Beija-flor: saiba como atrair este belo pássaro para o jardim

29 de dezembro de 2020

Jardinagem
Beija-flor em flor laranja

O beija-flor é um dos pássaros mais conhecidos do Brasil. Ele possui o corpo pequeno e delicado, o bico fino e alongado, e um jeito de voar bem diferente da maioria das espécies. Além disso, o beija-flor é muito conhecido pelo brilho cintilante de suas penas, resultado de um fenômeno chamado de iridescência, o mesmo que acontecem com as cores do arco-íris, da madrepérola e nas bolhas de sabão. Incrível, não é mesmo?!

Este pássaro é originário das Américas, podendo ser encontrado no Alasca, nos Estados Unidos e na América do Sul. No entanto, a espécie é mais comum nas terras de clima subtropical, como é o caso do Brasil.

Atualmente existem mais de 320 espécies de beija-flor e elas recebem nomes diferentes, como colibri ou guainumbi. Esses dois são nomes de origem indígena. 

Alimentação e polinização

O beija-flor é conhecido por ser um importante agente polinizador para flores e frutas. Ele se alimenta do néctar das plantas e vai despejando o pólen por todos os cantos! É por isso que essa espécie, possui o bico fino e é conhecido por estar frequentemente “beijando” as flores.

Este bichinho é muito especial! Enquanto o beija-flor se alimenta, ele continua batendo as asas sem sequer mexer do lugar. Além de um espetáculo da natureza, esse comportamento colabora com a dissipação do pólen das flores para outras espécies de plantas, contribuindo para a reprodução.

Como atrair um beija-flor?

Saber mais sobre a alimentação é a forma de atrair mais beija-flores para seu jardim ou sua casa. Fizemos uma listinhas das refeições preferidas deles:

  • Flor de Maio
  • Brinco de Princesa
  • Amélia
  • Caliandra
  • Lágrima de Cristo
  • Primavera

Ter essas plantas no seu jardim ou em vasos na sua casa, é uma ótima forma de atrair esses pequeninos. Porém, você ainda pode alimentá-los com néctar para beija-flor. O produto é muito prático e basta misturá-lo à água e colocá-lo em um bebedouro especial para esse passarinho.

Contudo, é necessário realizar a troca dessa solução pelo menos uma vez por semana, uma vez que o conteúdo pode estragar e fazer mal a estes pássaros.

Curiosidades sobre beija-flor

beija-flor azul em flor vermelha

Por conta da escassez de alimentos em determinadas épocas do ano, muitas espécies de beija-flor são obrigadas a migrarem de região. O mais curioso, é que estes animais são capazes de voar por mais de 3 mil quilômetros em busca de alimento

Outra curiosidade interessante, é que o beija-flor é capaz de bater as asas até 80 vezes por segundo, ou seja, mesmo em câmera lenta, não é possível capturar o movimento das asas desses bichos de maneira real, utilizando uma câmera comum.  

Significados

Muita gente acredita em lendas e superstições quando algum animal ou inseto entra dentro de casa. Não seria diferente com o incrível beija-flor. 

Muitos acreditam que o beija-flor significar sorte ou que algo esperado vai acontecer. Os Astecas acreditavam que quando um guerreiro morria, ele retornava a terra em forma de beija-flor ou de borboleta, como forma de se aproximar de seus entes queridos. Já no Xamanismo, este animal simboliza o amor, a cura, o renascimento, a alegria e a delicadeza, ou seja, encontrar este pássaro em casa, é um bom presságio.

Independente das lendas e histórias sobre o beija-flor, receber a visita desse pequenino é um verdadeiro presente. Você tem um bebedouro para beija-flor em casa? Nos conte mais nos comentários!

Gostou desta publicação? Leia mais em nosso blog: