Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Campânula: descubra como ter a flor-de-sino em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
campanula roxa e rosa
A campanula medium é a mais famosa da espécie

A campânula é uma flor nativa do continente europeu que é muito usada na decoração de ambientes internos e para presentear aquela pessoa querida. Venha com a gente e conheça tudo sobre a famosa flor-de-sino. Confira!

Campânula: principais características

A campânula pertence à família das Campanulaceae, que conta com mais de 430 espécies espalhadas pelo mundo, principalmente em países do hemisfério norte. Devido às suas pétalas em formato de sino, ela é chamada popularmente de campânula, campânula ou flor-de-sino.

Nativa de regiões de clima ameno, a flor chega a medir aproximadamente 1 metro de altura no ápice de sua inflorescência, que acontece entre a primavera e o verão.  Suas pétalas delicadas assumem, além do formato característico, uma coloração que pode variar de roxo ao azul. Em alguns casos é possível encontrar campânulas brancas e rosas.

Outra característica importante da flor-de-sino é a durabilidade. Pois, após atingir a floração completa, ela pode permanecer com as pétalas abertas por até 30 dias, o que a torna uma opção incrível tanto para presentear em datas importantes do ano quanto decorar a sala de estar, jantar ou criar jardins de inverno.

Campânula: significado da flor

Por ter uma coloração roxa e pétalas em formato de campainha, é associada a sentimentos como feminilidade e carinho. O que a torna uma alternativa para quem deseja expressar afeto e agradecimento. Inclusive, no Japão, a campânula no vaso é chamada de “flor do agradecimento”.

Saiba como cultivar da Campânula

Campanula glomerata roxa
A Câmpanula glomerata é uma espécie de pode ser cultivada em jardim

Para quem deseja cultivar ou decorar a casa com um vaso de flores campânulas, é importante lembrar que ela precisa de alguns cuidados especiais. Conheça tudo o que você precisa saber para ser um verdadeiro mestre na arte da jardinagem.

Escolha o local ideal para a flor-de-sino

O primeiro passo antes de cultivar a flor-de-sino em casa é escolher o local ideal onde cultivá-la. Por ser uma flor de clima temperado e não tolerar exposição ao sol e temperaturas altas, o recomendado é colocar o caso com a planta em locais com sombra, porém com iluminação natural.

Qual é o melhor vaso para campânulas?

O melhor vaso para o cultivo deve conter de 14 a 15cm de diâmetro e possuir furos na base. Essa é a melhor maneira de garantir que as raízes tenham espaço para crescer sem que elas fiquem úmidas com o acúmulo de água no substrato.

Qual substrato ela prefere?

Por ser uma planta que não tolera o acúmulo de água no solo, o ideal é que o substrato seja drenável, ou seja, facilite o escoamento da água. Além disso, ele precisa ser rico em material orgânico como, por exemplo, húmus de minhoca e esterco animal.

Como irrigar a campânula?

pétalas de campanula molhadas
A câmpanula é uma flor que precisa de irrigação diária

A hidratação da campânula deve ser feita diariamente, principalmente durante as estações mais quentes do ano, como a primavera e o verão. Entretanto, é preciso muito cuidado para não deixar o solo encharcado e propenso à proliferação de fungos nocivos à flor.

É preciso adubar a campânula?

Sim, para garantir que a flor-de-sino floresça bela, é necessário manter o solo rico em nutrientes. O ideal é fazer a fertilização com produtos naturais a cada 15 dias durante o período de floração, que acontece entre o final da primavera e início do verão.

É possível propagar a flor-de-sino?

Sim, a flor-de-sino pode ser propagada por meio de sementes. Por exemplo, para o plantio em jardim, é necessário fazer uma cova com 0,5cm de profundidade para abrigar adequadamente até 5 sementes. Cubra a cova com o substrato e faça a régua duas vezes ao dia até que ela comece a germinar.

Se a ideia é fazer o plantio da campânula branca ou de outra cor em vasos, o procedimento é o mesmo. Não esqueça que o recomendado é não ultrapassar o limite de 5 sementes, pois, caso contrário, as raízes não terão espaço suficiente para se desenvolver.

Gostou de conhecer mais sobre a Campânula e como cultivá-la em casa? Então, conte para gente: você gostaria de tê-la decorando a sua sala de estar?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Marisa Carneiro disse:

    Sou paisagista e é proprietária do Hospital das plantas Paraíso do Ipiranga. Adorei esta matéria.
    Vou visitar u.a loja da Cobasi e comprar umas mudas mudas para ministrar o curso que ofereço para meus alunos e clientes. Obrigada 🙏

Deixe o seu comentário