Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Samambaia: guia completo sobre a espécie

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
samambaia em vaso de barro

A samambaia é um dos tipos de plantas que fazem mais sucesso na decoração de ambientes internos e externos. Ideal para ser cultivada em vasos ou jardins verticais, ela traz não apenas beleza, mas também bem-estar ao seu entorno. Confira o guia completo sobre essa planta especial.

Samambaia: uma planta pré-histórica

A samambaia é um tipo de planta considerada pré-histórica, pois está no meio ambiente há, aproximadamente, 200 milhões de anos. É isso mesmo! Essa espécie nativa das matas chegou a dividir o planeta com os dinossauros.

As principais características da samambaia

Há no mundo mais de 200 espécies e 10 mil tipos de samambaias, algumas com um visual rústico e outras com aparência mais delicada. A principal diferença entre elas está nas folhagens, também chamadas de frondes. Algumas são mais curtas, outras mais fechadas.

O que há de semelhante em todos os tipos de samambaias é a sua contribuição para a melhora do ar. Por ser uma espécie de planta que libera umidade, ela ajuda a diminuir as partículas de poluição presentes no ambiente, contribuindo para a nossa saúde.

Conheça os principais tipos de samambaia existem

As samambaias são plantas nativas de regiões temperadas, tropicais e subtropicais, e podem ser divididas em três tipos diferentes, que são: epífitas, hemiepífitas e aquáticas. Conheça as diferenças entre elas.

  • epífitas: são as espécies mais comuns e se desenvolvem no tronco de árvores;
  • hemiepífitas: caracterizadas por serem cultivadas no solo e só se reproduzem após determinado comprimento das folhas;
  • aquáticas: nascem e se desenvolvem sobre grande quantidade de água, como lagos, por exemplo.

Principais samambaias para ter em casa

Apesar da grande variedade de samambaia existentes, há algumas que são mais fáceis de encontrar e usar na decoração da casa. Por isso, nós preparamos uma lista com algumas sugestões. Acompanhe!

1. Samambaia Americana

vaso com samambaia americana
A samambaia americana é uma das mais populares no Brasil

Conhecida popularmente como Samambaia de Boston, a Samambaia Americana é a espécie mais presente no Brasil. Suas principais características são o caule macio e o crescimento curto da folhagem verde clara. Com floração perene, ela é ideal para climas quentes e úmidos.  

2. Samambaia Argentina

folhas de samambaia argentina
Seu visual se destaca pela coloração forte

A Samambaia Argentina tem características semelhantes à Samambaia de Boston. O que diferencia um tipo de planta da outra são as folhagens, que na espécie Argentina são mais ralas, com aspecto crespo e tem a coloração mais forte.

3. Samambaia Amazonas

vaso com planta do amazonas
A Amazonas é uma planta de grande porte

Uma boa sugestão para quem deseja cultivar plantas em vasos suspensos é a Samambaia Amazonas. Ela tem como marca registrada folhas largas de crescimento rápido e a coloração intensa. Devido ao seu tamanho, é considerada uma planta de grande porte.

4. Chifre de veado

Próximo de janelas é o local ideal para a planta

Com origem na Oceania, a samambaia Chifre de Veado tem como principal característica as folhas firmes e fortes, em um formato semelhante ao chifre do animal. Uma de suas variações pode adotar a coloração amarronzada das folhas.

5. Renda Portuguesa

folhas de renda portuguesa
A Renda Portuguesa é conhecida pela delicadeza das folhas

A Samambaia Renda Portuguesa recebe esse nome devido à textura das folhas em formato de renda, que também são pequenas e delicadas. Com uma coloração verde bastante intensa, ela tem o seu significado atrelado à boa sorte, sendo muito utilizada para atrair prosperidade.

6. Samambaia Havaiana

vaso com samambaia
A Havaiana é ideal para decorar ambientes compactos

A Samambaia Havaiana é um tipo de planta que vem sendo muito usada na decoração de apartamentos devido ao seu tamanho compacto. A mini samambaia havaiana se destaca pela cor verde clara de suas folhas e por gostar de exposição ao sol.

7. Samambaia Jamaicana

close em folha de samambaia
A planta tipo jamaicana é ótima para umedecer do ambiente

Para quem busca uma planta compacta e com folhas em tonalidade mais escura, a Samambaia Jamaicana é uma ótima escolha. Além da folhagem verde esmeralda, ela tem como destaque trazer bastante umidade ao ambiente.

8. Samambaia Azul

folhas azuis de samambaia
A luz do sol é capaz de modificar a cor das folhas

Esse é um tipo de samambaia bastante curioso. Considerada de grande porte e tendo as folhas encrespadas na ponta, o seu charme fica por conta da tonalidade. Dependendo da luz que a planta recebe, sua folhagem adota tons azulados e cria um visual único.

Samambaia: como cultivar a cuidar

folha de samambaia americana

A samambaia é um tipo de planta que combina muito bem com o Brasil, pois ela tem origem tropical. Para que ela se desenvolva corretamente, são necessários alguns cuidados com a iluminação e a rega. Conheça:

A importância da iluminação

Uma boa iluminação é essencial para que a samambaia cresça saudável. O recomendado é cultivá-la em locais à meia sombra. Assim ela poderá receber a energia dos raios do sol sem correr o risco de queimar suas folhas.

Aposte em substratos naturais

Além de um solo úmido, as samambaias precisam que o substrato seja rico em material orgânico e nutrientes. A melhor opção é adquirir produtos que contenham fibra de coco na fórmula, pois ajuda a deixar o terreno mais drenável.

É preciso adubar a samambaia?

Sim! Como qualquer outro tipo de planta, a samambaia extrai do solo as vitaminas para se manter saudável. O ideal é que a adubação seja feita em um período aproximado de seis meses após o plantio. Adubos específicos com NPK contém tudo o que ela necessita para crescer.

Faça a rega periódica da planta

A samambaia é uma espécie que precisa do solo sempre úmido para absorver os nutrientes. Por isso, o recomendado é fazer a rega da planta diariamente, a menos que o amante de jardinagem perceba que a terra está próxima de ficar encharcada.

A melhor forma de saber o momento certo para a rega é colocando o dedo sobre o solo, se sair sujo, ele está úmido. No entanto, se estiver seco e arenoso, é necessário regar. É importante também borrifar água nas folhas, afinal de contas, elas também precisam de umidade.

Samambaias precisam de podas?

De uma maneira geral, as samambaias são plantas que precisam de poucos cuidados para se desenvolverem. A poda de folhas só é recomendada caso elas estejam ressecadas em virtude da falta de água ou excesso de exposição ao sol.

Como fazer mudas de samambaia?

As samambaias, diferente da maioria das plantas, não se reproduzem por flores e sim por esporos. Os esporos são aquelas bolinhas que existem atrás das folhas.

Eles funcionam como sementes, mas nada de colocá-los na terra. O procedimento mais comum para cultivar samambaia é um pouco diferente. Confira o passo a passo:

  • recolha os esporos com um papel ou tecido;
  • deixe secar;
  • coloque na terra.

Uma alternativa de cultivo da samambaia é por meio das estaquias. Para isso, basta preparar um vaso com cascalho e areia para facilitar a drenagem, completar o recipiente com substrato e fazer o plantio direto as estaquias da planta retiradas do caule. E pronto!

Gostou de conhecer tudo sobre samambaias? Então, diga para gente qual delas você levaria para casa? Uma escolha difícil, não é mesmo?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. simeia disse:

    Adorei as dicas…Achei objetivo o conteudo

  2. Janaice disse:

    Muita boa as dicas conteúdo maravilhoso😊

  3. Eliete disse:

    Adorei as dicas. Estou começando a fazer meu jardim e tenho locais com sol e outros de sombra. Obrigada!

Deixe o seu comentário