Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

9 plantas que gostam de sol

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
petúnia, uma das plantas que gostam de sol

Não são todas as plantas que gostam de sol. Por isso, se você tiver um espaço aberto em casa que receba no mínimo 6 horas de luz solar direta, precisa apostar nas plantas certas. Seja para uma varanda, um jardim ou um terreno, as plantas a seguir adoram — e precisam — de muita luz.

Mas primeiro, vale lembrar que algumas plantas exigem um cuidado maior. Isso siginifica ter os utensílios e instrumentos certos para cultivo e manutenção. Além, claro, de uma atenção especial ao solo.

Flores são plantas que gostam de sol

A maioria das flores entra nessa categoria e ficarão tão mais bonitas quanto mais sol tomarem. Não se esqueça, porém, que sol não necessariamente é sinônimo de altas temperaturas. Algumas se darão melhor no frio, outras no calor. Mas todas são plantas que gostam de sol.

Rosa: As mais tradicionais e cheirosas flores de jardim adoram o sol, mas não se dão bem com ventos ou temperaturas extremas. Por isso são plantas que precisam não só de sol, mas também de condições ambientais amenas.

Lavanda: A lavanda também está entre as plantas que gostam de sol e se dá bem em condições de plantio semelhantes às da rosa. Aliás, as dicas são: pouco vento, boa drenagem e muito sol. São plantas, porém, que preferem o frio.

Petúnia: As lindas e delicadas petúnias precisam de pelo menos 5 horas de sol. Por sinal, são flores muito procuradas para vasos pendentes ou decoração de jardim. Uma vantagem das petúnias é que elas são bastante tolerantes ao calor e só demandam um solo rico, bem drenado e bem irrigado.

Suculentas amam sol

suculentas são plantas que gostam de sol

As suculentas respondem muito rapidamente à disponibilidade de sol. Afinal, caso não recebam sol o bastante, as suculentas espicham e se tornam mais fracas, processo conhecido como estiolamento. Por outro lado, quanto mais sol mais forte o crescimento e mais robustas elas ficam.

Planta diamante. A planta diamante é uma suculenta com um desenho tridimensional lindo que lembra o formato daquela pedra preciosa. Se dá bem em solo próprio para cactos e suculentas e precisa de bastante sol.

Rosa de pedra. A rosa de pedra é uma suculenta da família das Echeverias, cujo formato das folhas se parece com uma rosa aberta. No entanto, a rosa de pedra tem suas próprias flores, que são pequeninas e amarelas.

As duas espadas famosas de Sansevierias

Além das suculentas, as sansevierias também estão no grupo das plantas que gostam de sol. Estamos falando daquelas plantas pontudas, sendo os seus exemplares mais famosos a Espada de São Jorge, ou Ogum, e a Espada de Santa Bárbara, ou Iansã. Mas todas as sansevierias se dão bem com o sol

E claro, os cactos

Para completar a lista de representantes das plantas que gostam de sol precisamos falar, é claro, dos cactos. Essas plantas nativas de regiões desérticas e secas suportam muito bem temperaturas extremas e condições ambientais muito difíceis. São ótimas opções para quem não tem muito tempo para se dedicar aos cuidados com a planta.

E os cactos são muito diferentes entre si. Para compor seu espacinho ensolarado você pode apostar, por exemplo, em duas opções nativas do Brasil: a flor-de-maio, um cacto lindo e sem espinhos; e o mandacaru, alto e espinhoso. Ambas adoram o sol e apresentam lindas flores.

Gostou dessas dicas de plantas? Confira este posts em nosso blog para saber mais sobre jardinagem e paisagismo:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário