Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Flor Gardênia: características, significados, como plantar e muito mais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flor gardênia branca
A flor gardênia é conhecida por sua delicadeza e aroma

Com um perfume doce, intenso e inigualável, a flor gardênia é muito fácil de ser cultivada em vasos e jardins, sendo uma ótima opção para arranjos na decoração de festas de aniversário, casamento e formaturas. Quer conhecer mais sobre ela? Continue a leitura!

Características da Gardênia

Carregada de diversas características e significados, essa espécie já foi até tema de música do Waldick Soriano “Perfume de Gardênia”. E sua fama tem justificativa! São catalogadas mais de 250 espécies da flor gardênia, que chamam atenção por conta das suas das suas flores brilhantes, grandes e muito perfumadas. 

Naturais da Ásia, mas especificamente a China, a gardênia (Gardenia jasminoides) é uma planta arbustiva, com ramos eretos, ramificados e folhas perenes. Com folhas de coloração verde-escura, a espécie pode chegar a uma altura média de 1,5 e 2 metros, na sua versão mini, pode chegar a 50 cm de altura.

Com o tempo (amadurecimento) a sua tonalidade pode mudar, apresentando uma coloração creme com tons amarelados.

Ficha Técnica – Flor Gardênia

Nome científico: Gardenia jasminoides.
Nomes populares: Jasmim-do-cabo.
Família: Rubiaceae.
Classe: Magnoliopsida.
Ordem: Gentianales.
Categoria: Arbustos, Cercas Vivas, Flores Perenes.
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical.
Origem: Ásia, China.
Altura: 1.8 a 2.4 metros.
Divisão: Magnoliophyta.
Reino: Plantae.

Aroma da Gardênia

O rico aroma de suas flores é um destaque da Gardênia. Com um perfume suave semelhante ao do jasmim, essa é uma espécie que pode ser uma alternativa para quem busca por uma casa perfumada. Então, além de promover mais elegância e desempenhar papel ornamental para qualquer ambiente.

Significados da Gardênia

jardim com flores de gardênia
A gardênia é uma flor que simboliza amor, inocência e pureza

Existem muitos significados em torno dessa planta, inclusive o seu nome. Acredita-se que o nome Gardênias vem da classificação feita pelo botânico sueco Carl von Linné (1707-1778), fazendo uma homenagem e referência ao botânico Alexander Garden (1730-1791). Quando surgiu na China, seu nome botânico Gardenia jasminoides J. Ellis, era popularmente como “jasmim do cabo”.

A flor gardênia também carrega uma simbologia: os sentimentos considerados puros, representando inocência, sinceridade e doçura. Além disso, é muito comum que a flor seja escolhida para casamentos, por conta do seu símbolo de pureza e amor. 

Floração da Gardênia

Em meados da primavera e início do verão acontece a floração da Gardênia. É comum ter uma variação das flores entre simples ou dobradas, como também de tamanho – entre pequenas e grandes. 

Na floração há o aparecimento da polpa amarela, de onde são extraídos os corantes utilizados para o artesanato e na indústria. Vale ressaltar que a planta apresenta propriedades medicinais, que podem ser utilizadas, por exemplo, em sessões de aromaterapia, indicadas como efeito tranquilizante ou até ajuda para melhorar a qualidade de sono.

Além disso, a flor gardênia pode ser usada na culinária, sendo consideradas plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Elas normalmente são aplicadas em processos de aromatização do mel, geleias, chás e até mesmo em saladas. 

Como plantar e cultivar gardênia

flor gardênia no vaso
A gardênia pode ser cultivada em jardins e vasos

Apesar de ser fácil de cuidar, a gardênia tem alguns cuidados e orientações para cultivá-la corretamente. Confira dicas importantes para ter essa flor belíssima e para que o seu aroma se espalhe por toda a casa.

Ambiente e luminosidade

A melhor época para plantar gardênias é na primavera. Apesar de ser uma flor que se adapta bem ao clima subtropical e tropical, as temperaturas são mais típicas da estação, que variam de 18 ºC a 21 ºC durante o dia e 15 ºC a 18 ºC de noite, são as que oferecem as melhores condições para cultivo.

Se for plantar em vasos, escolha um lugarzinho onde a planta receba muito sol ou meia sombra, por pelo menos 6 a 8 horas diárias.

Solo

O solo precisa ser fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica. Garantir uma boa adubação vai ajudar a planta a florescer bonita e saudável. Uma boa dica é fazer teste de pH do solo, o ideal é ficar entre 5 e 6. Caso o solo ainda não seja ácido, uma solução é adicionar enxofre.

Rega

Como é preciso manter o solo úmido, o indicado é manter um cronograma de rega regular, principalmente quando a camada superior do solo (2,5 cm) começar a secar. Verifique o nível de umidade fazendo teste do dedo perto do caule da planta. Se você sentir que ele está seco, é hora de regar. 

Plantar gardênia em vasos

Se você quer cultivar gardênias em vasos, o recipiente precisa no mínimo de 50 cm de diâmetro x 50 cm de altura. Essa dimensão precisa ser aplicada para que a planta consiga se desenvolver bem. Uma boa dica é: caso as raízes começam a sair pelo vaso, será necessário movê-la para um espaço maior.

Poda

O período mais indicado para o poda é após a floração. As pontas removidas podem ser reutilizadas como novas mudas.

Cuidados com a flor Gardênia

Entre os cuidados essenciais para a saúde da da flor Gardênia estão:

  • mantenha o solo úmido;
  • crie um ambiente seguro sem forte ventilação de dentro de casa;
  • fertilize a planta a cada três ou quatro semanas;
  • corte as flores murchas;
  • cuidado com pragas, como à mosca-branca e à cochonilha-farinhenta;
  • utilize inseticidas nas folhas infestadas;
  • proteja a gardênia durante o frio.

Essas são algumas dicas de cuidados das gardênias! Gostou de saber mais sobre essa flor tão cheirosa e elegante. Lembre-se que para cuidar dessas plantas é indispensável a utilização de equipamentos para jardinagem, e sempre que precisar de informação sobre plantas já sabe onde achar, no Blog da Cobasi. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Sofia Wicctofly disse:

    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼. Obrigada. Fiquei vossa fã. Não considero no entanto nada suave mas bastante intenso e poderoso o aroma quer das Gardénias quer do Jasmim. Cpts, sofia louro

  2. Lucimar disse:

    A gardenia no vaso tbm deve ficar direta no sol?

  3. Willian disse:

    Gostei muito das dicas para cultivo da Gardênia.
    Muito obrigado

Deixe o seu comentário