Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Rosa: saiba quais são os tipos, cores e como cuidar dela em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Tipos de rosa

A rosa é uma das flores mais populares e cultivadas do mundo, podendo ser encontrada em diversas cores e tipos. Por isso, nós preparamos um especial com tudo o que você precisa sobre flores rosas e como tê-las em casa. Confira!

Flores rosas: quantos tipos existem?

A rosa é uma flor que faz parte da família das Rosaceae, sendo nativa do continente asiático. Apesar de contar com 200 tipos de rosas espalhadas pelo mundo, hoje é possível encontrar mais de 30 mil variações devido à cruzamentos realizados entre as flores.

Rosas: tipos mais comuns no Brasil

As rosas são flores consideradas arbustivas, entretanto, dentro dessa definição encontramos algumas variantes como, por exemplo, as rosas trepadeiras e as rasteiras. No Brasil, podemos encontrar 6 tipos diferentes de rosas, que são:  

  • híbridas de chá;
  • miniaturas;
  • arbustivas;
  • rasteiras;
  • sempre-floridas;
  • rosas trepadeiras.

Tipos de rosas: conheça melhor cada um deles

Rosas híbridas de chá

rosa chá vermelha
A rosa chá é uma espécie hibrida.

As rosas conhecidas como híbridas de chá possuem características especiais como, por exemplo, a necessidade de espaço e exposição direta à luz do sol para se desenvolverem. Isso sem falar no aroma semelhante ao chá preto. Por medirem aproximadamente 2 metros de altura, seu cultivo é indicado em jardins abertos ou canteiros.

Mini rosas

mini rosas no jardim

As mini rosas são caracterizadas pela combinação de botões menores, com uma fragrância bem intensa. Podendo medir aproximadamente 40 cm, a melhor maneira de cultivá-las é em vasos, o que deixa o ambiente mais charmoso e perfumado.

Rosas arbustivas

rosas no jardim
A rosa arbustiva é resistente é ótima para criação de jardins

Os tipos de rosas arbustivas são aqueles que normalmente encontramos em canteiros e jardins, devido ao grande volume de sua folhagem. Quando estão saudáveis, elas formam arbustos redondos com flores e folhagens densas e escuras.

Rosas rasteiras

vaso com rosa rasteira
A rosa rasteira é uma flor criada à meia sombra

As rosas rasteiras são flores indicadas para quem é apaixonado por jardinagem, porém não conta com muito espaço aberto em casa. O seu cultivo é recomendado sempre à meia-sombra, preferencialmente em varandas ou próximas às janelas.

Rosas trepadeiras

rosa trepadeira cor de rosa
A rosa trepadeira é ideal para decorar jardins e fachadas de casa

Para fechar a nossa lista, temos a rosa trepadeira. Apesar do nome, elas não escalam as paredes. Ela recebe esse apelido porque conta com longos ramos que podem ser fixados em estruturas de madeira ou ferro.

Tipos de rosas: cores e significados

Além da segmentação pelo tipo de flor, as rosas também podem ser categorizadas por sua variação de cor. Quem nunca viu rosas vermelhas, azuis, amarelas, brancas ou cor de rosa? Confira o que cada uma dessas cores significa e escolha aquela que melhor combina com a decoração da sua casa.

Rosas vermelhas

flor rosa vermelha no jardim
As rosas vermelhas expressam os sentimentos mais intensos

As rosas vermelhas são conhecidas por serem a melhor expressão de sentimentos como paixão e amor. Por isso, são indicadas tanto para decorações românticas, como para presentear alguém que você é apaixonado.


Rosas brancas

rosa branca no jardim
A rosa branca deixa qualquer decoração mais elegante

Se a rosa vermelha é perfeita para demonstrar a intensidade de um sentimento, as rosas brancas são o oposto. Seja em vasos, arranjos ou buquê de rosas, elas simbolizam inocência, pureza, paz e sofisticação, sendo muito associada e utilizada em casamentos.

Rosas cor de rosa

flores cor de rosa
As flores cor de rosa representam delicadeza e afeto

A rosa do tipo cor de rosa, podemos dizer que é o meio termo exato entre as flores de cor vermelha e branca. Sua cor é perfeita para demonstrar sentimentos como gratidão, respeito e carinho. Isso em contar o toque delicado que ela promove para qualquer ambiente.

