Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Begônia-asa-de-anjo: características, como plantar e muita mais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Begônia-asa-de-anjo em caso

Se você quer uma planta ornamental para decorar o seu jardim, com coloração e formatos que chamem atenção, a begônia-asa-de-anjo é a espécie perfeita!

Vem conhecer tudo sobre suas  características, modo de cultivo e muito mais. Confira!

Tudo sobre a Begônia-asa-de-anjo

A Begonia coccinea, popularmente conhecida como a planta begônia-asa-de-anjo, é uma espécie nativa da Mata Atlântica do Brasil, sendo mais comum encontrá-la na região do Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

Tradicional nos jardins brasileiros, essa planta é uma herbácea florífera de grande valor ornamental, ou seja, são cultivadas por conta das suas características de beleza, como floração, caule, coloração, entre outros requisitos. 

Quer conhecer mais sobre essa planta? Confira a seguir a ficha técnica da flor da begônia-asa-de-anjo:

Nome científico: Begonia coccinea
Família: Begoniaceae
Classe: Magnoliopsida
Gênero: Begonia
Ciclo de vida: Perene
Categoria: Arbustos Tropicais
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: Mata Atlântica – Brasil
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra

Características da begônia-asa-de-anjo 

Essa espécie de begônia tem folhas onduladas e espessas no formato de asas, por isso o seu nome. A sua coloração é verde com pequenos detalhes de tonalidade avermelhada. Dependendo da variedade, tem alguns pontos na cor branca. 

Begônia-asa-de-anjo verdes e brancas
A Begônia-asa-de-anjo é uma espécie de planta bastante comum em jardins no Brasil.

Vale ressaltar que a sua coloração está relacionada com a quantidade de luz que elas recebem. O seu caule é fino e delicado, com uma posição ereta, carnosa e pouco ramificada, ela chega a medir até 1m20 e sua floração acontece o ano inteiro.

A flor da begônia-asa-de-anjo é muito fácil de cuidar. Porém, ainda que não exija tanto na rotina de cuidados ela tem necessidades que precisam ser respeitadas, seja para cultivar em casa, jardins, vasos ou canteiros.  

Como plantar uma begônia-asa-de-anjo?

A seguir, confira algumas dicas fundamentais sobre como plantar begônia-asa-de-anjo:

Iluminação

Essa é uma planta que gosta de sol, mas não suporta o calor intenso muito menos o frio. Então, o mais indicado é deixá-la em um local ensolarado, sem contato direto com a fonte de luz. Elas não podem ficar expostas para não queimar suas plantas, mas também precisam de luz suficiente para se desenvolverem. Um ambiente meia-sombra é a melhor opção.

Regar

O cronograma de rega precisa ser regular para manter a saúde da planta em dia. Então, com o uso de um regador, adicione água duas ou três vezes por semana, mas sem exageros. Inclusive, para begônia em vaso, não use prato ou tigela, pois pode encharcar o solo e apodrecer a raiz da planta. Até por isso, é importante recipientes com furos de drenagem.

Solo

A composição do solo rico em matéria orgânica é a mais indicada para esse tipo de begônias. Usar adubação misturada com terra, como húmus de minhoca e composta orgânico de folhas são ótimas alternativas. 

A utilização de fertilizante doméstico também serve para a begônia asa-de-anjo, com aplicações a cada dois meses se a planta estiver em seu período sem crescimento ou flores. Mensalmente, é indicado apenas durante o período de crescimento e floração.

Poda

A poda de begônia-asa-de-anjo também é super simples, podendo ser feita uma vez ao ano para evitar que a planta fique fraca. Apenas cuidado para não cortar muito a haste e não retirar os brotos novos para não enfraquecer a planta.

Qual a diferença entre begonia maculata e asa de anjo? 

A confusão entre a Begonia maculata com a Begônia-asa-de-anjo é bastante comum, até pelas semelhanças entre as flores, porém elas não são a mesma coisa.

Uma diferença base que já diz muito sobre cada planta é que a maculata é uma espécie pura, com as suas bolinhas brancas maiores. Já a segunda versão é híbrida, com uma coloração verde mais suave e claro, os formatos brancos são bem menores, porém em maior quantidade.

Mas, talvez a grande diferença que facilite para as pessoas notarem é que uma das versões de formato de as asas de um anjo, algo que não é presente nas folhas da Begonia maculata.

Saiba como cultivar Begônia-asa-de-anjo

E aí, gostou de saber mais sobre essa espécie de begônia? Se você está pensando em plantar no seu jardim, vaso ou canteiro, visite o setor de jardinagem da Cobasi e encontre tudo o que é essencial para as suas plantas: adubo, regadores, tesoura para poda e muito mais. Confira!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Edesia Silva costa disse:

    Estou amando minha begônia asa de anjo e quero mais Moro em Botucatu s p

  2. Yasmin disse:

    Seria legal ter dizendo se a planta é petfriendly, se é tóxica ou não para podermos comprar com segurança.

    • Cobasi disse:

      Olá, Yasmin! tudo bem?
      As begônias são plantas tóxicas para os animais de estimação. Por isso, se você tem cachorro ou gato em casa e deseja cultivar a planta, o indicado é escolher um local onde os animais de estimação não tenham acesso.

  3. Michel disse:

    A planta da primeira foto é uma begonia maculata, não?

    • Cobasi disse:

      As duas variações de begônias são muito parecidas, chegando até a confundir os amantes de jardinagem menos experientes. As principais diferenças entre a Begônia Maculata e Begônia Asa de Anjo são o tom das plantas e o formato das bolinhas. Na Maculata, a cores são mais vivas e as manchas brancas são maiores.

Deixe o seu comentário