Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Agapornis: conheça mais sobre esta belíssima ave

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
agapornis em poleiro

Agapornis não é uma ave e sim um gênero de pássaros. Ao todo, são nove espécies de aves exóticas conhecidas como aves do amor. De origem africana elas são pequeninas, podendo medir entre 12 a 18 centímetros. Podem ser encontradas em diversas cores.

Estas aves são muito carinhosas e inteligentes. Além disso, são conhecidas por serem monogâmicas, ou seja, possuem um único parceiro a vida toda.  É por isso que ganharam o nome de pássaro do amor!

Para os apaixonados por aves, as agapornis são ótimas opões de animais de estimação. Além de donas de belas penas coloridas, essas aves são muito fáceis de cuidar. Também são divertidas e capazes de aprender truques!

O que a agapornis come?

A melhor forma de alimentar uma ave do gênero agapornis é através de uma dieta saudável que pode ser a base de sementes, frutas, grãos legumes e verduras de cor escura.

As sementes de girassol são ótimas e possuem muitos nutrientes para estas aves. No entanto, sua administração exige cuidado, uma vez que essas sementes são ricas em gorduras e podem acabar causando obesidade no animal.

Além disso, é importante ressaltar que as aves não devem ser alimentadas com alimentos de humanos. Nada de oferecer doces, pães e café para estes bichinhos.

Outro cuidado importante, é que essas aves não se dão muito bem com abóbora, abacate, batata, salsa, leite, alface e verduras claras, melancia ou frutas cheias de semente e arroz. Portanto, não ofereça esses alimentos e consulte um médico veterinário antes de montar a dieta ideal do pet.

A hidratação do animal também é muito importante para que ele tenha uma vida saudável, portanto, a água oferecida deve estar sempre limpa e fresca. Especialmente nos dias mais quentes, o ideal é realizar a troca da água com frequência. 

Como montar a gaiola ideal?

Assim como os humanos, estas aves também necessitam de um local de descanso, para repor suas energias. Por isso, é fundamental preparar uma gaiola ou viveiro para a ave.

O viveiro ideal deve ser pelo menos duas vezes maior que o tamanho do animal com as asas abertas. É necessário que ela se sinta confortável na gaiola para caminhar, pular e dar pequenos vôos. 

É importante que a gaiola também possua uma bandeja na parte inferior, onde será depositada as fezes do animal, dessa maneira a higienização do local, que deve ser feita diariamente, fica mais fácil.

Não se esqueça de equipar a gaiola com comedouro, bebedouro e muitos brinquedos. É possível colocar poleiros, tocas, balanços e escadinhas para que a ave possa se distrair durante o dia. 

Além disso, um dos cuidados fundamentais com a ave, é colocar a gaiola em um local que seja saudável para a ave. A cozinha não é um ambiente adequado, uma vez que as panelas feitas com teflon podem liberar substâncias tóxicas quando aquecidas.

O ideal é deixar a gaiola em um local que seja fresco e arejado, com o cuidado para que a ave não fique muito exposta a ventos fortes ou sol intenso. E tenha cuidado com ventiladores e ar-condicionado. 

<h2 style=”font-size:24px”><b> Qual a origem da agapornis </b></h2>

Agapornis de estimação

A agapornis é uma ave de origem africana, seu nome se deriva do grego, “ágape” é amor e “ornis” é pássaro, por isso a espécie acabou conhecida por ser a ave do amor.

Essa ave possui cores vibrantes, podendo ser encontradas nas cores amarelo, azul, laranja, vermelho e verde. São muito calmas, carinhosas e pacíficas. Elas se dão muito bem com humanos e outros animais.

As espécies mais comuns da ave são a fisher, a personata e o roseicollis. Mas além dessas, é possível encontrar mais inúmeras espécies e cores.

Gostou desta publicação? Leia mais sobre aves em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário