Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hibisco: saiba tudo sobre essa planta

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Conheça mais sobre o hibisco.

O hibisco é uma planta de coloração vermelha, que pode ser utilizada para fazer chás, doces, geleias, entre outros alimentos. Além da versatilidade culinária, estamos falando de uma espécie que apresenta diversas propriedades que são benéficas para a saúde. 

Ficou curioso para saber mais sobre a flor de hibisco? Continue a leitura e saiba como plantá-la, cuidados, curiosidades e tudo sobre este tipo de planta. Vamos nessa?

O que é hibisco é para que serve?

Nativo da Índia, Sudão e Malásia, o hibisco (Hibiscus sabdariffa L.) é uma planta pertencente à família Malvaceae.

Também conhecida popularmente como vinagreira, azedinha e caruru-azedo, esse gênero de planta tem mais de 300 espécies. No Brasil, a sua introdução foi realizada no período da colonização. Atualmente, no país, há registros de 33 espécies, sendo 25 endêmicas (quando o vegetal ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica).

A planta hibisco é uma flor que possui substâncias, como flavonoides, ácidos orgânicos e componentes antioxidantes que contribuem ativamente com benefícios para a saúde. É uma planta com alto potencial medicinal, sendo indicada para desconfortos intestinais, para quem quer emagrecer, entre outros benefícios. 

Essas utilidades refletiram no mercado que hoje emprega as suas soluções em diversos setores, como: bebidas fermentadas, sorvetes, corantes e até papéis.

Espécies de hibisco

Selecionamos duas das espécies mais conhecidas de hibisco para descrevê-las e apresentar um pouco da ampla família Malvaceae.

Hibiscus sabdariffa L. (hibisco verdadeiro)

hibisco verdadeiro
Hibiscus sabdariffa L.

A espécie mais conhecida pelos brasileiros, é o hibisco verdadeiro, que também é conhecido por graxa-de-estudante, mimo-de-vênus, hibisco-da-china e hibisco-tropical. Essa planta pode atingir até 2 metros de altura, com ramificações na base e hastesavermelhadas.

As suas folhas apresentam cores verde arroxeadas, chegando a medir cerca de 5 a 12 cm de comprimento. Já as suas flores podem apresentar uma tonalidade que varia entre amarelada, avermelhada ou esbranquiçada, com centro vermelho escuro.

Hibiscus rosa-sinensis L. (mimo-de-vênus ou hibisco da china) 

hibisco da china
Hibiscus rosa-sinensis L.

Com algumas diferenças comparado ao hibisco verdadeiro, essa espécie vegetal tem uma média de tamanho entre 3 a 5 metros de altura. Suas flores são encontradas nas cores: branca, rosa ou avermelhada e o cálice floral tem como característica seu formato de sino.

Curiosidades sobre hibisco

O primeiro registro a respeito das propriedades culinárias e medicinais do hibisco foi feito pelo médico Bontius, no século XVII. Posteriormente, a planta foi disseminada para outros cantos do mundo e sendo utilizada para diversos fins. No Brasil, por exemplo, no Maranhão, a espécie é muito utilizada na culinária regional, em pratos típicos como o “arroz-de-cuxá”.

Uma outra curiosidade é que no Havaí, o hibisco tem uma simbologia para as celebrações com temática havaiana, sendo usado como um adereço para arranjos florais nos cabelos. Além disso, a flor também é uma das espécies preferidas entre as mulheres, por ser um símbolo de beleza.

Como plantar hibisco?

como plantar hibisco
O plantio de hibisco requer cuidados específicos de rega, solo e clima.

O plantio de hibisco pode ser feito em jardins, canteiros, vasos, cerca viva ou até mesmo  na arborização urbana. Porém, existem algumas etapas que precisam ser respeitadas para usufruir dos benefícios e da beleza da planta. A seguir, confira o que é necessário para plantar hibisco em casa e os cuidados necessários. 

Solo

O solo ideal para plantar hibisco é: fértil, enriquecido com matéria orgânica e adubações periódicas, de preferência com pH entre 6 e 7. Se for plantar em jardins ou canteiros, o espaçamento entre as mudas é de 1 a 2 metros. Além disso, se for plantado em vasos ou jardineiras, a área mínima deve ser de 40 centímetros de profundidade.

Clima

O clima mais indicado para o cultivo de hibisco é tropical ou subtropical. Como a planta não suporta geadas, se você mora em lugares frios, evite plantar no solo, pois a temperatura mínima varia de 7 °C a 12 °C, a depender da variedade escolhida.

Como plantá-las ao ar livre é uma ótima opção de embelezamento, você precisa levar em consideração o cuidado com a temperatura. O mais aconselhável é realizar o plantio sob sol pleno.

Regas

A rega do solo deve ser em um cronograma regular que garanta que o solo fique levemente úmido, sem excesso de água. Essa ação é responsável por garantir que o solo não fique seco, evitando quedas de botões florais. 

Vale destacar que é aconselhável aumentar a frequência de rega no período de crescimento e floração, porém, sem encharcar o solo. Combinado?

Época de floração

planta para emagrecer

Geralmente, o florescimento acontece de seis a oito meses após feito o enxerto. Especialmente na primavera e no verão, mas a planta pode florescer durante o ano todo.

Além disso, a germinação das sementes leva em torno de uma a quatro semanas, quando as mudas estarão prontas para o transplante, que ocorre quando estiverem com 4 a 6 folhas verdadeiras. Essas informações são importantes para quem for fazer o transplante, por causa dos dias mais frios.

Como cuidar de hibisco?

Agora que você aprendeu a plantar, é o momento de saber como cuidar do hibisco. É importante destacar que os hibiscos não costumam apresentar doenças. Quando há algum problema, normalmente é ocasionado pelos insetos como grilos e borboletas. 

Normalmente, esses insetos depositam nas folhas seus ovos que, com o passar do tempo, viram lagartas que atacam a planta. Para que isso não aconteça, lembre-se de realizar a poda anualmente. 

É importante que, de dois em dois meses, você espalhe ao redor da planta uma colher de sopa de mistura de farinha de osso e torta de mamona. É necessário, também, colocar esterco nas superfícies, apenas em meses alternados. Sem encharcar o solo, molhe o hibisco diariamente à tarde durante o verão. No inverno, somente quando a terra estiver seca.

chá de hibisco

Gostou de saber mais sobre essa planta? Agora você pode cultivá-la e ter tudo o que precisa para fazer o tão famoso chá de hibisco. Não deixe de conferir outros artigos sobre jardinagem no Blog da Cobasi. Até a próxima! 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Rozemberg Abrante disse:

    Ganhei, uma muda e vim ver como se cuida, adorei às dicas, obrigado essa função ajudou muito a vida de muitas pessoas que adoram planta, vocês estão de parabéns.

  2. Noemi Almeida Duarte disse:

    Foi muito bom o teu remédio

  3. Áurea Montemor disse:

    Gostei das informações

  4. Jussara disse:

    Tenho interesse em comprar gostaria de saber se na loja de Guarulhos tem

Deixe o seu comentário