Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Beija-flor: Conheça tudo sobre a ave que para no ar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
beija-flor azul em flor vermelha

O Beija-flor é uma ave conhecida pela beleza de suas penas, o corpo delicado e por seu voo único, já que ele praticamente para no ar. Venha com a gente conhecer mais sobre uma das espécies mais famosas e queridas do Brasil.

Características da ave Beija-Flor

A ave Beija-Flor pertence à família dos Trochilidae. Também chamado por colibri, pica-flor, cuitelo, chupa-flor, chupa-mel, binga, guanambi, guinumbi, guainumbi e guanumbi, ele é famoso por se alimentar do néctar das flores.

No que diz respeito às características físicas, ele se destaca por seu corpo pequeno e delicado, além do bico fino e alongado. Isso sem falar em suas asas, que batem com tanta velocidade que, olhando de longe, parece que ele está parado no ar.

Outro ponto que torna ele uma espécie única é a coloração de suas penas. O brilho cintilante é uma iridescência, ou seja, um fenômeno da natureza que só é encontrado nele, nas cores do arco-íris, bolhas de sabão e nas madrepérolas.

Conheça os tipos de Beija-flor

O Beija-flor é um tipo de ave colibri que conta com, aproximadamente, 300 variações de espécies espalhadas por todo o continente americano. Entretanto, apenas 4 deles podem ser considerados realmente uma ave do tipo colibri. Conheça melhor cada um deles.

Beija-flor-de-orelha-violeta

Beija-flor-de-orelha-violeta no galho
Beija-flor-de-orelha-violeta é facilmente encont

A espécie Beija-flor-de-orelha-violeta tem o nome científico de Colibri serrirostris e, apesar de estar presente em todo o continente, é encontrada com mais facilidade no Brasil. Os estados onde há uma grande concentração são: Rio Grande do Sul, Goiás, Piauí e Bahia.

Na fase adulta, o pássaro pode medir até 12,5cm de altura e pesar 7kg. O que define esse tipo de animal são as penas com coloração bastante intensa, principalmente entre os machos. Seu habitat natural são florestas tropicais ou subtropicais secas.

Beija-flor-violeta

Beija-flor-violeta se alimentando de flor
O Beija-flor-violeta é uma ave típica da região amazônica do Brasil

O Colibri coruscans, popularmente conhecido como Beija-flor-violeta, é um tipo que se encontra na região norte do Brasil, principalmente no Amazonas e em Roraima. A dieta alimentar dele é baseada em néctar de flores e pequenos insetos e aranhas, que garantem as proteínas necessárias para o seu desenvolvimento.  

Beija-flor Verdemar

Beija-flor Verdemar se alimentando
O Beija-flor Verdemar é uma ave dos antes

Essa variação de tipo de Beija-Flor colibri tem como habitat natural a região dos andes entre Bolívia e Venezuela, além do interior do México. Apaixonados por regiões mais úmidas, a ave pode medir até 11cm de comprimento e pesar 6 gramas.

Beija-flor-marrom

Beija flor-marrom na natureza
O Beija-flor-marrom é uma ave nativa do Caribe

O Beija-flor-marrom é um tipo de colibri que habita florestas localizadas na altitude, em torno de 1600 metros acima do mar. Ele costuma ser encontrado com facilidade na América do Sul e Caribe, tendo como principal característica ser bastante agressivo com outras espécies de Beija-Flores.

O que um Beija-flor come?

A ave é conhecido por ser um importante agente polinizador para flores e frutas. É comum se dizer que, onde tem colibri, também há muita cor em flores e frutos.

Essas pequenas aves se alimentam do néctar das plantas e vão despejando o pólen por todos os cantos ao bater as suas asas. Seu bico fino tem a função de penetrar as flores e sugar o néctar. Inclusive, esse é o motivo do seu nome, pois parece que ele está sempre “beijando” as flores.

Curiosidades sobre a ave

Você sabia que o Beija-Flor é uma espécie migratória? É isso mesmo! Devido à escassez de alimento em determinadas épocas do ano, é bastante comum ver grupos viajarem mais de 3 mil quilômetros em busca de alimento.

Com certeza você já teve a sensação de ter visto o Beija-Flor parado no ar enquanto se alimenta do néctar das flores. Esse fenômeno se explica por ele bater as asas até 80 vezes por minutos, o que é impossível perceber a olho nu ou com uma câmera fotográfica comum.

Lendas e superstições

Assim como uma grande variedade de animais e plantas, o Beija-Flor tem uma série de lendas e superstições associadas a si. A mais comum diz que a presença da ave é um sinal de boa-sorte, ou seja, se você avistou um Beija-Flor, pode ser que uma boa notícia esteja para chegar.

Já os Astecas, acreditavam que quando um guerreiro morria, ele retornava à terra em forma de um Beija-flor ou de uma borboleta. Essa era uma maneira da pessoa se manter próximo de seus entes queridos.

Para os adeptos do xamanismo, a ave representa amor, a cura, o renascimento, a alegria e a delicadeza. Cruzar o caminho deele significa um bom presságio em relação às pessoas que vivem na casa.

Como atrair uma ave Beija-flor?

ave voando no jardim
Descubra como é fácil atrair um beija-flor para o seu jardim

Receber as visitas de Beija-flores é sinal de um jardim repleto de cor e boa sorte para toda a família. Isso sem contar que ele contribui para a polinização das flores. Conheça algumas espécies de flores que ajudam a atrair a atenção dessa ave especial.