Rosas amarelas

flores de rosa amarela
A rosa amarela é o símbolo da amizade.

Para quem pensa em criar um ambiente singelo e alegre, as rosas amarelas são a melhor opção. Elas também podem ser usadas para presente, pois seu significado está atrelado a amizade verdadeira.

Rosa lilás

flores de rosa lilás
Rosa lilás atraem boas energias ao ambiente

A rosa lilás, também conhecida em alguns lugares como rosa violeta, é ideal para decorar ambientes como salas para meditação. Isso porque a delicadeza de suas pétalas representam autocontrole, calma e paz. Pode ser um ótimo presente para aquela pessoa que você admira em segredo.

Rosa azul

buque com rosas brancas e azuis
A rosa azul é tão rara que simboliza o amor eterno.

Você sabia que as rosas azuis são famosas por serem um tipo de flor rara? É isso mesmo! Na natureza é muito difícil encontrá-la. Por causa disso ela é símbolo perfeito de amor verdadeiro e eterno que resiste ao tempo.

Aprenda a cultivar e cuidar de rosas em casa

Uma das principais dúvidas dos apaixonados por flores e jardim é: como cuidar de rosas em casa? Para ajudar você a deixar o seu lar muito mais belo, colorido e perfumado, nós preparamos algumas dicas. Acompanhe!

Qual o melhor lugar para plantar rosas?

O primeiro passo para cuidar de suas rosas e mantê-las saudáveis é escolher o local ideal onde deixar o vaso ou a roseira. Os especialistas em jardinagem recomendam que a flor fique em ambiente à meia sombra, onde possa receber a luz do sol em horários amenos e se proteger durante os horários mais quentes.

Aposte em substrato rico em nutrientes

Assim como todas as flores, a rosa precisa ser plantada e cultivada em vasos com furos na base para facilitar a drenagem do substrato rico em matéria orgânica. Além disso, para garantir que ela tenha todos os nutrientes que precisa, faça a adubação do solo a cada 4 meses com fertilizantes naturais e de qualidade.

Como fazer a rega da rosa corretamente

O processo da rega das flores de rosas é dividido em duas etapas: entre o plantio das sementes e a floração. Assim que a rosa florescer, a rega pode ser feita sempre que o solo estiver seco e nos dias mais quentes do ano. Dessa maneira, ela crescerá linda e saudável. O mais recomendado é fazer a hidratação diária do solo.

É preciso fazer a poda da rosa?

Sim, ao menos uma vez por ano, preferencialmente no inverno, é necessário fazer a remoção das folhas secas e amareladas. Com isso, você garante que os nutrientes sejam absorvidos apenas pelas flores que estejam sadias.

Aprenda a fazer muda de rosas com estacas

Acabou de ganhar um lindo buquê com rosas vermelhas, brancas, amarelas ou cor de rosas e deseja transformar em um belo vaso de flores para decorar a casa?  É muito simples, basta seguir o passo a passo:

  • prepare a tesoura, alicate ou outras ferramentas de jardinagem;
  • faça um corte de 40 graus no ramo da rosa;
  • remova as folhas da estaca, deixando algumas na parte superior do galho;
  • prepare um buraco com 5cm de profundidade no solo;
  • coloque as estacas e cubra com substrato até preencher todo o vaso;
  •  para finalizar, realize a rega diária até que a rosa comece a florescer.

Gostou de conhecer os tipos de rosas mais populares do Brasil? Então, compartilhe com a gente qual delas é a sua preferida.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Geisa Lopes disse:

    Amo plantas…
    Gostei de encontrar vcs…
    Assim terei informações acertivas e ñ no “achometros” de certos grupos sobre plantas !

  2. Fatima disse:

    Adorei saber das dicas das rosas .
    Aprendi mas costumo comprar rosas em vaso as pequenas ou seja as mini

  3. Tony Fernando café disse:

    AMO AMAR ..! ROSAS. CORES VARIAVEIS.
    HA TAMBEM PASSAROS E SUAS CORES.

  4. Maria de Nazaré disse:

    Amo rosas quero compra mudas

Deixe o seu comentário