Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Begônia: descubra o melhor jeito de cuidar da planta

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Folhas de begônia roseadas no centro

A begônia é uma flor conhecida pela beleza de suas flores, folhas e os significados que representa. Até por isso, ela é uma das espécies preferidas na hora de presentear e decorar o ambiente. Continue a leitura e aprenda como cuidar e cultivar essa linda e delicada flor em casa.

Begônia: principais características da planta

Begônia é o nome popular das flores que pertencem à família das begoniáceas. Hoje, no mundo, há mais de 1.400 espécies de flor begônia catalogadas. A principal característica dela é a variedade de cor e formato de suas flores, que se assemelha muito com as tradicionais rosas. 

Além disso, ela é uma planta perene de pequeno porte, que chega a medir até 30cm de altura no ápice de sua floração, que dura o ano todo. É esse conjunto de características que faz com que ela seja uma das principais escolhas entre os amantes de paisagismo e jardinagem. 

As cores da Begônia

Como dito anteriormente, a variedade de cores é o que mais chama a atenção nas begônias. No Brasil, é possível encontrar begônia vermelha, amarela, cor de rosa e branca. Combinar os seus diversos tons é ideal para criar uma decoração alegre, divertida e perfumada.  

Qual o significado das Begônias?

Não é apenas a beleza que torna a begônia uma das plantas mais desejadas quando se fala em decoração de ambientes. A espécie também possui uma série de significados como, por exemplo, felicidade, delicadeza e cordialidade. No Feng Shui, acredita-se que ela possa atrair a fertilidade e o amor verdadeiro.

Tipos de begônia mais comuns

Entre os mais de mil tipos de begônias existentes no mundo, algumas delas são mais populares e fáceis de encontrar. As principais são: maculata, rex, de cera e a asa-de-anjo. Conheça um pouco mais sobre elas.

Begônia Maculata

A maculata possui circulos brancos nas suas folhas

A Begônia Maculata é uma espécie bastante utilizada para dar um toque diferente à decoração do ambiente. A planta é conhecida por possuir folhas verdes alongadas assimétricamente com pontinhos brancos na sua parte frontal e uma coloração avermelhadas na parte de baixo. Um verdadeiro show!

Begônia Rex

Diferentes espécies de begônia em colocação forte
Escolha o estilo de Begônia que mais combina com o seu jardim!

Essa espécie de planta, por sua vez, faz muito sucesso graças às suas cores, versatilidade e facilidade de adaptação. Ela possui uma folhagem vibrante e uma textura aveludada no seu caule, por isso, ela é uma ótima opção para a decoração no interior de salas e escritórios.

Begônia de cera

begônia de cera cor de rosa
A begônia de cera é famosa por seu tamanho compacto e delicado

A Begônia de cera recebe esse nome em virtude da coloração esbranquiçada de suas flores. O seu tamanho pode chegar a até 8cm de altura, o que a torna uma alternativa interessante aos apaixonados por jardinagem que possuem pouco espaço para praticar o seu hobby. Suas cores mais comuns são: vermelha, amarela, laranja e branca.

Begônia asa-de-anjo

asa-de-anjo em vaso
A asa de anjo é bem semelhante à begônia maculata

A Begônia asa-de-anjo é uma espécie nativa da zona de Mata Atlântica do Brasil. Seu tamanho é de aproximadamente 1,20m de altura e a principal característica são os pontos brancos que surgem em suas folhas onduladas. 

Atenção: As begônias são plantas tóxicas para os animais de estimação. Por isso, se você tem cachorro ou gato em casa e deseja cultivar a planta, o indicado é escolher um local onde os animais de estimação não tenham acesso.

Saiba como cultivar a begônia em casa

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as begônias, que tal aprender a cuidar dessa delicada plantinha em casa? Seguindo as orientações abaixo, você terá uma bela planta decorando a casa por 2 ou 3 anos. Confira!

Qual a melhor iluminação para ela?

Não há uma melhor iluminação para a begônia, pois ela pode variar de acordo com o tipo de planta que você comprou. A begônia rex, por exemplo, é uma espécie que precisa ser cultivada à meia-sombra, sem contato com a luz solar. Já a begônia de cera necessita do contato direto com o sol para se desenvolver corretamente.

Escolha o substrato ideal

O plantio deve contar com um substrato que seja orgânico e drenável para evitar o acúmulo de água. Em virtude disso, o recomendado é apostar em produtos que tenham areia ou brita. Os vasos devem ser de barro e com furos na base, o que favorece o escoamento do excesso de água.

Quando fazer a rega da begônia?

Ela é uma planta que necessita da terra úmida para poder absorver os nutrientes. A melhor maneira de saber se a sua planta precisa de rega é colocando o dedo no solo. Se ele estiver seco, é hora de fazer a rega. Porém, com o máximo de cuidado para não deixá-lo encharcado.

Preciso adubar minha begônia?

Sim! Por se tratar de uma planta perene com floração o ano inteiro, a begônia precisa que o solo esteja sempre rico em nutrientes. Para garantir que ela permaneça bela, uma dica é fazer a fertilização periódica com adubo orgânico de húmus de minhoca e esterco a cada 2 meses.

Como fazer a propagação da planta?

Gostou tanto de ter uma plantinha dessa em casa que está pensando em cultivar mais alguns vasinhos com a planta? É muito simples! Basta remover um pequeno pedaço do caule da planta e colocá-lo em uma vasilha com água. Assim que as primeiras raízes aparecerem, faça o plantio definitivo em um vaso com o substrato adequado.

Agora que você já sabe como cultivar a planta em casa, qual dos tipos de begônias fica melhor na sua sala de estar ou varanda? Conte para gente nos comentários!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário