Begônia: porque você precisa de uma

Por Cobasi

Compartilhar:
Folhas de begônia roseadas no centro

A Begônia é uma espécie de flor bastante diversificada e indicada para utilizar no interior da sua casa. Isso porque, além de linda, ela é muito cheirosa e proporciona maior leveza, frescor e beleza aos ambientes onde são colocadas.

Que tal conhecer mais sobre essa espécie tão especial? Vamos lá!

Características da planta

A Begônia é o nome dado popularmente para as variadas espécies da família das begoniáceas. Estima-se que existam mais de mil espécies de Begônias espalhadas pelo mundo.

Essas plantas são amplamente conhecidas por causa de suas cores e formatos variados. Nos geral, as folhas são o grande destaque apresentando desenhos diferenciados e se transformando nas plantas da moda!

Por ser ornamental, ela é uma das plantas mais escolhida entre decoradores e paisagistas. Além disso, sua presença pode significar leveza, fertilidade, felicidade e cordialidade. Ou seja, só coisas boas! 

Entre as inúmeras variedades encontradas nos jardins, existem duas espécies bastante indicadas por causa da sua beleza e, claro, facilidade no cultivo. São elas: Begônia Maculata e a Rex. 

Begônia Maculata: do Pinterest para a sua sala

A begonia maculata possui circulos brancos nas suas folhas

A Begônia Maculata é uma espécie bastante utilizada em cenários e ambientes decorados, afinal, a sua beleza e diferenciais são evidentes. Essa espécie possui folhas verdes alongadas assimetricamente com pontinhos brancos na sua parte frontal e uma coloração avermelhadas na parte de baixo. Um verdadeiro show!

Natural do Brasil, essa planta é tida como uma verdadeira obra de arte. Isso porque, ela possui círculos brancos, que se destacam no verde-oliva das folhas, que parecem ser desenhados à mão. Além de ser exuberante, a Maculata é uma planta de fácil cultivo. O maior cuidado é regar a cada 2 dias e não colocá-la diretamente no sol.

Dessa maneira, é comum perceber essa espécie no interior das residências, por exemplo, em salas de jantar, mesas de centro e ainda junto de aparadores de televisão. Alguns decoradores, por exemplo, costumam utilizá-la junto de Girassóis, e outras flores coloridas. Além disso, é comum ver a Begônia Maculata plantada em vasos de cerâmica, o que contribui, por consequência, com o seu crescimento saudável, pois possuem bom escoamento da água.

Begônia Rex: cor intensa e textura aveludada

Diferentes espécies de begônia em colocação forte
Escolha o estilo de Begônia que mais combina com o seu jardim!

Essa espécie de Begônia, por sua vez, faz muito sucesso graças às suas cores, versatilidade e facilidade de adaptação. Ela possui uma folhagem vibrante e uma textura aveludada no seu caule, por isso, ela é uma ótima opção para a decoração no interior de salas e escritórios.

Vale considerar, porém, que essa é uma planta de meia sombra, ou seja, tem como habitat locais ensolarados, porém, com luz difusa. Isto é, nada de colocá-la diretamente exposta ao sol.

Outro fator importante é que ela possui componentes tóxicos, por isso, mantenha longe de crianças e pets. Dessa maneira, aí vão algumas dicas para você usar na sua Begônia Rex:

  • Utilize vasos decorativos para a sua plantação;
  • Por ser tóxica, elas podem ser ótimas opções em vasos suspensos;
  • Suas cores e texturas fazem com que essa planta seja considerada cheia de personalidade;
  • Misturar mudas de diferentes espécies no mesmo vaso pode proporcionar um arranjo bem bacana!

Que tal ler mais sobre o tema? Acesso outros textos:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário