Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como cuidar de cactos: dicas para plantar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como cuidar de cactos

Os cactos não precisam ser podados e não dependem de regas constantes, mas precisam de um cronograma de cuidados específicos para mantê-los lindos e saudáveis. Confira um guia completo com dicas especiais sobre como cuidar de cactos

Como plantar cactos e suculentas?

O cuidado com os cactos começa já na fase de plantá-los. Esse processo é importante para que todo o desenvolvimento da planta seja feito com qualidade para que ela possa se tornar uma ótima opção de decoração moderna e jovial para sua casa.

Então, vamos para a primeira etapa: o plantio seguro e correto. Para isso siga os seguintes métodos para quem quer plantar cacto em casa:

  1. Primeiramente, opte por um vaso raso. Não esqueça de conferir se o mesmo tem a drenagem necessária para que a planta não seja afogada. O mesmo vale para canteiros.
  2. Feito isso, adicione cascalhos ou areia na terra;
  3. Não se esqueça de usar o adubo de nitrogênio e fósforo;
  4. Compre uma muda de cacto que agrade ao seu gosto pessoal;
  5. Não se esqueça de utilizar uma luva para proteger as mãos ao realizar o plantio;
  1. Agora é o momento de incluir mais uma camada de cascalhos ou areia próxima ao cacto;
  2. É fundamental que você deixe o vaso exposto à luz solar. Só assim ela irá crescer;
  3. Quando for regar essa planta, lembre-se de que é necessário apenas uma vez por mês e despeje apenas a quantidade necessária (mais ou menos até sair do orifício do vaso).

Essas são algumas informações básicas sobre como plantar muda de cacto. Mas, vale destacar que, quando se trata de como cuidar de um cacto, existem outros pontos de atenção.

cactos
Cactaceae

O primeiro deles é que no inverno, não é necessário colocar água. Isso evita que a planta desenvolva fungos. Outro ponto de atenção é em relação ao verão. Nessa estação do ano, opte por adubo diluído em água para fertilizar a planta.

Viu, plantar cacto não é uma tarefa complexa. O processo mais complexo sobre como cuidar de suculentas e cactos é o plantio. Após aprender essa etapa, é fundamental saber como mantê-lo vivo. Existem algumas dicas valiosas que você precisa saber. Confira!

Saiba como cuidar de cactos?

Conheça os segredos para manter seus cactos saudáveis e floridos:

Solo

Em resumo, as principais preocupações para o solo de cacto é que seja o mais próximo possível ao ambiente natural da planta e com um bom sistema de drenagem. A preparação do solo é fundamental para a vitalidade dos cactos, sendo um dos pontos mais importantes dos cuidados da planta.

A dica é: desenvolver um solo com quantidades iguais de terra e areia, essa combinação ajuda a criar um ambiente mais seco, como as regiões desérticas, originária dos cactos. O ideal é adicionar um substrato que ajuda na drenagem, como arroz carbonizado e pó da casca de coco triturada.

Rega

Os cactos vivem com pouquíssima água. Porém, na natureza, as suas raízes dispõem de raízes longas que conseguem encontrar rapidamente qualquer quantia de água.

Em relação ao cultivo em casa, normalmente as raízes são menores, por conta dos pequenos vasos. Ou seja, requer rega. Em dias muito quentes, o ideal é regar a planta uma vez por semana. Outro ponto de atenção é evitar regar no inverno com alta quantidade, pois a planta entra em repouso. Nesse caso, a água só favorece o surgimento de fungos e bactérias.

Temperatura e luminosidade

São plantas originárias do deserto, adaptadas a ambientes secos e quentes. Portanto, em sua maioria, os cactos requerem sol pleno para o seu desenvolvimento. Deixá-las em lugares sombreados faz com que elas fiquem fracas, além de brecar o seu crescimento. Por exemplo, seus espinhos vão se afinando e perdendo a tonalidade, na ausência da iluminação adequada.

Quando as folhas ficarem amareladas, é necessário retirá-las. Isso porque elas podem sugar a energia das folhas saudáveis. Por fim, não utilize pedrinhas de mármore, pois elas podem ser tóxicas. Prefira materiais orgânicos e não se esqueça de adubar com frequência. 

Vaso 

cactos em vaso
Cacto em vaso é uma ótima opção de decoração para ambientes.

Existem pessoas que preferem cactos maiores e mais vigorosos. Para isso, o ideal é transferi-lo para um vaso que comporte seu tamanho. Lembre-se de que a raiz só se desenvolve de acordo com o tamanho do recipiente no qual foi plantado.

As melhores opções de vasos são: cerâmica, barro ou cimento. Essas versões são indicadas, pois além do material facilitar o processo de evaporação da água e deixar a terra mais sequinha, também promove uma combinação estética com a planta, deixando-a mais rústica e elegante.

Como cuidar de cactos: possíveis problemas

Esse é um guia base de cuidados com os cactos, mas, além disso, existem ações que o jardineiro precisa ter atenção para prejudicar a saúde da planta. A seguir, vamos detalhar alguns dos problemas mais comuns para quem cultiva em casa. 

Excesso de água

Ao regar o cacto é preciso muita atenção para não exagerar. O excesso é um potencial problema, sendo prejudicial para saúde e aspecto da planta, deixando-a murcha, com galhos moles e manchas escuras. Como mencionamos nas dicas de cuidados, uma boa drenagem é fundamental.

Falta de água

Ao mesmo tempo que o excesso é ruim para os cactos, a falta de água tem um peso significativo. Apesar desse problema  ser incomum, pode acontecer dos tutores da planta esquecerem de regá-las por um longo período. Então, caso a aparência da plantinha esteja magra e enrugada, pode ser falta de água.

Pragas e fungos

Os cactos são muito resistentes às pragas e fungos, mas essa é uma condição que pode acometer a planta. A cochonilha (um grupo de insetos) costuma ser a praga mais comum. Para o controle das cochonilhas, utilize inseticida simples, próprio para suculentas.

como cuidar de cactos

Gostou de saber mais sobre como cuidar de cactos? Vamos ser sinceros: esses tipos de plantas estão cada vez mais ganhando espaço dentro dos nossos lares, muito por conta do fácil cuidado e por se adaptar bem às diversas mudanças climáticas.

Agora você já sabe como cuidar desta plantinha tão charmosa. Siga nossas dicas e lembre-se de sempre contar com equipamentos próprios para jardinagem e muita informação, duas coisas que você encontra aqui na Cobasi. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário