Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

João-de-barro: uma das aves mais populares do Brasil

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
joão-de-barro

Para você adivinhar: o que é, o que é, uma ave menor que o sabiá e que é conhecida por ser um animal muito trabalhador, por construir sua casa com barro, palha e esterco? Sim, estamos falando do João-de-barro, uma das aves mais populares do Brasil. Neste artigo vamos falar sobre as suas características, sobre o seu famoso ninho e muito mais. Confira!

Características do João-de-barro

O João-de-barro (Furnarius rufus) pertence à família Furnariidae, apresenta diversas características e habilidades que o destacam como uma das espécies mais conhecidas de aves. 

Encontrado abundantemente na América do Sul, mas especificamente na Argentina, Brasil, Paraguai e Bolívia, o João-de-barro apresenta diversas habilidades que vão além da sua capacidade de construção. Por exemplo, o seu canto é alto e forte – como se fosse uma gargalhada – que chama atenção pela vocalização rítmica e prolongada, principalmente nas horas mais quentes e claras do dia. 

Mas não é só isso! Separamos mais detalhes sobre suas características. Confira!

João-de-barroAnatomia 

O João-de-barro mede aproximadamente entre 18 a 20 centímetros de comprimento e pesa 49 gramas. O seu dorso apresenta uma tonalidade marrom-avermelhado, sobrancelhas com penas mais claras, um pequeno contraste com o restante da plumagem da cabeça.

características joão-de-barro
João-de-barro (Furnarius rufus)

Especificando ainda mais: na parte superior do corpo a cor predominante é a ferrugem. Já na parte inferior, o tom é marrom claro e sua cauda tem uma tonalidade avermelhada. Entre os nomes como é conhecido, estão: 

  • barreiro, joão-barreiro (Rio Grande do Sul); 
  • maria-barreira (Bahia);
  • forneiro, pedreiro, oleiro, hornero (Argentina);
  • amassa-barro.

As fêmeas também têm suas nomenclaturas, sendo chamadas em algumas regiões, como “joaninha-de-barro”, “maria-de-barro” ou “sabiazinho”.

Ficha técnica – João-de-barro

Nome popular: João de barro ou forneiro.
Nome científico: Furnarius rufus
Ordem: Passariformes
Família: Furnaridae
Distribuição Geográfica: Argentina, Brasil, Paraguai e Bolívia
Habitat: Campos, pomares, jardins e parques urbanos.

Subespécies

O João-de-barro possui 5 subespécies:

  • Furnarius rufus rufus (Gmelin, 1788) – Sul do Brasil e Uruguai até a região central da Argentina.
  • Furnarius rufus albogularis (Spix, 1824) – Sudeste do Brasil (Goiás, Bahia, Minas Gerais e São Paulo).
  • Furnarius rufus commersoni (Pelzeln, 1868)- Oeste do Brasil (Mato Grosso) e áreas adjacentes da Bolívia.
  • Furnarius rufus schuhmacheri (Laubmann, 1933 ) – Norte da Bolívia (região de La Paz e Beni até Tarija).
  • Furnarius rufus paraguayae (Cherrie & Reichenberger, 1921) – Paraguai e norte da Argentina.

Alimentação 

A base alimentar do João-de-barro são insetos, larvas, aranhas, opiliões, moluscos e, ocasionalmente, sementes. Para encontrar o seu alimento e da sua família, esse pássaro busca embaixo de folhas, galhos ou troncos caídos. Para aqueles que vivem em centros urbanos, eles também comem pedaços de pão e biscoito.

João-de-barroReprodução

sabiazinho
As fêmeas da espécies são chamadas em algumas regiões, como “joaninha-de-barro”, “maria-de-barro” ou “sabiazinho”.

A partir de setembro, quando ocorre o ciclo de reprodução da espécie (gestação dura de 14 a 18 dias) a fêmea deposita de 3 a 4 ovos no ninho. Após o nascimento, os filhotes são alimentados por cerca de 23 a 26 dias, que é um período até eles estarem prontos para voar e partir. 

Ninho

Erguida pelo macho e pela fêmea em conjunto, o ninho de barro é construído em formato espiral, em uma espécie de revezamento na construção. Ou seja, os passarinhos se dividem nas tarefas de ajustar o barro e buscar o material. Geralmente, a construção demora entre 18 dias e 1 mês, pesando em torno de 4 quilos

Na maioria dos casos, o ninho é feito no alto de árvores e postes em regiões campestres. Em locais urbanizados, onde o ambiente verde é limitado, você pode encontrar o João-de-barro que faz seu ninho no peitoril de janelas. 

De maneira engenhosa, no interior do habitat é criado uma espécie de parede divisória que separa a entrada e a câmara incubadora, tudo para proteger eles, ovos e filhotes de correntes de ar e o acesso de possíveis predadores. 

ninho de joão-de-barro

Algumas informações interessantes é que o João-de-barro não utiliza o mesmo ninho por duas estações seguidas. Eles costumam realizar um rodízio entre dois a três ninhos, como também construir um novo a cada época reprodutiva. 

Outras espécies de aves, como canário-da-terra e a andorinha-parda costumam disputar os ninhos vazios do João-do-barro. Às vezes, eles até tentam expulsar os seus donos. 

Agora você já conhece mais sobre essa espécie tão habilidosa, inteligente e popular. Então, já sabe: quando tiver dúvidas sobre algum animal é só visitar o Blog da Cobasi, são conteúdos exclusivos sobre cães, gatos, peixes, aves e muito mais. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário