Beija-flor: descubra como atrair o pássaro para o seu jardim

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
beija-flor azul em flor vermelha

Para muitos, receber a visita de um Beija-flor é sinal de sorte. Para outros, significa um jardim florido e colorido, já que esse passarinho se alimenta do néctar das flores. O consenso está na indiscutível beleza e graciosidade dessa ave da família Trochilidae.

Também chamado de colibri, pica-flor, cuitelo, chupa-flor, chupa-mel, binga, guanambi, guinumbi, guainumbi e guanumbi, ele é um dos pássaros mais comuns no Brasil.

Ele possui o corpo pequeno e delicado, o bico fino e alongado, e um jeito de voar bem diferente da maioria das espécies. Suas asas batem tão rapidamente, que parece que o Beija-flor está parado no ar.

Além disso, o Beija-flor é muito conhecido pelo brilho cintilante de suas penas resultado de um fenômeno chamado de iridescência. O mesmo acontece com as cores do arco-íris, da madrepérola e nas bolhas de sabão. Este é um bichinho ncrível, não é mesmo?!

Tipos de Beija-flor

Originário das Américas, o Beija-flor pode ser encontrado no Alasca, nos Estados Unidos e na maioria dos países da América do Sul. No entanto, esse tipo de ave é mais comum nas terras de clima subtropical, como é o caso do Brasil.

O colibri faz parte da família Trochilidae, que é composta por 108 gêneros e tem mais de 300 espécies conhecidas. Elas variam de tamanho, peso e cores, mas o que todas elas têm em comum é o bico alongado, a alimentação baseada em néctar, plumagem iridescente, e a língua extensível e bifurcada.

É possível avistar Beija-flor azul, Beija-flor verde e de várias cores diferentes.

Qual é o alimento do Beija-flor?

O Beija-flor é conhecido por ser um importante agente polinizador para flores e frutas. É comum se dizer que onde tem colibri, também tem muita cor de flores e frutos.

Essas pequenas aves se alimentam do néctar das plantas e vão despejando o pólen por todos os cantos ao bater as suas ágeis asas. Seu bico fino tem a função de penetrar as flores e sugar o néctar. Inclusive, esse comportamento que é o responsável por dar nome ao passarinho, pois ele é conhecido por estar frequentemente “beijando” as flores.

E as características especiais do Beija-flor não param por aqui. Ele se alimenta de forma diferente dos outros pássaros. Ele não pousa em nenhum lugar e pega seus alimentos com os pés. Ele fica pairando em frente à flor. Suas asas são tão rápidas, que parece que ele flutua e nem sai do lugar.

Além de um espetáculo da natureza, esse comportamento colabora com a dissipação do pólen das flores para outras espécies de plantas, contribuindo para a reprodução.

Como atrair esse pássaro para o jardim?

Receber as visitas de Beija-flores é sinal de um jardim repleto de cor. Muitos amantes da jardinagem adoram esse visitante, pois ele ajuda na polinização.

Saber mais sobre a alimentação das espécies é a melhor forma de atrair mais colibris para seu jardim ou até ter Beija-flor dentro de casa. Existem algumas plantas que compõem o cardápio preferido dessas pequenas aves.

Fizemos uma lista das refeições prediletas deles:

  • Flor de Maio
  • Brinco de Princesa
  • Amélia
  • Caliandra
  • Lágrima de Cristo
  • Primavera

Ter essas plantas no seu jardim ou em vasos na sua casa, é uma ótima forma de atrair esses pequeninos. Porém, você ainda pode alimentá-los com néctar para Beija-flor. O produto é muito prático e basta misturá-lo à água e colocá-lo em um bebedouro especial para esse passarinho.

Contudo, é necessário realizar a troca dessa solução pelo menos uma vez por semana, uma vez que o conteúdo pode estragar e fazer mal a estes pássaros.

Curiosidades sobre Beija-flor

Beija-flor em flor laranja

Por conta da escassez de alimentos em determinadas épocas do ano, muitas espécies de Beija-flor são obrigadas a migrar de região. O mais curioso, é que estes animais são capazes de voar por mais de 3 mil quilômetros em busca de alimento.

Outra curiosidade interessante, é que o Beija-flor é capaz de bater as asas até 80 vezes por segundo. Isso quer dizer que não é possível capturar o movimento das asas desses bichos de maneira real utilizando uma câmera comum. 

Significados, lendas e superstições

Muita gente acredita em lendas e superstições quando algum animal ou inseto entra dentro de casa. Não seria diferente com o incrível Beija-flor.

O significado mais conhecido e disseminado é que o Beija-flor dá sorte. Mas esses pequenos passarinhos têm muitas lendas e histórias que os envolve.

Os Astecas acreditavam que quando um guerreiro morria, ele retornava à terra em forma de um Beija-flor ou de uma borboleta. Essa era a maneira dele se aproximar de seus entes queridos. Já no Xamanismo, este animal simboliza o amor, a cura, o renascimento, a alegria e a delicadeza, ou seja, encontrar este pássaro em casa, é um bom presságio.

Independente das lendas e histórias sobre o Beija-flor, receber a visita desse pequenino é um verdadeiro presente. Você tem um bebedouro para Beija-flor em casa? Nos conte mais nos comentários!

Gostou desta publicação? Leia mais em nosso blog:


Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

10 Comentários

  1. Roberto disse:

    Bom dia .tenho dois bebedouros para o beija FLOR,só q está juntando muita abelha.o q fazer???

    • admin disse:

      Oi, Roberto! Tudo bem? Uma boa dica é lavar muito bem o bebedouro para não deixar nenhum resíduo no produto e no ambiente. Além disso, deixar o conteúdo disponível por dois dias seguidos e no terceiro retirar para fazer uma higienização. Esse manejo interfere na comunicação das abelhas, fazendo com que elas desistam do lugar. =)

  2. Carla disse:

    Eles tem algum predador? Pois em meu pátio tinham vários que vinham , muitos coloridos, mas observei que todos que eram bem coloridos, sumiram. Ficando apenas os pardinhos.

    • admin disse:

      Oi, Carla! Como vai? O beija-flor tem alguns predadores, como os lagartos, por exemplo. Porém existem outros fatores, que podem interferir em suas visitas, como a redução da área verde local.

  3. Sandra disse:

    Boa noite , eu estou esperando a visita desses lindinhos beija flor. Plantei maracuja e como não tem abelhas aqui ,então comprei o bebedouro pra beija flor ,pra atrair abelhas. Obrigada

  4. Sandra disse:

    Comprei um bebedouro pra eu já dlor

  5. Denise Vieira disse:

    Aqui em casa, quando a aguinha acaba, eu esqueço de pendurar o bebedouro, (tiro a noite por causa dos morcegos) eles entram em casa, e vão onde eu estiver pra avisar que estão sem água. São seres divinos, meus amores e encrenqueirinhos. Rsssssss

  6. Maria Inês Tartarin disse:

    Onde eu encontro néctar para beija flores para comprar?

  7. Salete disse:

    Tenho jardim, e amo beija flor, coloco bebedouro nas janelas, eles parecem q me conhecem. De manhã, eles vem na janela, rapidinho, parece q me dá um beijo e sai voando, fora o susto q me dão…..amo beija flor, são lindos!

Deixe o seu comentário