Como cuidar de cactos: conheça os métodos utilizados

Compartilhar:


Conheça mais sobre os cactos.

Você já deve ter ouvido falar dos cactos, não é mesmo? Também conhecida como suculenta, essa espécie ganhou muita notoriedade em 2021, principalmente depois que a ex-participante e vencedora do BBB, Juliette Freire, declarou sua torcida com o nome da planta. Mas o que poucos sabem é como cuidar de cactos da maneira correta, deixando-os fortes e saudáveis.

E o cuidado com os cactos começa a plantá-los. Esse processo é importante para que todo o desenvolvimento da planta seja feito com qualidade e ela possa se tornar uma ótima opção de decoração moderna e jovial para sua casa.

Vamos ser sinceros: esses tipos de plantas estão cada vez mais ganhando espaços dentro dos nossos lares, muito por conta do fácil cuidado e por adaptar bem a diversas mudanças climáticas.

Ficou interessado em saber como cuidar de um cacto? Então continue a leitura e saiba mais sobre essa planta que tem ganhado os corações dos brasileiros.

Como plantar cactos e suculentas?

Apesar de serem fáceis de cuidar, os cactos precisam de atenção principalmente no momento de plantá-la. Pois é, esse tipo de planta adora a luz solar e quase não precisa de água. Uma ótima opção para aquelas pessoas que não possuem muito tempo para se dedicar às plantas.

Com cuidado, o cacto pode ficar muito atraente.

O primeiro passo que deve ser seguido quando o assunto é como cuidar de cactos é realizar uma plantação segura e correta seguindo os seguintes métodos:

– Primeiramente, opte por um vaso raso. Não esqueça de conferir se o mesmo tem a drenagem para que a planta não seja afogada.

– Feito isso, coloque cascalhos ou areia na terra;

– Não esqueça de usar o adubo de nitrogênio e fósforo;

– Compre uma muda de cacto que agrade ao seu gosto pessoal;

– Não esqueça de utilizar uma luva para proteger sua ao ao realizar a plantação dela no vaso;

– Agora é o momento de realizar mais uma camada de cascalhos ou areia próxima ao cacto;

– É fundamental que você deixe o vaso exposto à luz solar. Só assim ela irá crescer;

– Quando for regar essa planta, lembre-se que é necessário apenas uma vez por mês e despeje apenas a quantidade necessária (mais ou menos até sair do orifício do vaso).

Vale destacar que, quando se trata de como cuidar de cactos, existem outros pontos de atenção. O primeiro deles é que em tempo de inverno, não é necessário colocar água. Isso evita que a planta desenvolva fungos.

Outro ponto de atenção é em relação ao verão. Nessa estação do ano, opte por adubo diluído em água para fertilizar a planta.

Como cuidar de cactos?

O processo mais complexo para o cuidado de cactos e suculentas é o plantio. Após aprender como plantar, é fundamental saber como mantê-lo vivo. Existem algumas dicas para seguir que, ao segui-las você aprende a como cuidar de cactos e suculentas.

Existem pessoas que preferem cactos maiores e mais vigorosos. Para isso, o ideal é transferi-lo para um vaso que comporte seu tamanho. Lembre-se que a raiz só se desenvolve de acordo com o tamanho do recipiente no qual foi plantado.

Em dias muito quentes, o ideal é regar a planta uma vez por semana. Agora, em dias mais frios, tente regá-los ao menos a cada 15 dias. Outro ponto de atenção é deixar com que os cactos tomem sol diariamente.

Quando as folhas ficarem amareladas, é necessário retirá-las. Isso porque ela pode sugar a energia de folhas saudáveis. Por fim, não utilize pedrinhas de mármore, pois elas podem ser tóxicas. Prefira materiais orgânicos e não esqueça de adubar com frequência. Assim você saberá, ao certo, como cuidar de cactos.

Você curtiu o post? Que tal você verificar outros artigos do Blog da Cobasi?

Como cuidar de suculentas e cactos no dia a dia

6 dicas para fazer agora um jardim embaixo da escada

Conheça 5 dicas para você fazer o seu jardim suspenso

Cactos e suculentas: plantinhas fáceis de cuidar

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário