Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Mini rosas: saiba como cuidar e cultivar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mini rosas cor de rosa no jardim
Mini rosas são flores delicadas e muito fáceis de cuidar

As mini rosas são flores delicadas, ideais para cultivar e dar um toque charmoso à decoração de qualquer ambiente, principalmente varandas e jardins.

Porém, para que ela possa florescer em toda a sua beleza, alguns cuidados com rega, luz e poda são essenciais. Fique com a gente e descubra como cultivar e cuidar de mini rosas em casa.

Mini rosas: o que são?

As mini rosas são espécies de flores originárias do continente asiático, mais especificamente, da China. Com mais de 200 espécies, esse tipo de flor chamou tanto a atenção por conta da sua beleza, que costumava decorar o jardim da realeza.

Conhecida pelo nome científico de Rosa Chinensis, ela possui floração intensa e tamanho compacto, entre 20 e 40cm de altura. Na natureza, pode ser encontrada nas cores branco, amarelo, rosa e vermelho.

Antes de dicas sobre como cultivar mini rosas em casa, vale um lembrete: ela não é uma flor pet friendly. Se você for tutor de cães ou gatos, é preciso cuidado! Pois, eles podem se intoxicar ao entrar em contato com suas folhas ou pétalas.  

Mini rosas: Ficha técnica

Nome científicoRosa chinensis
Nome PopularMini Rosa, roseira miniatura, rosa miniatura, roseira-trepadeira
FamíliaRosaceae
DivisãoRosoideae
Ciclo de vidaPerene

Saiba como cultivar mini rosas em casa

Cultivar mini rosas em casa é uma tarefa muito simples, pois seu tamanho compacto favorece o plantio em vasos, jardineiras ou direto na terra.

Qual o melhor ambiente para a mini rosa?

A mini rosa é uma flor que precisa da luz do sol por pelo menos 4 horas por dia. Por causa disso, o indicado é cultivá-la em ambientes externos ou, no máximo, varandas. Assim, ela poderá crescer com saúde.

Vaso ideal para mini rosas

O vaso ideal para mini rosas precisa favorecer a drenagem da água da rega. Por isso, opte por modelos feitos de barro e com furos na base. Afinal, um solo encharcado atrai pragas e mata as raízes da flor.

Como escolher o substrato para a flor

Para garantir os nutrientes necessários para o florescimento da mini rosa, o indicado é investir em substratos ricos em matéria orgânica. Além disso, produtos com casca de pinus, argila expandida ou brita favorecem o escoamento da água.

Cuidados com a rega da mini rosa

A rega da mini rosa exige um equilíbrio por parte do apaixonado por jardinagem. O recomendado é regar o solo 2 vezes por semana. O importante é manter o solo úmido, mas nunca encharcado.

Poda higiênica da mini rosa

Por ser uma espécie de flor perene, a poda higiênica da mini rosa é essencial para uma floração saudável. Sempre que possível, remova galhos e folhas secas. Assim você evita o desperdício de nutrientes e a presença de parasitas.

Devo adubar minha mini roseira?

Sim! A mini rosa precisa da reposição de nutrientes e vitaminas para florescer com toda a sua beleza. Por isso, o ideal é fazer a fertilização do solo com adubo orgânico para rosas, a cada dois meses. Ou de acordo com orientação do fabricante.

Agora que você já conhece as lindas mini rosas e como cuidar delas em casa, conte para gente: qual delas vai decorar o melhor espaço da sua casa?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Neide Aparecida da Silva disse:

    Meu cachorro comeu folhas de uma mulher da de rosa que brota amarela e vai mudando de cor pra rosa e este tipo de rosa não tem espinho nos ramos estou desesperada querendo saber que rosa é está pq ele está evacuando sangue preciso urgente saber se é veneno

  2. lucemir de sousa silva disse:

    eu genho umas mini rosas mais nao sei com fazer para plantar e fazer enrraizar
    .

Deixe o seu comentário