  • Flor de Maio;
  • Brinco de Princesa;
  • Amélia;
  • Caliandra;
  • Lágrima de Cristo;
  • Primavera;

Ter essas plantas no seu jardim ou em vasos na sua casa, é uma ótima forma de atrair esses pequeninos. Porém, você ainda pode alimentá-los com néctar para pássaros. O produto é muito prático e basta misturá-lo à água e colocá-lo em um bebedouro especial e aguardar a presença dele.

Contudo, é necessário realizar a troca dessa solução pelo menos uma vez por semana. Assim você mantém o alimento sempre fresco e evita fazer mal a ave com alimento estragado. E lembre-se, ele é um verdadeiro comilão, já que chega a se alimentar até 8 vezes em uma hora.

Agora que você já sabe tudo sobre o Beija-Flor e como atraí-lo, que tal preparar um lugar especial para ele em seu jardim e trazer boas energias para casa?


| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

26 Comentários

  1. Roberto disse:

    Bom dia .tenho dois bebedouros para o beija FLOR,só q está juntando muita abelha.o q fazer???

    • Cobasi disse:

      Oi, Roberto! Tudo bem? Uma boa dica é lavar muito bem o bebedouro para não deixar nenhum resíduo no produto e no ambiente. Além disso, deixar o conteúdo disponível por dois dias seguidos e no terceiro retirar para fazer uma higienização. Esse manejo interfere na comunicação das abelhas, fazendo com que elas desistam do lugar. =)

  2. Carla disse:

    Eles tem algum predador? Pois em meu pátio tinham vários que vinham , muitos coloridos, mas observei que todos que eram bem coloridos, sumiram. Ficando apenas os pardinhos.

    • Cobasi disse:

      Oi, Carla! Como vai? O beija-flor tem alguns predadores, como os lagartos, por exemplo. Porém existem outros fatores, que podem interferir em suas visitas, como a redução da área verde local.

  3. Sandra disse:

    Boa noite , eu estou esperando a visita desses lindinhos beija flor. Plantei maracuja e como não tem abelhas aqui ,então comprei o bebedouro pra beija flor ,pra atrair abelhas. Obrigada

  4. Sandra disse:

    Comprei um bebedouro pra eu já dlor

  5. Denise Vieira disse:

    Aqui em casa, quando a aguinha acaba, eu esqueço de pendurar o bebedouro, (tiro a noite por causa dos morcegos) eles entram em casa, e vão onde eu estiver pra avisar que estão sem água. São seres divinos, meus amores e encrenqueirinhos. Rsssssss

  6. Maria Inês Tartarin disse:

    Onde eu encontro néctar para beija flores para comprar?

  7. Salete disse:

    Tenho jardim, e amo beija flor, coloco bebedouro nas janelas, eles parecem q me conhecem. De manhã, eles vem na janela, rapidinho, parece q me dá um beijo e sai voando, fora o susto q me dão…..amo beija flor, são lindos!

  8. Sandra Paula disse:

    Colocamos no bebedouro néctar para beija-flor. Junto vem o porquinho de Mérida.😊

  9. MARGARETH DA CUNHA TOSTA disse:

    No pratinho do bebedouro coloca uns 5 pedacinhos pequenos de alho e água, se for muitas mesmo tb pode passar com o dedo azeite nas flores do bebedouro. Essas 2 coisas não afastam os beijaflores nem as cambacicas, mas as abelhas não se aproximam. Me ensinaram e deu super certo 😉

  10. Roberto S. Godoy disse:

    Tenho dois bebedouros em minha chácara. Então recebo a visita de beija flor, sanhaço, corruíra, e outros pássaros que não sei o nome. É a coisa mais linda. Chego a colocar néctar duas vezes por dia. Também coloco frutas em uma mesinha no quintal (mamão, laranja, abacate, banana, ) o que atraído muitos pássaros… sabiás, sanhaço, bem tevi, e outros pássaros que não sei o nome. Chega a ter mais de 10 espécies. É muito lindo.
    Vale a pena curtir. Fico muito feliz. Abraços a todos.

  11. Silvia disse:

    Fomos agraciados com um ninho de beija-flor, muito lindinhos! 😍😍😍😍

  12. Silvana Aparecida disse:

    Eu tenho um bebedouro vem uns dês beija flor vai em torno de 400 ml de água por dia amo eles.
    Tem Só verde,verde com branco,e dois verde maiores com rabo maior também será esses os machos?

  13. Augusto disse:

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber qual a melhor época para colocar bebedouro para beija-flor, sou de são Paulo capital

  14. Carlos disse:

    Adorei, eu tenho um bebedouro,esperei meses e agora deu resultado ,toda manhã ele bem desconfiado e bebe água e vai embora. Lindo,estou feliz

  15. Ronaldo disse:

    Olá , sou apaixonado pela natureza divina ,comprei um bebedouro ,e coloco o néctar além de atrair os beija flores atraem também a cambacica😍

  16. Washington Wagner disse:

    Porque eles somem do nada?

    • Cobasi disse:

      Olá, Washington! Como vai?
      O Beija-Flor é uma espécie migratória, e devido à escassez de alimento em determinadas épocas do ano, é bastante comum ver grupos viajarem mais de 3 mil quilômetros em busca de alimento.

  17. Joyce Lima disse:

    Maravilhoso! Adorei as dicas! Vou colocar o bebedouro com o nectar para atraí-los. Obrigada!

Deixe o seu comentário