Como cuidar de begônia? Descubra agora!

Compartilhar:


como cuidar de begônia

Delicada, pequena, cheia de cores, de fácil cultivo e amada pelos brasileiros. É claro que estamos falando da begônia! Essa flor deslumbrante encanta muitos corações e olhares por aí! Não é à toa que é uma das plantas mais comuns e procuradas pelos apaixonados por flores. Afinal, são mais de mil espécies, de diferentes colorações, que podem ser perfeitas para o seu jardim, quintal, canteiro e outros ambientes. Neste artigo vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre como cuidar de begônia. Acompanhe a seguir!

Como cuidar da planta begônia?

A begônia é uma espécie nativa da América Central e da América do Sul, por isso se adapta muito bem às temperaturas do nosso país. Suas flores podem chegar a até 30 centímetros de altura, podendo ser de diversas cores e tonalidades, como vermelhas, brancas e até multicoloridas.

Embora cultivar as begônias pareça ser uma tarefa difícil, pois se trata de uma flor bastante sensível e delicada, vamos te mostrar que não é bem assim. Então, vamos lá?! Confira as informações que trouxemos para te ajudar nessa importante missão.

Rega

Regar a begônia com frequência após o plantio pode fazer toda a diferença para a sua flor ganhar força. 

Além disso, durante esse processo de colocar água na planta, que deve ocorrer a cada três ou quatro dias, certifique-se de molhar somente o solo, ou seja, você não deve molhar as folhas. 

Apesar de muitas espécies de plantas precisarem de borrifamento nas folhas, principalmente em dias mais calorentos, esse não é o caso da begônia. Sendo assim, a melhor opção é evitar essa prática para que as flores não murchem.

Caso você esteja cultivando a flor em um vaso, a melhor opção é investir em recipientes que possuam aberturas para que a água escoe, pois a begônia também adora solo meio seco.

Luminosidade

A begônia é uma flor que não suporta excesso de chuva ou luz solar diretamente. Isso significa que deve ser mantida em ambientes que possuam mais sombras e menos exposição a esses fatores. Portanto, encontre um local apropriado para cultivá-las com carinho.

como cuidar de begônia

Poda

Uma dica super importante para cultivar a begônia do jeito correto é remover as folhas e flores que estiverem secas, queimadas, danificadas ou que apresentem qualquer outra característica negativa. 

Esse hábito é necessário para que essa folhagem mais velha não contamine o solo ao cair, nem atrapalhe o crescimento e interfira na beleza das flores. Fora isso, a begônia não precisa de nenhum tipo de poda.

Florescimento

O florescimento dessa planta acontece de três a quatro meses após o plantio. Quando mantidas em jardins, canteiros e outros ambientes mais arejados, costumam permanecer fortes e bem bonitas. Aliás, isso ocorre principalmente quando são cuidadas com amor e com mãos carinhosas.

Como fazer muda de begônia?

Uma das práticas mais comuns entre os apaixonados por begônia é fazer mudas da planta para aumentar o seu cultivo. Para realizar esse processo, você precisa:

  • escolher uma muda;
  • cortar um pedaço do caule;
  • colocá-la em um recipiente com um pouco de água;
  • mantê-la em um local arejado e com luz natural (não de forma direta);
  • quando houver raízes crescendo no recipiente, retire a muda e plante-a diretamente ao vaso, jardim, quintal ou qualquer outro ambiente de seu interesse.

Além do passo a passo acima, outra opção é pegar a sua muda de begônia, dar uma leve quebradinha no centro da folha, colocar a muda em um substrato (mistura de terra comum e vegetal, sem pedrinhas) e usar um palito onde há a “quebra” para garantir que esteja fixa ao solo. 

No entanto, caso encontre dificuldades nesse processo de como fazer muda de begônia, a melhor opção é procurar um especialista no assunto para te ajudar a colocar a “mão na massa”. Afinal, ele poderá te dar dicas personalizadas sobre essa planta e outras mais do seu jardim.

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário