Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como cuidar de petúnias: aprenda aqui

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como cuidar de petunias

Muito procurada para compor a decoração interna de ambientes e jardins, as petúnias são plantas conhecidas por suas belas flores com coloração e tamanhos diferentes. Mas, não só isso, é uma espécie que não demanda cuidados complexos. Então, se você está começando agora no mundo da jardinagem, ela é uma boa opção. Quer aprender mais sobre essa flor e como cultivá-la em casa? Continue a leitura!

Petúnias: origem e características 

A petúnia (Petunia juss) é uma planta herbácea originária de locais tropicais e subtropicais da América do Sul. Pertencente à família Solanaceae – a mesma da batata, tomate e até o tabaco – a espécie ficou conhecida mundialmente por suas flores de tamanhos e tons.

Uma curiosidade sobre petúnia é que o nome da planta vem do Tupi Guarani e significa flor vermelha. Contudo, a flor apresenta uma variedade maior de cores, podendo ser encontrada tanto em tonalidades brancas até o roxo, apresentando variações em laranja, amarelo, rosa, lilás ou até uma mescla.

Para cultivo doméstico, existem quatro tipos de petúnias:  

Petúnias Grandiflora

Petúnia Grandiflora
Petúnia Grandiflora

Essa é a versão de petúnia que apresenta as maiores flores, com até 10 cm de diâmetro.

Hedgiflora

Hedgiflora
Hedgiflora

Diferente da Grandiflora, a petúnia Hedgiflora é de baixa estatura, mas com alta capacidade de se espalhar de forma lateral, conseguindo cobrir até um metro quadrado de superfície.

Petúnias Multiflora 

Petúnia Multiflora
Petúnia Multiflora

Indicada para o cultivo em vasos e jardineiras suspensas, esse tipo de petúnia pode chegar até cinco centímetros.

Petúnias Milliflora

Petúnia Milliflora
Petúnia Milliflora

São as as menores flores medindo no máximo três centímetros de diâmetros. Porém, também são uma das mais resistentes, um fator importante na hora do cultivo.

Mas dentro de um contexto completo sobre a espécie petúnia, são dois tipos: a Petunia X Hybrida, com flor no formato triangular no centro e arredondado nas pontas. E a Petunia Axillaris, em que a ponta da flor converge em ângulo único. 

Qual o significado da flor de petúnia?

Existem alguns significados por trás da flor de petúnia. Por exemplo, muitas pessoas acreditam que é uma planta que remete à transformação e à sabedoria. Então, cultivá-la significa oferecer ao ambiente e as pessoas força espiritual, como clareza da mente e harmonia.

Até o seu formato já foi pauta para significados. Por conta das suas formas e desenhos – que lembram uma mandala – acredita-se que são uma referência a símbolos místicos e espirituais.

Como cultivar petúnias em casa

Para garantir que a petúnia crescerá saudável e forte,principalmente, se for cultivada em vaso, alguns cuidados devem ser aplicados. Mesmo não sendo uma planta que demanda grandes ações, existem processos que são indispensáveis, como:

Adubo

Você pode optar por um composto pronto ou ainda  misturar terra e areia com matéria orgânica, como frutas, cascas de ovos, farinha de ossos, por exemplo, e você já tem um solo adequado, fértil e com boa drenagem para o cultivo. Uma boa dica é fazer uma adubação química, com NPK 10-10-10, mensalmente.

Sol

Escolha aquele lugar com sol pleno, porque para uma planta adepta à luminosidade, a luz a faz crescer e dar flores. Mas atenção para a diferença entre sol pleno e locais muito quentes com luz muita intensa porque podem ser prejudiciais para o desenvolvimento da planta. Neste caso, escolha um local a meia-sombra para ela. 

Rega

A petúnia é uma planta que gosta que o substrato esteja úmido. Mas não pode regar folhas e flores, portanto, o ideal é manter uma rotina diária no verão e, em outras estações, de 2 a 3 vezes por semana. Para garantir uma planta cheia de flores, aposte em adubo rico em fósforo e uma cronograma de rega.

Poda

E para não ter dúvidas sobre a poda, realize quando os galhos estiverem muito grandes, murchos ou em mau estado no vaso. Para manter sua planta saudável, flores e folhas murchas devem ser retiradas e deve-se manter, pelo menos, 5 centímetros dos galhos podados.

Muda

Agora, quem tem petúnia em casa sabe que as mudas são bem cobiçadas e os próprios galhos retirados da poda tem tudo para virar uma planta bela e saudável. Neste caso, é necessário apenas retirar as folhas e flores antes de plantá-las.

Como identificar e tratar os problemas que apareçam nas petúnias

Alguns problemas comuns de se desenvolverem em petúnias são podridão-da-coroa ou radicular, mofo cinzento, verticilose e doenças virais. As características da podridão-da-coroa ou radicular são folhas murchas e os caules amarelados, o que afeta o crescimento da planta. Já o mofo cinzento é semelhante aos da podridão radicular, com manchas cinzentas difusas.

como cuidar de petunias

A verticilose faz com que as folhas fiquem amarelas e murchem, eventualmente atingindo uma coloração amarronzada e morrendo. Nesses casos, a melhor coisa a se fazer é eliminar a planta doente e recomeçar o plantio. E para isso, basta limpar e desinfetar o recipiente de suspensão antes de voltar a usá-lo e colocar terra adubada fresca no envasamento.

Gostou de aprender mais sobre a origem, características e como cuidar de petúnias? Aqui na Cobasi além de oferecer tudo o que é essencial para jardinagem, compartilhamos frequentemente informações sobre cuidados e dicas especiais sobre plantas. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Up disse:

    Obrigada 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽💓

Deixe o seu comentário