Como cuidar de lírios?

4 de março de 2021

Jardinagem
como cuidar de lírios

Você sabia que você pode cuidar de lírios dentro da sua casa? No total são mais de 100 espécies espalhadas por aí que se originaram em regiões como a Ásia e Europa e chegaram até a América do Norte. E mesmo que esta seja uma planta bastante popular, sua fama é antiga, visto que povos do Egito e Grécia Antiga já a cultivavam.

Aprenda mais sobre os lírios, essa planta que arranca suspiros por sua beleza, e descubra como ter um jardim com essas flores deslumbrantes bem pertinho de você.

Dicas para cuidar de lírios em casa

Os principais tipos de lírios são três, sendo eles os asiáticos, com flores menores e sem perfume; os orientais, com flores grandes e perfume marcante; e os longuiflorum, com flores maiores e que sempre nascem nas cores brancas.

As flores dessa planta se reproduzem por bulbos, que é um órgão vegetal de aparência redonda e com desenvolvimento na terra. É dali que saem os nutrientes para a floração. Após o nascimento das flores, o bulbo entra em dormência até que aconteça uma próxima florada.

Em relação aos cuidados básicos, é importante ter atenção aos detalhes. A rega deve ser feita cerca de 3 vezes por semana durante as estações mais quentes. Já no inverno, o ideal é diminuir para uma vez.

Já a iluminação é outro tema bastante discutido, já que o lírio precisa de sol para se desenvolver, mas ficar em contato direto com a luz pode secar o substrato e desidratar a planta. Sendo assim, deixe em um lugar bem claro, e se possível, coloque-o para tomar o sol da manhã.

Por fim, durante a floração, é necessário usar uma tesoura de poda para retirar as flores mortas deixando dois terços da haste. Dessa forma a plantinha fica ainda mais forte e os nutrientes vão para o lugar certo.

Como plantar um lírio?

como cuidar de lírios em casa

Se você já adquiriu um bulbo da planta, o próximo passo para cuidar de lírios em casa é escolher um vaso de tamanho médio. Depois disso, vamos para o solo. A terra ideal para a planta é aquela que mistura substrato, areia grossa e adubo orgânico. 

Para montar o vaso, comece colocando cascalhos ou pedrinhas no fundo e depois jogue o  substrato que você fez por cima. Em seguida, faça um buraco com de 10 a 15 cm de profundidade para enterrar o bulbo. A floração deve acontecer nas estações da primavera e verão.

Quanto tempo dura uma flor de Lírio?

Se você cuidar do lírio com dedicação, as flores podem durar o mês inteiro. Vá realizando a poda necessária, com regas frequentes e uma iluminação constante.

Como cuidar de lírios após a floração

Após a florada, você deve cuidar do lírio no vaso por mais 3 meses, sempre regando. Depois do período, retire o bulbo do solo, lave bem, seque, e guarde-o envolto em papel toalha na sua gaveta de verduras e legumes. Por fim, a planta pode ser colocada na terra após 4 meses, que é o fim do seu tempo de hibernação.

E então, se sente pronto para começar a cuidar de lírios? Todos os cuidados valem a pena após a floração, visto que esta é uma das plantas mais conhecidas no mundo e de beleza singular. Com o seu kit de jardinagem em dia, basta seguir as dicas para oferecer o que o seu bulbo precisa para se desenvolver.

Aprenda mais sobre jardinagem no blog da Cobasi! Temos mais posts para você: