Como cuidar de petúnias: aprenda aqui

Compartilhar:


como cuidar de petunias

Muito procuradas para compor a decoração, a petúnia é originária de locais tropicais e subtropicais da América do Sul. É uma planta de ciclo anual, ou seja, cresce, floresce e morre dentro de um ano. Depois disso, é preciso fazer um novo plantio. Aqui, vamos te ensinar como cuidar de petúnias e contar algumas particularidades desta espécie. 

Além de serem encantadoras, as flores de petúnias são extremamente tolerantes ao calor e, também, uma ótima escolha para decorar casas e apartamentos. Com tamanhos e colorações diferentes, elas se desenvolvem bem com poucos cuidados, sendo bem fácil o cultivo da planta. Então, se você está começando agora a cultivar, ela é uma boa opção

Pode ser encontrada em dois tipos: a Petunia X Hybrida, com flor no formato triangular no centro e arredondado nas pontas e a Petunia Axillaris, onde a ponta da flor converge em ângulo único. Além disso, no entendimento místico é ainda uma planta que remete à transformação e à sabedoria. Observando sua estrutura de floração, é possível perceber formas e desenhos que lembram uma mandala, aflorando ainda mais os símbolos da flor de petúnia. 

Como cuidar de petúnias

Adubo – Você pode optar por um composto pronto ou ainda  misturar terra e areia com matéria orgânica, como frutas, cascas de ovos, farinha de ossos, por exemplo, e você já tem um solo adequado, fértil e com boa drenagem para o cultivo. 

Sol – Escolha aquele lugar com sol pleno, porque para uma adepta à luminosidade, a luz a faz crescer e dar flores. Mas atenção para a diferença entre sol pleno e locais muito quentes com luz muita intensa porque podem ser prejudiciais para o desenvolvimento da planta. Neste caso, escolha um local a meia-sombra para ela. 

Rega – A petúnia é uma planta que gosta que o substrato esteja úmido. Mas não pode regar folhas e flores, portanto, o ideal é manter uma rotina de rega diária no verão e, em outras estações, de 2 a 3 vezes por semana. Para garantir uma planta cheia de flores, aposte em adubo rico em fósforo.

Poda – E para não ter dúvidas sobre a poda, realize quando os galhos estiverem muito grandes, murchos ou em mau estado no vaso. Para manter sua planta saudável, flores e folhas murchas devem ser retiradas e deve-se manter, pelo menos, 5 centímetros dos galhos podados.

Muda – Agora, quem tem petúnia em casa sabe que as mudas são bem cobiçadas e os próprios galhos retirados da poda tem tudo para virar uma planta bela e saudável. Neste caso, é necessário apenas retirar as folhas e flores antes de plantá-las. 

Como identificar e tratar os problemas que apareçam nas petúnias

como cuidar de petunias

Alguns problemas comuns de se desenvolverem em petúnias são podridão-da-coroa ou radicular, mofo cinzento, verticilose e doenças virais. As características da podridão-da-coroa ou radicular são folhas murchas e os caules amarelados, o que afeta o crescimento da planta. Já o mofo cinzento é semelhante aos da podridão radicular, com manchas cinzentas difusas. 

A verticilose faz com que as folhas fiquem amarelas e murchem, eventualmente atingindo uma coloração amarronzada e morrendo. Nesses casos, a melhor coisa a se fazer é eliminar a planta doente e recomeçar o plantio. E para isso, basta limpar e desinfetar o recipiente de suspensão antes de voltar a usá-lo e colocar terra adubada fresca no envasamento.

Gostou de aprender mais sobre como cuidar de petúnias? Veja mais dicas sobre o cultivo de flores aqui:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Up disse:

    Obrigada 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽💓

Deixe o seu comentário