Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Begônia de cera: aprenda cuidados simples para cultivar a planta

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
begônia de cera cor de rosa
Ela é famosa por seu tamanho compacto e delicado

A família Begoniaceae está representada no mundo com aproximadamente 1.400 espécies, sendo que no Brasil há cerca de 208 variedades, uma delas é a Begônia de cera (Begonia cucullata). Um membro muito popular da família, ela é ideal para cultivo em jardins e vasos. Conheça mais características da planta e confira dicas para o seu plantio

Begônia de cera: origem e características

Nativa dos países da América do Sul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai –  a begônia de cera, ou como também é conhecida a begônia-batida, é uma espécie de Begoniaceae que apresenta diversas variedades.

No geral, é uma espécie identificada por suas folhas coloridas (vermelhas, amarelas, laranja, brancas e versões bicolores), seu brilho e pelas suas flores grandes e vistosas. É uma planta perene herbácea, que apresenta um crescimento vertical e folhas suculentas de verde pálido. 

É uma planta compacta, com formato oval, bordas irregulares e cerca de 6 a 8cm de largura e as variantes mais altas crescem entre 10 e 12cm de altura. Além disso, suas raízes são fibrosas e apresentam caules carnudos.

A espécie deu origem a vários híbridos, com amplo florescimento em quase o ano todo, sendo uma das espécies de plantas mais cultivadas nos jardins, inclusive sendo ótimas para decorar ambientes internos.

Vale destacar que não são apenas flores para decorações, a Begônia de Cera é uma PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), tanto as suas folhas, ramos, flores podem ser saboreados crus ou cozidos.

Agora que conhecemos um pouco mais sobre as características da planta, confira algumas dicas para cultivar e cuidar da begônia de cera.

Ficha Técnica – Begônia de Cera

Nome comum: Begônia de Cera ou Begônia-batida.

Classe: Magnoliopsida.

Ordem: Cucurbitales.

Família: Begoniaceae.

Filo: Planta vascular.

Tipo: Herbácea perene.

Família: Begoniaceae.

Como cuidar da begônia de cera?

A begônia de cera é uma planta versátil, pois pode ser cultivada em vasos, jardineiras, ao ar livre (climas tropicais ou subtropicais) ou até mesmo em ambientes internos.

Então, se você está procurando uma planta fácil de cuidar, a begônia é uma ótima opção. Com um cronograma de cuidados bastante simples, é possível conseguir que ela floresça durante todo o ano e trazer um toque de cor e vida para qualquer ambiente.

Aqui estão algumas dicas e cuidados para ajudá-lo a plantar begônia de cera em casa

Como preparar o solo para begônia de cera?

A preferência das begônias de cera são solos ricos, com pH neutro, bem drenados, e levemente ácidos. Caso o solo não atenda a es se requisitos, não se preocupe, você pode melhorá-lo. Na Cobasi você encontra as soluções ideias, como compostos, areias e misturas especiais para plantas de interior.

Como plantar a begônia de cera?

begônia de cera
A begônia pode ser cultivada em vasos e floreiras

Quando estiver tudo pronto para plantar a begônia de cera, coloque-a em um vaso, mas prefira os recipientes que tenham buracos de drenagem. A seguir, basta encher com a mistura de solo e seguir com a rotina de rega. Ah, não esqueça de colocá-la em um local ensolarado.

Como regar a begônia de cera?

O cronograma de rega deve ser regular, mas sem exageros para que a terra fique encharcada. Begônias de cera gostam de solo úmido, mas não toleram o excesso de água. Portanto, a rega da planta deve ser feita sempre que o solo estiver seco – a cada três ou quatro dias. Além disso, não é indicado molhar as folhagens e as flores, para evitar que murchem. 

A begônia de cera gosta de luz direta?

Sim, essa espécie precisa de bastante luz para se desenvolver. Então, ao plantá-la, o mais indicado é colocar perto de uma janela ensolarada. É importante observar se as folhas estão mudando a tonalidade e ficando amarelas, ou se a planta está crescendo em direção à luz, isso não é uma resposta positiva, pois significa que ela não está recebendo iluminação suficiente.

Pensando no melhor ambiente para a planta, um cuidado para evitar que elas fiquem com as pontas das folhas queimadas, mantenha-as protegidas, longe de correntes de ar quentes ou frio intenso.

É preciso adubar a begônia de cera?

Sim, esse é um cuidado indispensável. Sendo assim, é preciso adubar a planta regularmente – uma vez a cada dois meses já é o suficiente – essa ação é eficaz para manter um crescimento saudável e forte.

Como fertilizar a begônia de cera?

Essa espécie também precisa de fertilização regular para se desenvolverem saudáveis ​​e bonitas. Uma das soluções indicadas é usar fertilizante líquido ou granulado, mas que sejam formulados para plantas de interior. A aplicação do fertilizante pode ser uma vez por mês ou de acordo com as instruções do fabricante.

Decore a sua casa com begônia

Na decoração, por conta do seu formato e cores, as begônia são perfeitas para colocar no centro de mesa ou decorar a sala de estar. Além dos ambientes internos, a flor também fica muito bem em jardins e canteiros, sendo combinada com outras plantas maiores. Também é possível fazer arranjos com a espécie para presentear alguém especial.

E aí, gostou de conhecer mais sobre a begônia de cera? Se você está pensando em plantá-la no seu jardim ou em um vaso, visite o setor de jardinagem da Cobasi e encontre tudo o que é essencial para as suas plantas: adubo, regadores, e muito mais. Confira e até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário