Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Onze-horas: saiba como plantar e cuidar dessa flor

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Sempre de ramos abertos para receber o sol da hora do almoço, a Portulaca ganhou o nome popular de flor onze-horas por atingir seu pico de florescimento quando o sol começa a se dirigir para o ponto mais alto do céu. Ou seja, sempre entre as onze horas da manhã e o meio-dia.

Tá pensando em cultivar essa planta em casa? Neste post, trouxemos algumas informações para ajudar você a conhecer mais sobre essa espécie: qual significado da flor onze-horas, características, como cultivar e muito mais. Gostou do tema? Então, acompanhe!

Tudo sobre a flor onze-horas

Prima das cactáceas e das suculentas, a flor onze-horas (Portulaca grandiflora) é nativa da América do Sul e encontrada em abundância no Brasil, no Uruguai e na Argentina. A flor tem como principal característica as pétalas k delicadas e de variadas cores vibrantes. Atributos que fazem dela ideal para ornamentação.

Além da beleza estética, a planta 11 horas exige poucos cuidados, é fácil de plantar e é adaptável à diversidade climática. É capaz de suportar geadas, mesmo tendo o clima quente como seu ambiente preferido.

Como cuidar da planta onze-horas no vaso?

flor onze-horas rosa em jardim

Como já dissemos, a planta é capaz de se adaptar a diferentes condições climáticas. Por isso, pode  ser cultivada em cada uma das diferentes regiões do território brasileiro. Então, se você quer saber como deixar as onze-horas bonitas, confira as dicas que separamos.

Iluminação

Amante do sol a pino, essa espécie deve ser plantada preferencialmente durante o verão. É importante também buscar áreas abertas para permitir que a planta receba ao menos quatro horas diárias de luz solar.

Solo

Quanto ao terreno, o ideal é que o cultivo da flor onze-horas seja realizado em um solo fértil e irrigado. Ele deve ser composto por terra – metade comum e metade vegetal – e areia, em partes iguais. Além disso, você deve acrescentar húmus de minhoca ou composto orgânico a cada trimestre.

Onze-horas – Cultivo

Aliada dos fãs da jardinagem, é importante destacar que a onze-horas pode ser plantada tanto em bordas de canteiros – onde se destaca em configurações como jardins rochosos – quanto em vasos e jardineiras, brilhando pela delicadeza de suas pétalas translúcidas.

Rega

Nos canteiros, sua irrigação deve ser feita de duas a três vezes por semana. Já nos vasos e jardineiras, ela deve ser regada com menor frequência, de uma a duas vezes no período de sete dias. Uma dica extra: prefira cultivá-la em ambiente externo porque suas flores atraem abelhas.

Onze-horas: Muda

onze-horas

Outra característica versátil da espécie vem do fato de sua propagação poder ser realizada de duas formas: sementes ou estacas. Nesse sentido, ela pode ser colocada na superfície do solo para germinar à luz do sol, ou por estaquia, com seus ramos plantados em solo úmido.

Com ciclo de vida de doze meses, flor traz benefícios ocultos

A flor onze-horas pode se apresentar nas variedades comum, que tem por característica principal as pétalas de cor branca e/ou rosa, e na variedade conhecida como dobrada, na qual são formadas em séries e com os tons diversificados em rosa, amarelo, vermelho e branco.

Quanto tempo dura a planta onze-horas?

Em ambas as variações, a Portulaca é uma espécie de ciclo de vida anual. Ou seja, que seca e morre em um período máximo de doze meses. Outra informação importante é que a espécie onze-horas tem benefícios à saúde humana quando utilizada para alimentação:

  • excelente fonte de Ômega-3;
  • utilizada para amenizar problemas cardiovasculares;
  • apresenta propriedades analgésicas, diuréticas e anti-hemorrágica;
  • abundância em sais minerais e vitaminas A, B e C.
onze-horas

Gostou de saber mais sobre essa espécie? Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para plantas e flores. Então, aproveite a visita para conhecer mais detalhes sobre jardinagem e as vantagens que oferece para os cuidados do seu jardim.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Graça De oliveira disse:

    Amoo onze horas…

  2. Mercia reis disse:

    Estou com muitas dificuldades com a minha planta onze horas eu posso realizar lá sempre ?
    Ou tenho que regar pelo menos 3x por semana desde já agradeço

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Nos canteiros, sua irrigação deve ser feita de duas a três vezes por semana. Já nos vasos e jardineiras, ela deve ser regada com menor frequência, de uma a duas vezes no período de sete dias.

Deixe o seu comentário