Beija-flor: descubra como atrair o pássaro para o seu jardim

Compartilhar:


beija-flor azul em flor vermelha

Para muitos, receber a visita de um Beija-flor é sinal de sorte. Para outros, significa um jardim florido e colorido, já que esse passarinho se alimenta do néctar das flores. O consenso está na indiscutível beleza e graciosidade dessa ave da família Trochilidae.

Também chamado de colibri, pica-flor, cuitelo, chupa-flor, chupa-mel, binga, guanambi, guinumbi, guainumbi e guanumbi, ele é um dos pássaros mais comuns no Brasil.

Ele possui o corpo pequeno e delicado, o bico fino e alongado, e um jeito de voar bem diferente da maioria das espécies. Suas asas batem tão rapidamente, que parece que o Beija-flor está parado no ar.

Além disso, o Beija-flor é muito conhecido pelo brilho cintilante de suas penas resultado de um fenômeno chamado de iridescência. O mesmo acontece com as cores do arco-íris, da madrepérola e nas bolhas de sabão. Este é um bichinho ncrível, não é mesmo?!

Tipos de Beija-flor

Originário das Américas, o Beija-flor pode ser encontrado no Alasca, nos Estados Unidos e na maioria dos países da América do Sul. No entanto, esse tipo de ave é mais comum nas terras de clima subtropical, como é o caso do Brasil.

O colibri faz parte da família Trochilidae, que é composta por 108 gêneros e tem mais de 300 espécies conhecidas. Elas variam de tamanho, peso e cores, mas o que todas elas têm em comum é o bico alongado, a alimentação baseada em néctar, plumagem iridescente, e a língua extensível e bifurcada.

É possível avistar Beija-flor azul, Beija-flor verde e de várias cores diferentes.

Qual é o alimento do Beija-flor?

O Beija-flor é conhecido por ser um importante agente polinizador para flores e frutas. É comum se dizer que onde tem colibri, também tem muita cor de flores e frutos.

Essas pequenas aves se alimentam do néctar das plantas e vão despejando o pólen por todos os cantos ao bater as suas ágeis asas. Seu bico fino tem a função de penetrar as flores e sugar o néctar. Inclusive, esse comportamento que é o responsável por dar nome ao passarinho, pois ele é conhecido por estar frequentemente “beijando” as flores.

E as características especiais do Beija-flor não param por aqui. Ele se alimenta de forma diferente dos outros pássaros. Ele não pousa em nenhum lugar e pega seus alimentos com os pés. Ele fica pairando em frente à flor. Suas asas são tão rápidas, que parece que ele flutua e nem sai do lugar.

Além de um espetáculo da natureza, esse comportamento colabora com a dissipação do pólen das flores para outras espécies de plantas, contribuindo para a reprodução.

Como atrair esse pássaro para o jardim?

Receber as visitas de Beija-flores é sinal de um jardim repleto de cor. Muitos amantes da jardinagem adoram esse visitante, pois ele ajuda na polinização.

Saber mais sobre a alimentação das espécies é a melhor forma de atrair mais colibris para seu jardim ou até ter Beija-flor dentro de casa. Existem algumas plantas que compõem o cardápio preferido dessas pequenas aves.

Fizemos uma lista das refeições prediletas deles:

  • Flor de Maio
  • Brinco de Princesa
  • Amélia
  • Caliandra
  • Lágrima de Cristo
  • Primavera

Ter essas plantas no seu jardim ou em vasos na sua casa, é uma ótima forma de atrair esses pequeninos. Porém, você ainda pode alimentá-los com néctar para Beija-flor. O produto é muito prático e basta misturá-lo à água e colocá-lo em um bebedouro especial para esse passarinho.

Contudo, é necessário realizar a troca dessa solução pelo menos uma vez por semana, uma vez que o conteúdo pode estragar e fazer mal a estes pássaros.

Curiosidades sobre Beija-flor

Beija-flor em flor laranja

Por conta da escassez de alimentos em determinadas épocas do ano, muitas espécies de Beija-flor são obrigadas a migrar de região. O mais curioso, é que estes animais são capazes de voar por mais de 3 mil quilômetros em busca de alimento.

Outra curiosidade interessante, é que o Beija-flor é capaz de bater as asas até 80 vezes por segundo. Isso quer dizer que não é possível capturar o movimento das asas desses bichos de maneira real utilizando uma câmera comum. 

Significados, lendas e superstições

Muita gente acredita em lendas e superstições quando algum animal ou inseto entra dentro de casa. Não seria diferente com o incrível Beija-flor.

O significado mais conhecido e disseminado é que o Beija-flor dá sorte. Mas esses pequenos passarinhos têm muitas lendas e histórias que os envolve.

Os Astecas acreditavam que quando um guerreiro morria, ele retornava à terra em forma de um Beija-flor ou de uma borboleta. Essa era a maneira dele se aproximar de seus entes queridos. Já no Xamanismo, este animal simboliza o amor, a cura, o renascimento, a alegria e a delicadeza, ou seja, encontrar este pássaro em casa, é um bom presságio.

Independente das lendas e histórias sobre o Beija-flor, receber a visita desse pequenino é um verdadeiro presente. Você tem um bebedouro para Beija-flor em casa? Nos conte mais nos comentários!

Gostou desta publicação? Leia mais em nosso blog:


| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

18 Comentários

  1. Roberto disse:

    Bom dia .tenho dois bebedouros para o beija FLOR,só q está juntando muita abelha.o q fazer???

    • Cobasi disse:

      Oi, Roberto! Tudo bem? Uma boa dica é lavar muito bem o bebedouro para não deixar nenhum resíduo no produto e no ambiente. Além disso, deixar o conteúdo disponível por dois dias seguidos e no terceiro retirar para fazer uma higienização. Esse manejo interfere na comunicação das abelhas, fazendo com que elas desistam do lugar. =)

  2. Carla disse:

    Eles tem algum predador? Pois em meu pátio tinham vários que vinham , muitos coloridos, mas observei que todos que eram bem coloridos, sumiram. Ficando apenas os pardinhos.

    • Cobasi disse:

      Oi, Carla! Como vai? O beija-flor tem alguns predadores, como os lagartos, por exemplo. Porém existem outros fatores, que podem interferir em suas visitas, como a redução da área verde local.

  3. Sandra disse:

    Boa noite , eu estou esperando a visita desses lindinhos beija flor. Plantei maracuja e como não tem abelhas aqui ,então comprei o bebedouro pra beija flor ,pra atrair abelhas. Obrigada

  4. Sandra disse:

    Comprei um bebedouro pra eu já dlor

  5. Denise Vieira disse:

    Aqui em casa, quando a aguinha acaba, eu esqueço de pendurar o bebedouro, (tiro a noite por causa dos morcegos) eles entram em casa, e vão onde eu estiver pra avisar que estão sem água. São seres divinos, meus amores e encrenqueirinhos. Rsssssss

  6. Maria Inês Tartarin disse:

    Onde eu encontro néctar para beija flores para comprar?

  7. Salete disse:

    Tenho jardim, e amo beija flor, coloco bebedouro nas janelas, eles parecem q me conhecem. De manhã, eles vem na janela, rapidinho, parece q me dá um beijo e sai voando, fora o susto q me dão…..amo beija flor, são lindos!

  8. Sandra Paula disse:

    Colocamos no bebedouro néctar para beija-flor. Junto vem o porquinho de Mérida.😊

  9. MARGARETH DA CUNHA TOSTA disse:

    No pratinho do bebedouro coloca uns 5 pedacinhos pequenos de alho e água, se for muitas mesmo tb pode passar com o dedo azeite nas flores do bebedouro. Essas 2 coisas não afastam os beijaflores nem as cambacicas, mas as abelhas não se aproximam. Me ensinaram e deu super certo 😉

  10. Roberto S. Godoy disse:

    Tenho dois bebedouros em minha chácara. Então recebo a visita de beija flor, sanhaço, corruíra, e outros pássaros que não sei o nome. É a coisa mais linda. Chego a colocar néctar duas vezes por dia. Também coloco frutas em uma mesinha no quintal (mamão, laranja, abacate, banana, ) o que atraído muitos pássaros… sabiás, sanhaço, bem tevi, e outros pássaros que não sei o nome. Chega a ter mais de 10 espécies. É muito lindo.
    Vale a pena curtir. Fico muito feliz. Abraços a todos.

  11. Silvia disse:

    Fomos agraciados com um ninho de beija-flor, muito lindinhos! 😍😍😍😍

  12. Silvana Aparecida disse:

    Eu tenho um bebedouro vem uns dês beija flor vai em torno de 400 ml de água por dia amo eles.
    Tem Só verde,verde com branco,e dois verde maiores com rabo maior também será esses os machos?

  13. Augusto disse:

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber qual a melhor época para colocar bebedouro para beija-flor, sou de são Paulo capital

  14. Carlos disse:

    Adorei, eu tenho um bebedouro,esperei meses e agora deu resultado ,toda manhã ele bem desconfiado e bebe água e vai embora. Lindo,estou feliz

Deixe o seu comentário