Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gerânio: saiba como cuidar e cultivar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
detalhe pétala de gerânio rosa
A cor rosa do gerânio é raro no Brasil.

O Gerânio é um tipo de planta conhecida por sua beleza, aroma, coloração e por ser muito fácil de cultivar em casa. Por causa disso, nós separamos algumas dicas que vão ajudar você a plantar, cuidar e decorar qualquer ambiente com ela. Acompanhe!

O que é o Gerânio?

O Gerânio é uma planta nativa do continente africano e que faz parte da família das suculentas, representada por cactos e kalanchoes. Essa planta se destaca por ser perene, ou seja, sua floração acontece durante todo o ano.

Além de ser uma ótima alternativa para a decoração de ambientes externos e jardins, a planta conta com propriedades medicinais. O óleo de gerânio é bastante utilizado em terapias para combater estresse, ansiedade, acnes, irritações e infecções na pele. Conheça os principais tipos dessa planta.

Quais são os tipos de Gerânios?

No mundo há aproximadamente 300 tipos de gerânios. No Brasil, há duas delas que são fáceis de encontrar e cultivar:  o gerânio ereto (Pelargonium Hortorum) e o gerânio pendente (Pelargonium Peltatum).

vaso com gerânio ereto rosa
Gerânio ereto é conhecido por seu crescimento vertical.

O gerânio ereto é caracterizado pelo crescimento vertical, ereto e ramificado de suas folhagens, formando um belo arbusto colorido. Seu cultivo é indicado tanto em vasos como floreiras e diretamente no jardim.

geranio pendente laranja
As folhas do gerânio pendente cresce em forma de cascata

Já no gerânio pendente, suas folhas crescem em formato de cascata, sendo uma boa opção para o cultivo em vasos e decoração de janelas e varandas.  Além disso, esse tipo de planta chama a atenção devido ao perfume marcante que exala.

Quais as cores do Gerânio?

Você sabe quais são as cores das flores de Gerânio encontradas no Brasil? As mais comuns são as amarelas e brancas. Mesmo sendo mais raras, ainda é possível decorar a sua varanda com flores nas cores vermelha, rosa e roxa. Combiná-las cria um visual incrível!

Como cultivar Gerânios?

mulher mexendo no vaso de gerânio
O cuidado com o solo é essencial para o cultivo do gerânio.

Uma das grandes vantagens dos gerânios é que elas são plantas versáteis e muito fáceis de cultivar. O apaixonado por jardinagem pode escolher entre vasos, jardineiras e até plantá-la diretamente no solo. O que vale mesmo é a criatividade e os cuidados para que ela cresça saudável. Confira o passo a passo!

Aprenda como cuidar de Gerânios

Para cuidar bem do seu Gerânio, o primeiro passo é saber sobre a origem da planta. Por ser uma espécie de clima tropical, ela não se desenvolve muito bem em locais com temperaturas muito baixas. A melhor condição climática para ela é a combinação de calor, sol e pouca água.

1. Escolha o lugar ideal para a planta

O cultivo e os cuidados com os gerânios começam pela escolha do lugar onde a planta vai ficar. O ideal é que ela esteja em um ambiente onde possa receber a luz do sol diretamente por até 4 horas diárias. Por isso, janelas, varandas e jardins são a melhor opção para plantar gerânios.

2. Vaso e adubação

floreiras com gerânios na janela
vaso com gerânios
vaso com flores vermelhas na janela
floreiras com gerânios na janela
Cultivar gerânios em floreiras é uma boa dica de decoração
vaso com gerânios
É possível criar um jardim com gerânios em vasos
vaso com flores vermelhas na janela
Gerânios são plantas que precisam de sol para crescer

Itens muito importantes para garantir o bom crescimento de sua planta são a escolha do vaso e do substrato usado para adubação. O recomendado é o uso de vasos de cerâmica e com furos em sua base para facilitar a drenagem do solo e preservar a raiz da planta.

A adubação é essencial para a manutenção saudável do Gerânio. Por isso, o ideal é apostar em substratos e adubos ricos em materiais orgânicos. Um produto muito usado é o NPK 4-14-8, um composto orgânico líquido rico em fósforo e nutrientes que a planta precisa.

3. Cuidados com a rega do Gerânio

A rega do Gerânio pode ser dividida em duas etapas. Entre o plantio e o aparecimento das folhas, o ideal é fazer a rega com maior frequência. Após o seu nascimento, o procedimento deve ser realizado apenas quando o solo estiver seco. Lembre-se, o excesso de água faz mal para elas.

4. Podas e doenças

Os gerânios são plantas sensíveis à ferrugem do pelargônio, uma espécie de fungo que ataca as folhas das plantas que estão em locais mal ventilados. Por isso, ao perceber manchas marrons no interior das folhas evite que a ferrugem se espalhe para outras folhas.

5. Mudas de Gerânio

Uma maneira bastante fácil de deixar o ambiente bonito e decorado é criando e propagando lindas mudas de Gerânio. Para fazer o replantio corretamente, basta seguir alguns cuidados como, por exemplo, escolher caules saudáveis da sua planta.

Em seguida, faça um corte um pouco acima da região onde as folhas nascem.  Deixe apenas algumas folhas na parte do caule e faça a remoção da estaquia cortando a extremidade inferior.

Por fim, prepare um vaso com substrato para sementeira, preencha com duas ou três estaquias e leve o vaso com gerânio para um local bem iluminado. Faça a rega constante até que as primeiras mudas comecem a surgir. A partir daí, é só transferir a muda de Gerânio para o vaso definitivo e escolher o melhor lugar da casa para ela. Simples, não é mesmo?

Você já cultiva Gerânio em casa? Compartilhe nos comentários como tem sido a sua experiência!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Ana disse:

    Meus gerânios, que estão em floreira externa, com o cuidado ideal está com nanismo, como devo proceder.
    Agradeceria uma ajuda

    • Cobasi disse:

      Ana, o nanismo em gerânios pode ser causado por vários fatores, converse com um especialista de nossas loja físicas. Certifique-se de fornecer água, luz solar adequada e nutrientes para promover o crescimento saudável.

Deixe o seu comentário