intoxicado, cada organismo vai agir de um jeito. Você pode ficar atento às reações mais comuns causadas por plantas venenosas.

As reações cutâneas, como alergias e irritações na pele, vômito, diarréia e gastrite são os sintomas mais comuns em caso de intoxicação por plantas. Em casos mais graves, pode haver reações neurológicas como convulsões, perda da coordenação motora e até morte.

Caso perceba alguma diferença de comportamento do animal, é muito importante buscar um veterinário com urgência. Procure, de imediato, também identificar qual planta foi ingerida para que o tratamento seja adequado, rápido e efetivo.

Importante lembrar que tratamentos e soluções caseiras podem colocar a vida do seu animal em risco. Em caso de sintomas de intoxicação, procure imediatamente um veterinário. 

Gato destrói as plantas: como afastá-lo?

gato destrói as plantas

Espécies de plantas seguras –  Apesar do grande número de plantas venenosas para gatos, ainda há uma variedade enorme de espécies que são seguras para ambientes com animais. Procure priorizar a escolha dessas plantas para ter em casa. Você poderá encontrar muitas delas à venda em nossas lojas físicas.

Escolha lugares que o gato não acessa – Outra dica importante é tentar manter as plantas em lugares altos e de difícil acesso. Mas não se esqueça que gatos são escaladores por natureza e gostam de um desafio, portanto, tente colocar o vasos em lugares sem móveis por perto.

Outra solução é instalar um jardim vertical ou pendurar as plantas no teto com vasos suspensos e ganchos de parede ou teto. Há também produtos que podem te ajudar no desafio de manter suas plantinhas e seu pet seguros, como spray repelente nas plantas. Confira sempre o rótulo para descobrir se a composição é segura para a planta e para o gato.

Dê atenção ao animal – Muitas vezes os gatos brincam e atacam as plantas por estarem entediados, sem atividades físicas. Dedique de 10 a 15 minutos diariamente para brincar com seu felino e gastar a energia acumulada. Na Cobasi você encontrará uma verdadeira coleção de brinquedos para distrair seu animal e te ajudar nessa tarefa.

Gostou de aprender mais sobre gato destrói as plantas? Continue lendo. Confira nossa seleção de posts.

  

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário