Como cuidar de bromélias? Descubra!

Compartilhar:


como cuidar de bromélias

Se o seu objetivo é cultivar flores bonitas, delicadas e coloridas, as bromélias podem ser uma excelente opção. Afinal, essas são flores que chamam atenção e encantam qualquer jardim, cômodo da casa, quintal e demais ambientes. Para te ajudar a cultivá-las da melhor maneira possível, preparamos este artigo para você saber como cuidar de Bromélias. Vamos lá?!

Aprendendo como cuidar de bromélias

A bromélia é uma espécie que facilmente se adapta a qualquer ambiente, por isso, também é bem fácil de cultivá-la. Existe uma grande variedade de plantas dessa espécie de vegetação tropical, de diferentes colorações e tonalidades para encantar nossos olhos. 

Por esse motivo, o cuidado com essa planta pode ser bem diferenciado, em virtude dos variados tipos de bromélias. Mas, de forma geral, separamos algumas dicas que podem ser úteis nessa missão.

Luminosidade

Será que a bromélia gosta de sol ou sombra? Essa é uma das principais dúvidas que aparecem por aí quando o assunto é cultivá-las. Para responder a essa questão, precisamos te dizer que depende muito do seu tipo de bromélia

Você sabia que quanto mais escuras forem as folhas da bromélia, maior será a sua necessidade por luz? É o caso das plantas mais acinzentadas, avermelhadas e de outras tonalidades. Isso significa que, em geral, a bromélia gosta de sol? Sim! Entretanto, é importante verificar se o tipo de bromélia que você possui em casa aprecia mais sol ou áreas mais escuras, com sombras.

As plantas que possuem folhas mais macias e verdes costumam gostar bastante da sombra! Mas isso não significa que elas não precisam da luz solar, ok? Ou seja, elas devem receber luminosidade, mas não devem ficar diretamente expostas. 

Rega

A bromélia é uma espécie de planta que adora receber água, por isso a melhor opção é regá-la com frequência, mantendo o solo úmido. Nos dias mais quentes, por exemplo, é super válido borrifar água em suas folhas para deixá-las bem fresquinhas. 

Quando for regar a sua bromélia, opte sempre por molhá-la ao redor da base e não diretamente ao centro. Também preste atenção na quantidade de água para não encharcar o vaso. 

Se na sua cidade faz muito calor, você pode regá-la de três a quatro vezes por semana, principalmente durante o verão. Lembra que falamos sobre o borrifador? Nesses dias mais secos e com temperaturas acima dos 30 °C, não se esqueça de borrifar um pouco de água nas folhas.

Entretanto, se aí na sua cidade não fizer tanto calor e for uma região mais úmida, regue a sua bromélia de uma a duas vezes por semana.

como cuidar de Bromélias

Poda

Uma das vantagens de cultivar bromélias é que essa espécie não precisa de podas. Isso significa que você pode descartar essa preocupação da sua lista! A dica é remover folhas queimadas, secas e que apresentem outras características negativas para dar mais força à sua planta, permitindo que ela cresça cada vez melhor e mais bonita.

Solo

Aqui está um aspecto muito importante para cuidar de bromélias: o solo. Essas plantas, antes de serem plantadas, devem ter o seu solo adubado, pois adoram nutrientes orgânicos. Sendo assim, investir em adubos é uma ótima opção para mantê-las fortes e saudáveis. Prepare bem o solo que receberá a sua planta!

Floração

Uma curiosidade bastante interessante em relação às bromélias é que elas florescem apenas uma vez quando atingem o estado adulto. Depois desse processo de florescimento, emitem brotos em suas laterais para o desenvolvimento de novas mudas. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário