Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça o ring neck e suas particularidades!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
ring neck
Por causa de um detalhe especial, a ave é chamada de perquito-de-colar

O ring neck é um tipo de ave bastante conhecida no Brasil. Também conhecido  popularmente como periquito-de-colar, periquito-de-colar-rosa e ainda periquito-rabo-de-junco, ele se destaca graças a sua coloração perfeita e canto afinado, além da sua semelhança aos papagaios. Conheça mais características dessa espécie!

Como reconhecer um ring neck?

O principal diferencial do ring neck em comparação às demais aves é a coloração característica da espécie. É possível encontrar periquito-de-colar azul, amarelo, branco, cinza e de outras cores. Entretanto, o mais comum são periquitos-rabo-de-junco verdes com o bico vermelho.

A ave possui uma cauda longa e fina, tem aproximadamente 40 centímetros de comprimento e pode chegar a pesar até 300 gramas. Por isso, a partir dos dois anos, quando atingem a fase adulta, a fêmea do periquito-de-colar troca de penas e conquista um colar ao redor da cabeça.

Já os ring necks machos recebem uma grande faixa que percorre toda a extensão do pescoço, além de um anel rosa e preto em torno do pescoço. É justamente durante essa fase da vida que a diferença entre os machos e fêmeas se torna evidente. Por falar nisso, essas aves vivem, em média, 30 anos.

Periquito-de-colar: fala, canto e outros comportamentos

Além da sua beleza natural, o ring neck também é uma ave muito inteligente. Ou seja, por ser da família dos papagaios, ela conta com uma predisposição para aprender e reproduzir algumas palavras.

E não é só isso, gritos e assovios afinados fazem parte do repertório do periquito-de-colar, que são cantores admiráveis. Por isso, graças à inteligência, a ave costuma ser adestrada com sucesso por seus tutores, sendo o truque mais comum buscar a alimentação na mão.

Além disso, após a domesticação, a ave pode ser solta tranquilamente no ambiente fechado, onde, se bem treinada, é capaz de tocar sinos, coletar objetos, rodar varetas e outros passatempos.  Além disso, elas gostam de brinquedos que possam roer e mastigar.

Ring neck: alimentação e reprodução

Os periquitos-de-colar são pais responsáveis e empenhados. As aves se reproduzem a partir do terceiro ano de vida. O período de acasalamento é entre o final do inverno nos meses de junho e julho.

Após o acasalamento, as fêmeas podem botar até 6 ovos e o período de incubação é de, no mínimo, 22 dias. Por volta dos dois meses do nascimento, os filhotes começam a sair dos ninhos. Os periquitos ring neck são conhecidos por serem pais zelosos no cuidado com as crias.

Como é a alimentação dos periquitos-de-colar?

Em relação à alimentação do periquito-de-colar, os alimentos que não podem faltar na dieta da ave são:

  • alpiste;
  • semente de girassol;
  • flores;
  • maçã;
  • milho-verde;
  • beterraba;
  • pinhão.

Qual a melhor gaiola para o ring neck?

Para oferecer uma moradia confortável ao ring neck, é fundamental que a gaiola seja colocada em ambientes à meia-sombra. Uma boa opção, por exemplo, são as gaiolas para papagaio, pois são mais espaçosas e comportam bebedouros, comedouros e poleiros, além de permitir que a ave possa se deslocar com conforto e segurança.

Agora que você já conhece tudo sobre o periquito-de-colar, ele teria um lugar em sua casa?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Tania Aparecida da silveira disse:

    Bom dia!!tem algum CD com música treino pro rio nec?minha sobrinha ganhou um,mas ele gritava agora não fala mais nada,ela não tem paciência de ensinar

  2. Sueli de Oliveira disse:

    Adorei e muito bom ter um animal de estimação em casa para cuidar e não maltratar

  3. Marcio Nunes disse:

    Muito interessante. Gostaria de receber mais informacoes

  4. ricardo disse:

    que idade começam a andar

  5. Suelen luca loro disse:

    Quero maritaca doação passarinho

  6. Rosi disse:

    Eu amo pássaros

Deixe o seu comentário