Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça os principais tipos de vasos para plantas

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
diferentes vasos para plantas variadas

É importante que os vasos para plantas se adaptem muito bem ao que for colocado nele. Afinal, o usar o vaso correto influencia muito na saúde e no crescimento das plantas.

Muitas vezes notamos que determinada planta não está crescendo como deveria, ou que ela está murchando, mesmo com as regas em dia. Você sabia que isso pode ser provocado pelo entrelaçamento das raízes em decorrência da falta de espaço?

Esse é apenas um exemplo para mostrar como escolher os vasos para plantas certos é tão importante quanto a irrigação e a adubação.

Como escolher os melhores vasos para plantas?

Na hora de escolher os vasos para plantas, o ideal é conhecer um pouco mais sobre a espécie que será colocada ali. Algumas plantas são maiores e mais espaçosas, outras menores e algumas podem até ser pequenas, mas possuir grandes raízes. Por isso, pesquise! Quer uma dica? Converse com um de nossos vendedores, eles sabem tudo sobre as plantas disponíveis em loja.

É importante lembrar que algumas plantas gostam mais de calor do que outras. Portanto, não adianta plantar uma planta de frio em um vaso que retém calor, por exemplo. Os vasos de plástico retêm calor e são mais indicados para plantas de clima quente.

Por outro lado, os vasos para plantas de barro ou cerâmica são perfeitos para as plantas que gostam de um clima mais ameno. Eles conseguem reter a água das regas em seu interior, proporcionando um ambiente mais confortável para a planta, mas sem aumentar a temperatura.

Por definição, os vasos possuem buracos no fundo e os cachepôs não. Esses buracos ajudam no escoamento da água evitando o encharcamento e apodrecimento das plantas. Caso você opte por usar um cachepô, ou cachepot, no lugar do vaso, é importante fazer furos no fundo ou redobrar a atenção para não afogar sua plantinha!

Tipos de vasos para plantas

decoração com vasos de plantas

Para tornar sua escolha ainda mais fácil e seu jardim muito mais bonito, separamos os principais vasos para plantas. Veja também quais as suas vantagens e benefícios. Confira!

Vaso de barro ou cerâmica

Resistentes ao tempo, retêm a umidade permitem que a planta fique mais fresca. Ideal para plantas de climas frios ou amenos.

Para a decoração, esse vaso possui uma aparência bem rústica e clássica, combinando com decorações boho, vintage ou clássicas. No entanto, esses vasos tendem a ser bem pesados e podem ressecar em locais de tempo quente e seco. 

Vasos de cimento ou concreto

Assim como os vasos de cerâmica, eles são pesados e tendem a reter mais umidade, podendo ficar com limo ou crostas esverdeadas caso não sejam envernizados. No entanto, essas crostas saem facilmente se lavados com a ajuda de bucha e sabão neutro. São muito indicados para as áreas externas e jardins, mas compõe muito bem decorações mais rústicas e industrial.

Dica: vasos de concreto estão na moda!

Vasos de madeira

Os vasos para plantas feitos em madeira costumam ser mais leves, no entanto isso depende do tamanho e do tipo do vaso. Na maioria das vezes, eles são usados como cachepôs, isso porque, assim como a cerâmica e o concreto, a madeira pode reter umidade e acabar se deteriorando com o tempo. Vale ressaltar que quanto maior a grossura da madeira mais resistente é o vaso, contudo seu peso pode aumentar. Mas eles combinam muito bem com todos os estilos de decoração.

Vasos de metal ou alumínio

Os vasos de metal ou alumínio tendem a ser mais leves e de maior durabilidade. No entanto, dependendo do metal é possível que o vaso sofra com as ações da água e do tempo, podendo enferrujar e se deteriorar.

Prefira os vasos de alumínio, que possuem um ótimo custo benefício e maior durabilidade. São ótimos aliados nas decorações retrô ou industrial.

Vasos de polietileno ou plástico

Os vasos elaborados com esses materiais tendem a ser mais leves e duradouros. Além disso, podem ser encontrados em diversas cores, formatos e opções de acabamento, facilitando na hora de usar como artigos decorativos.

Os mais simples são perfeitos para serem usados por dentro de cachepots. No entanto, se expostos ao sol por longos períodos de tempo podem desbotar e ressecar.

Uma grande vantagem dos vasos de plástico é a versatilidade. Hoje, você encontra modelos que se parecem com barro, cerâmica e louça, mas possuem o preço mais acessível, são mais leve e têm maior durabilidade.

Agora ficou muito mais fácil escolher o vaso ideal para suas plantinhas, não é?

Gostou deste conteúdo? Conheça mais sobre jardinagem em nosso blog:


Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário